Você conhece muitas pessoas que não estão presentes em nenhuma rede social? Provavelmente a resposta é não, já que estudos apontam que 62% da população brasileira usa ativamente redes como o Facebook, Instagram e LinkedIn.
Justamente por contar com tanta gente, as redes sociais se tornaram ferramentas indispensáveis na elaboração de campanhas de marketing digital. Seja por meio da criação de uma fanpage ou por atualizações diárias nos stories, o uso das redes sociais é essencial para criar um canal de engajamento com o público.
Porém, não basta criar uma conta para sua empresa e esperar que os resultados apareçam. É preciso entender as particularidades de cada rede e elaborar campanhas bem planejadas. Pensando nisso, vamos nos aprofundar em publicidade nas redes sociais e apresentar sete dicas para você melhorar seus resultados nessa área. Vem com a gente!
Apesar de seu enorme potencial, o marketing em redes sociais não é tarefa fácil. Uma estratégia eficiente exige um planejamento bem elaborado, com metas a serem cumpridas e um constante monitoramento sobre resultados.
A variedade e quantidade de pessoas presentes nesses canais faz com que as possibilidades sejam altas, mas também exige que o tiro seja certeiro. É preciso atingir o público correto ou suas ações podem cair no ostracismo, independentemente da qualidade que apresentam. Por isso, é importante conhecer as particularidades de cada rede. Vamos falar de algumas a seguir.
A rede que alçou Mark Zuckerberg à fama não está entre as 10 marcas mais valiosas do mundo à toa. São mais de 2,13 bilhões de usuários ativos ao redor do planeta. Essa quantidade incrível faz com que a rede seja uma das preferidas para ações de marketing digital.
A publicidade feita no Facebook é importante no processo de consolidação da imagem da marca. Ter uma presença forte por lá significa um aumento na credibilidade e no alcance de qualquer empresa. O Facebook funciona como um canal direto de comunicação com o cliente, que comenta e manda mensagens esperando uma resposta rápida e esclarecedora.
O Instagram compreende um público menor do que o Facebook, embora com características diferentes. Campanhas feitas no Instagram costumam ser direcionadas a um público mais jovem, por isso, o conteúdo deve ser adaptado para suas características.
A função Stories é muito utilizada para a produção de conteúdos efêmeros, que são uma tendência forte no marketing digital. Funções como enquetes e espaços para perguntas fazem da rede social uma ótima forma de comunicar-se de maneira dinâmica e eficiente.
Sugestão: Afinal, quanto custa anunciar no Instagram?
A utilização do LinkedIn é muito interessante para empresas que atuam no formato B2B. Seu caráter mais profissional permite que a empresa apresente de forma clara sua missão e valores, contribuindo para a sua imagem entre os colaboradores e demais membros do mercado.
Existem vários erros comuns que os profissionais de marketing podem cometer ao planejar e executar campanhas publicitárias nas principais redes sociais. Vejamos alguns deles:
Falta de segmentação
É importante segmentar adequadamente o público-alvo para garantir que a mensagem da campanha alcance as pessoas certas. Se a campanha não for segmentada adequadamente, ela pode ser exibida para pessoas que não estão interessadas no produto ou serviço, desperdiçando o orçamento de publicidade.
Falta de criatividade
Uma campanha de publicidade sem criatividade pode ser facilmente ignorada pelo público. É importante investir em uma mensagem criativa e visualmente atraente para se destacar na multidão.
Orçamento insuficiente
Um orçamento insuficiente pode limitar a eficácia da campanha de publicidade, pois não haverá recursos suficientes para alcançar um número significativo de pessoas.
Má escolha de plataforma
Cada rede social tem seu próprio público e suas próprias regras para anunciantes. É importante escolher a plataforma certa para a campanha para garantir que a mensagem alcance o público-alvo.
Conheça também os 10 erros mais comuns que afetam um site negativamente.
As redes sociais deixaram de ser território pouco explorado por campanhas de marketing. Hoje, qualquer empresa com o mínimo de visão publicitária busca implementar estratégias de marketing digital por meio dessas mídias. Por isso, é preciso fazer um trabalho bem feito para se destacar das demais e se tornar referência para o público.
Pensando nisso, separamos sete dicas para você otimizar os resultados das suas campanhas em redes sociais. Confira!
Faça o bom uso de imagens
Os humanos são seres naturalmente inclinados a processar conteúdo visual. Enquanto um texto pode passar despercebido, o uso de uma imagem atrai a atenção do usuário de internet com maior facilidade.
No Facebook, por exemplo, posts contendo imagens causam um engajamento até 230% maior do que aqueles que recorrem apenas a textos. É importante ter em mente que o uso de imagens deve ser bem planejado, apresentando qualidade e se adequando às características da marca e do público-alvo.
Mostre a personalidade da marca
Usuários de redes sociais conseguem identificar conteúdos sem autenticidade. Por isso, campanhas de marketing digital devem expressar a personalidade da marca. Isto é, criar uma identidade própria que possa ser reconhecida pelos seguidores em todas as publicações.
Invista em anúncios pagos
Ferramentas como o Instagram ads e o Facebook ads permitem que você impulsione suas publicações, direcionando-as para o público que melhor se aproxima do seu cliente ideal. Utilize anúncios pagos para aumentar o tráfego do seu website, intensificar o engajamento do seu perfil e atrair mais consumidores para o seu produto.
Sugestão: Vale a pena terceirizar o marketing da minha empresa?
Interaja com seguidores
Foi-se o tempo em que a relação marca-consumidor era uma via de uma mão só. Hoje, a interação com o público é essencial para estabelecer uma autoridade da marca. A falta dela pode causar frustração na audiência, enfraquecendo a imagem da sua empresa.
Entenda profundamente o seu público e suas características. A partir daí, inicie uma interação constante que os transmita confiança e gere, eventualmente, um sentimento de fidelidade.
Gere conteúdo relevante
Como já dissemos, não basta estar presente nas redes sociais. É preciso realizar um trabalho bem feito na produção de conteúdos que sejam relevantes para o seu público e tenham relação com o objetivo e missão da empresa.
Esses conteúdos não precisam ser diretamente ligados a produtos e serviços. O importante aqui é mostrar para a audiência que a sua marca tem autoridade para falar do assunto. Por isso, posts educativos são uma ótima pedida para redes sociais.
Conhecer a fundo os seus seguidores e monitorar seu comportamento é fundamental nesse processo. A partir da observação de métricas, é possível identificar qual o tipo de conteúdo que é melhor recebido pela audiência e qual provoca pouca reação.
Saiba conversar com o seu público
É impossível enfatizar o suficiente o quanto é importante conhecer todas as características da sua audiência. Esse processo inclui a utilização da linguagem correta para se comunicar. Públicos mais jovens costumam ser mais receptivos à linguagem descolada e à utilização de gírias e memes.
Por outro lado, um público mais velho e com maior tendência profissional pode preferir uma linguagem técnica e objetiva. Cabe ao gestor de marketing identificar essas características nos consumidores e adaptar o conteúdo para melhor atender a demanda.
Publique nas horas certas
Marketing digital envolve muita tentativa e erro. O importante é saber observar resultados e otimizar as estratégias que se seguem. A publicação em horários pontuais é crucial para aumentar o alcance e relevância de seu conteúdo.
Para começar, publique em diferentes horários e observe aqueles que causam maior engajamento e aqueles que parecem ficar esquecidos na timeline. A partir desse esforço, é possível traçar um padrão de comportamento e adequar os horários de seus posts para melhor atender às características de consumo do cliente.
Estratégias bem elaboradas de publicidade em redes sociais trazem grandes benefícios a qualquer tipo de empreendimento. Por se tratar de um mercado super concorrido, é importante se diferenciar dos demais e criar campanhas que, de fato, tragam resultado. Para isso, as sete dicas apresentadas ao longo do texto são fundamentais.
Nós cuidamos de toda essa estratégia para você através de nosso serviço de Gerenciamento de anúncios em redes sociais.
É importante ressaltar que, ao estabelecer uma presença digital, a marca se compromete a entregar algum tipo de valor ao cliente. Empresas que resumem suas atividades digitais a posts descompromissados e conteúdo de baixa qualidade estão fadadas a serem deixadas para trás.
E aí, curtiu o conteúdo do artigo? Quer ficar por dentro de tudo que envolve o marketing em redes sociais? Que tal seguir as nossas? Estamos presentes no Facebook e LinkedIn!
As redes sociais permitem a criação de um canal de engajamento com o público e são ferramentas indispensáveis na elaboração de campanhas de marketing digital e divulgação de serviços, produtos e eventos.
O LinkedIn é interessante, pois seu caráter mais profissional permite que a empresa apresente de forma clara sua missão e valores, contribuindo para a sua imagem entre os colaboradores e demais membros do mercado.
Alguns dos erros mais comuns são: falta de segmentação adequada do público-alvo, falta de criatividade, orçamento insuficiente e má escolha de plataforma para a campanha.