19 3846.1408

6 ações para ter mais presença digital e propagar seu conceito de marca

03/10/2018

O marketing digital vem como um aliado das organizações para propagar a marca no ambiente online e construir ações de relacionamento com o público. Ainda assim, para consolidar a presença digital, é essencial investir em um conjunto de ações efetivas, com empenho recorrente, a fim de transmitir autoridade no assunto e tornar-se referência de mercado.

Nesse viés, a organização que desenvolve uma presença digital adota um conceito de marca pautado na necessidade do cliente e na entrega do melhor produto ou serviço. Além disso, os recursos disponibilizados pelo marketing digital auxiliam na captação de potenciais clientes, que enxergarão valor na marca ao terem uma boa experiência — mesmo no ambiente online.

Continue a leitura deste post, entenda como desenvolver um conceito de marca e conheça 6 ações para ter mais presença digital. Vamos lá!

Como desenvolver um conceito de marca?

Desenvolver e reforçar o conceito de marca no ambiente digital é uma forma de transmitir a essência da organização, evidenciar os maiores diferenciais competitivos diante da concorrência e, claro, fazer com o que o público se identifique.

Por isso, o primeiro passo é entender o ponto que une a demanda do público com a oferta da empresa. A partir disso, parte-se para reconhecimento da identidade da marca, que é refletida em todo ambiente online, como na identidade visual, cartela de cores, estilo de linguagem (escrita e falada) etc. Algumas premissas devem ser trabalhadas no desenvolvimento do conceito de marca:

especificidade: a marca deve ser única, a ponto de ser reconhecida em diferentes formatos de conteúdo;

objetividade: em função do grande volume de informações disponibilizadas no ambiente online, a mensagem deve ser evidente e facilmente compreendida;

honestidade: a comunicação deve ser sóbria e retratar fielmente a realidade do serviço ou produto que é oferecido.

É preciso considerar que o consumidor atual recebe um grande volume de informações no ambiente digital, se manifesta publicamente (principalmente suas insatisfações) e busca por soluções ágeis que, de fato, sejam capazes de sanar o problema apresentado.

Por isso, para mostrar valor a esse público, é essencial realizar um estudo prévio para entender o que os consumidores e potenciais clientes valorizam e qual a maneira mais efetiva de comunicar com essas pessoas. Assim, o conceito de marca agregará valor ao produto e fornecerá uma boa experiência ao público.

Quais ações adotar para ter mais presença digital?

Algumas ações podem ser adotas a fim de obter mais presença digital e propagar melhor o conceito da marca. Como reflexo, há maior admiração do público que poderá ser convertido em cliente. Por isso, a experiência do consumidor deve ser otimizada com alguns recursos oferecidos pelo marketing digital.

1. Site

O site deve retratar as premissas da empresa, além de ser um espaço para compartilhar os produtos, a descrição e história da marca e, principalmente, os canais de contato. Além de atrativo, o site deve ter uma navegação facilitada e informações claras, justamente por se tratar da principal fonte de informações sobre a organização.

Para que a experiência seja ainda mais favorável, desenvolver sites responsivos — que se adaptam a diferentes tamanhos de tela, como as de dispositivos móveis — também contribui para uma navegação amigável. Isso é importante porque o smartphone se tornou a principal fonte de acesso à internet do Brasil. Logo, um site que não é responsivo, certamente, terá uma taxa de permanência inferior às demais páginas.

2. Blog

O blog é uma ferramenta eficaz para produzir e compartilhar materiais relevantes ao público. Como finalidade, as publicações podem atrair leads — potenciais clientes que vêm de mecanismos de pesquisas —, gerar interação e engajar seguidores nas redes sociais ou, até mesmo, pode ser um complemento de venda. São diversos os formatos possíveis dentro de um blog, como:

blog post;

e-book;

infográfico;

vídeos;

podcasts;

gráficos;

webinars etc.

Todos os formatos de conteúdo devem ser trabalhados simultaneamente, com uma produção frequente. Os materiais desenvolvidos geram resultados sólidos, como o reconhecimento da autoridade no assunto e a transmissão da expertise da marca.

3. SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas que otimizam a página para que ela seja facilmente encontrada nos mecanismos de pesquisa, como o Google. Com isso, o blog ou site aparecerão com maior frequência e atrairão um número maior de potenciais clientes. A página pode ser otimizada com as seguintes ações:

uso adequado da palavra-chave;

linkagens;

URL amigável;

imagens otimizadas;

link building.

4. Redes sociais

Desenvolver ações dentro das redes sociais é eficaz para manter um contato mais próximo e humanizado com o público. Além de expor a marca, é uma ferramenta capaz de atrair visitantes para o site e blog. Por isso, o conteúdo disponibilizado deve ter uma abordagem adequada e constante.

Antes de definir as redes sociais que serão trabalhadas, é preciso entender em quais delas o público está presente. Na sequência, adapte a identidade visual da marca e o tom de voz da empresa. Pense na brand persona a desenvolver para se comunicar com o seu público.

5. Campanhas

O custo de investimento de um anúncio da internet é menor que o investimento em mídia offline. Além disso, esse tipo de campanha permite que o público seja segmentado, de forma com que o anúncio atinja apenas o perfil desejado — que pode variar de acordo com idade, sexo, escolaridade, demografia e até mesmo comportamento.

A forma de mensurar os resultados também é um diferencial nas campanhas veiculadas no meio digital. Por lá, é possível gerar relatórios que evidenciam quantas vezes cada anúncio foi visualizado, clicado e quantas compras concretizadas tiveram início nessa campanha.

6. Interatividade

As ações de interatividade com o público potencializam a captação de leads e geram mais engajamento das pessoas com a marca. Isso porque, por meio de ações de relacionamento, os consumidores e potenciais clientes enxergam a marca além de uma oferta, mas, principalmente, como uma aliada para sanar algum problema, já que o contato humanizado e a troca de informações é facilitada.

Por isso, a interatividade deve ser mantida em tom cordial, em todos os canais de comunicação, como redes sociais, site e blog. É interessante que o mesmo tom de linguagem utilizado nos conteúdos sejam adotados no relacionamento com o público, já que o padrão de comunicação pode reforçar a essência do negócio.

Entender qual é o conceito da marca e desenvolver ações de aplicá-lo no marketing digital é um caminho efetivo para conquistar e fidelizar clientes que buscam por soluções que sua empresa é capaz de oferecer. A presença digital reforça o profissionalismo e credibilidade da organização, que está próxima do consumidor.

Gostou das nossas dicas? Curta nossas páginas nas redes sociais e acompanhe mais conteúdos relevantes como este — estamos no FacebookLinkedin e Instagram.

Gostou desse texto?
Compartilhe na rede
Gostou do que viu?
Fale conosco
Redes
Sociais
dê uma espiada!