Agência de Marketing x Equipe Interna: quem vence a batalha?

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Agência de Marketing x Equipe Interna: quem vence a batalha?

Hoje em dia, contar com estratégias de marketing digital é indispensável para empresas que querem se destacar no mercado. Mas, para isso, vale mais a pena contratar uma equipe interna ou terceirizar com agência de marketing?

Para te ajudar nessa decisão, trouxemos alguns pontos importantes que você deve considerar antes da escolha. Boa leitura!

O que considerar na hora de escolher entre agência de marketing ou equipe interna?

Para começar, defina suas metas e um orçamento disponível para o marketing. Da mesma forma que você deve fazer cotações com agências, os custos com um colaborador ou equipe interna também devem fazer parte desse cálculo.

Outro ponto a se considerar é o tempo esperado para colocar todas as ações necessárias em prática. Em alguns casos, você pode concluir que a demanda é muito grande, o que precisaria de muito tempo, ou de muitos profissionais trabalhando em conjunto, levando a gastos desnecessários. Por isso, é preciso analisar o que realmente faz sentido para conquistar o objetivo.

Abaixo, separamos alguns pontos que devem ser considerados na contratação de uma agência de marketing digital ou equipe interna.

Vale a pena contar com uma equipe interna?

Assim como acontece com outros setores, investir em uma equipe interna de marketing exige planejamento e, na maioria das vezes, um alto investimento.

Treinamento constante

Uma equipe interna terá comprometimento exclusivo com a empresa. No entanto, os colaboradores, muitas vezes, demoram para se consolidar e se desenvolver. É necessário investir em treinamento e capacitação para chegar ao objetivo desejado.

O marketing digital é uma área em evolução, com novas técnicas e ferramentas surgindo de forma constante. É preciso acompanhar essas mudanças e manter a equipe sempre atualizada, o que, na maioria dos casos, acaba sendo inviável para muitas empresas.

Sugestão: Google Ads ou Meta Ads: Qual vale a pena investir?

Contratação de especialistas

O marketing digital engloba muitas áreas que exigem conhecimentos técnicos, como: SEO, mídias sociais, criação de sites, programação, design, redação, mídia paga, entre outros.

Nesse cenário, é preciso contratar um time de especialistas para colocar em prática todas as ações necessárias e atingir as metas determinadas. É necessário ter conhecimento para executar as ações com Google Ads, Meta Ads, criar fluxo de automação, e-books, landing pages, gerenciar redes sociais, fazer otimização SEO em site, vídeos, analisar relatórios para saber o que funcionou e o que precisa ser ajustado, além de alinhar com a equipe de vendas sobre os leads que estão sendo gerados.

Investimento

Alem de investir em treinamentos e especializações para manter a equipe atualizada, também deve-se considerar todos os custos com equipamentos, estrutura, ferramentas e softwares para realizar o trabalho.

Portanto, o custo para manter uma equipe interna de marketing é alto e demanda atualizações e investimentos constantes.

Imprevisibilidade

Há que se considerar, também, a dependência e possibilidades de demissões, ausências ou faltas caso um profissional precisar tirar férias e a empresa enfrentar dificuldades em manter as atividades em dia.

Por que é mais vantajoso investir em agência de marketing digital?

Investir em uma agência de marketing digital oferece vantagens significativas, veja abaixo:

Time de especialistas completo

Uma agência de marketing digital já conta com profissionais especialistas para cada área. Logo, a empresa passa a contar com uma equipe completa e multidisciplinar para seguir o planejamento e execução das estratégias.

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Outra vantagem é que os profissionais de agência acompanham as principais tendências do setor para oferecer as melhores estratégias para seus clientes. Com isso, a empresa concentra um maior número de ações eficientes e conquista resultados a curto, médio e longo prazo.

Ao contratar uma agência de marketing, geralmente são estabelecidos prazos e metas específicas no contrato, o que fornece uma garantia adicional de que as entregas serão feitas dentro do prazo acordado. Assim sendo, agência é motivada a cumprir esses prazos para manter uma boa reputação e a relação comercial com o cliente.

Uma agência também tende a ter processos bem definidos e metodologias estabelecidas para conduzir as atividades, que podem incluir etapas e ferramentas específicas para planejamento, execução e monitoramento de campanhas, resultando em uma melhor organização e eficiência.

Acesso às ferramentas e softwares

Através de parcerias, uma agência tem acesso às melhores ferramentas e softwares para realizar as demandas, o que muitas vezes já estão contempladas nos pacotes de serviços e são mais baratas do que contratar a ferramenta individualmente. Assim, a gestão das campanhas se tornam mais econômicas e assertivas, garantindo maior performance e mais retornos financeiros.

Banco de imagens e recursos visuais

Uma das vantagens das agências é a ampla gama de recursos disponíveis, incluindo bancos de imagens, vídeos, ícones e outros materiais visuais. Enquanto uma equipe interna pode enfrentar limitações na criação de conteúdo visual exclusivo, as agências possuem acesso a bibliotecas diversificadas, que garantem uma vasta seleção de elementos gráficos de alta qualidade. Essa abundância de recursos permite que as agências desenvolvam campanhas criativas e impactantes, enriquecendo a comunicação visual e proporcionando uma experiência atraente aos consumidores.

Investimento

O custo para manter uma agência muitas vezes é menor e mais acessível do que para manter uma equipe internna. Afinal, não será necessário investir em uma estrutura para manter funcionários em tempo integral, nem investir em salários e benefícios. Por isso, contratar uma agência aumenta a relação custo-benefício, já que oferece diversas soluções com um custo menor.

Sugestão: Como escolher uma agência de marketing digital?

Quando contar com equipe interna e agência de marketing juntas?

Por fim, a última opção consiste em unir as duas áreas, dividindo as ações entre os times internos e uma agência de marketing terceirizada.

Essa opção é a mais viável para a maioria das empresas. Isso porque, ao juntar ambas as equipes, é possível unir todas as vantagens e ter mais assertividade e agilidade na entrega das ações.

É importante definir quais profissionais formarão a sua equipe interna, e assim complementar com as funções que a agência irá oferecer.

Nem sempre as opções são concorrentes. Na verdade, juntas, podem conquistar excelentes resultados para o seu negócio. Vale a pena avaliar a situação da empresa para fazer o investimento em marketing mais adequado.

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Perguntas frequentes

Ter uma equipe interna de marketing pode ser mais econômico do que contratar uma agência?

Não necessariamente, além dos custos contínuos, como salários, benefícios e treinamentos, também há investimento em infraestrutura, banco de imagens, banco de vídeos e outros recursos que muitas vezes podem superar o investimento em uma agência de marketing especializada.

Por que contratar uma agência de marketing em vez de ter uma equipe interna?

Contratar uma agência de marketing traz benefícios como acesso a especialistas em diferentes áreas de marketing, experiência diversificada, conhecimento atualizado das tendências do mercado e flexibilidade para ajustar estratégias.

Uma equipe interna pode lidar com todas as demandas de marketing de uma empresa?

Embora uma equipe interna possa ser competente, muitas vezes é difícil para ela cobrir todas as áreas do marketing, como publicidade, pesquisa de mercado, branding, otimização de mecanismos de busca, programação, criação de conteúdo, mídias sociais, entre outras.

O que uma agência de marketing digital pode oferecer que uma equipe interna talvez não possa?

Uma agência de marketing pode oferecer uma perspectiva externa imparcial, estratégias inovadoras baseadas em ampla experiência em diferentes setores, recursos tecnológicos avançados e a capacidade de dedicar tempo exclusivo ao marketing, sem outras responsabilidades internas.

A comunicação entre as equipes de marketing e vendas da sua empresa é confusa?
Contratar uma agência de marketing digital ajuda a empresa a esclarecer objetivos, melhorar processos de vendas, qualificar leads e acompanhar resultados para aumentar as vendas.

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