Marketing digital: aprenda a gerar leads qualificados e potencializar seus resultados

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Marketing digital: aprenda a gerar leads qualificados e potencializar seus resultados

A geração de leads qualificados é um dos principais objetivos do inbound marketing, muito usado nas estratégias de marketing digital para atrair, converter e encantar clientes.

A partir da geração de tráfego, é possível atrair visitantes ao site e transformá-los em potenciais clientes. Contudo, além do volume de visitas, o objetivo da estratégia é garantir a qualidade dos contatos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como aplicar o inbound marketing e gerar leads qualificados. Continue a leitura para saber mais!

O que são leads qualificados?

Antes de explicar como colocar a estratégia em prática, é importante entender a diferença entre um lead comum e um lead qualificado.

De modo geral, um lead é qualquer usuário que preencheu um formulário e forneceu informações de contato para a sua empresa. Mas, para descobrir se o contato é uma boa oportunidade de negócio é preciso avaliar algumas questões, como o comportamento do usuário online.

A partir das informações de navegação, como páginas visitadas, materiais baixados, e-mails abertos e o lead scoring, é possível definir se o lead é qualificado ou não.

Isso porque, de forma resumida, o lead qualificado é aquele que pode se beneficiar com o produto ou serviço oferecido. Ou seja, ele busca por informações mais detalhadas sobre a sua marca e como ela pode oferecer soluções para sanar suas dores e necessidades.

Sendo assim, ele se cadastra para receber mais informações e passa a se interessar cada vez mais pela solução oferecida.

A partir desses dados, a equipe de vendas pode tirar proveito e estabelecer uma oportunidade de fechar negócio. Com isso, o ciclo de vendas flui mais rapidamente, pois há interesse pelo que está sendo oferecido.

Em contrapartida, o lead não-qualificado é aquele que se cadastra só para ter acesso a um conteúdo ou informação, mas não demonstra interesse em fechar negócio.

Nesse caso, é possível continuar investindo na comunicação, a fim de nutrir o lead para qualificá-lo. Porém, é preciso garantir que ele esteja pronto antes de enviá-lo para a equipe de vendas. Assim, não haverá tempo desperdiçado tentando oferecer uma solução que ainda não é interessante para ele. 

A partir dessas informações ficou claro que gerar leads qualificados é mais vantajoso para a empresa, não é?

Mas, afinal, como atrair leads mais quentes e que tenham chances de se tornar clientes? A resposta é bem simples: investindo em uma comunicação assertiva e em canais de aquisição mais efetivos.

A seguir, veja alguns passos que podem ajudar a colocar a estratégia de inbound marketing em prática.

5 passos para gerar leads qualificados

Antes de tudo, é importante entender que o inbound marketing é uma estratégia com foco em resultados. Ou seja, todas as etapas são pensadas para potencializar a aquisição e fidelização de clientes.

Como a automação de marketing pode aumentar as vendas

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Para isso, é possível realizar diversas ações, como produção de conteúdo, anúncios em mídia paga e disparo de e-mails. Contudo, é fundamental saber quem é o seu tipo ideal de cliente, ou persona, para gerar boas oportunidades de negócio.

A seguir, veja alguns passos para aplicar o inbound marketing e gerar leads qualificados.

#1 Defina a sua persona

O primeiro passo para iniciar uma estratégia de inbound marketing é definir quem é a sua persona. Resumidamente, persona é uma representação do seu cliente ideal, criada a partir de dados reais sobre o comportamento e características de seus clientes.

Vale ressaltar que o seu negócio pode ter mais de um público. Nesse caso, vale a pena criar mais de uma persona para garantir uma comunicação personalizada com cada um deles.

Para isso, conhecer as dores e necessidades do seu público é um dos pontos mais importantes. A partir dessas informações é possível criar uma identificação entre a persona e o conteúdo oferecido.

Portanto, o estudo do seu público e a criação das personas do seu negócio é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital.

#2 Produza materiais ricos

Para chamar a atenção da sua persona é preciso criar um conteúdo exclusivo, com informações relevantes, claras e objetivas. Um material rico é capaz de despertar o interesse para que a persona forneça informações de contato.

Ao estudar as dores e necessidades de sua persona, você poderá criar um material completo para ajudá-lo a encontrar soluções. Em troca dessas informações valiosas, ele fornecerá seus dados de contato para iniciar uma comunicação com a sua empresa.

Para isso, você pode usar landing pages, pop-ups e formulários para que o usuário acesse o material. 

As landing pages são páginas de captura muito efetivas na geração de leads qualificados. Criadas a partir de uma estrutura simples, essas páginas costumam ter uma chamada principal, uma descrição do conteúdo, um formulário com campos a serem preenchidos e um botão de Call-to-Action (CTA).

O pop-up, por sua vez, é uma janela que abre no navegador quando se acessa uma determinada página. Ele pode ser um formulário ou um CTA, com uma mensagem objetiva. Geralmente, são usadas para promover uma landing page ou avançar seus visitantes na jornada de compra.

Por fim, os formulários podem ser inseridos diretamente nas páginas do site, landing page ou em um pop-up. De modo geral, é uma ferramenta fundamental para que a persona forneça seus dados de contato.

#3 Aposte em estratégias de promoção

Após definir a persona e os materiais de comunicação, é hora de promovê-los para que cheguem até o usuário. Nessa etapa, é importante entender o comportamento das fontes de tráfego do seu site. Em outras palavras, como o seu público chega até suas páginas.

Caso o número de visitas seja baixo, é interessante apostar em mídias pagas, como o Facebook Ads ou Google Ads para promover seus conteúdos. Assim, poderá atrair um número maior de visitantes.

#4 Invista em SEO, SEM e CPC

No mundo digital uma coisa é certa: os usuários vão recorrer ao Google. Para direcionar o tráfego e gerar leads é preciso ter relevância nos buscadores.

Para isso, a otimização de SEO (Search Engine Optimization) deve ser adequada ao objetivo de sua empresa. Portanto, faça pesquisas de termos e busque identificar palavras-chave próprias do seu segmento.

Lembre-se: quanto mais conhecimento e informações sobre a sua persona, maiores serão as chances de atrair a atenção de leads qualificados.

#5 Utilize os canais de forma estratégica

Como falamos anteriormente, é importante compreender como ocorre o tráfego em suas páginas. Mas, além disso, é fundamental saber em quais canais digitais você encontrará a sua persona, tornando a comunicação mais assertiva e direta.

Ao definir os principais canais, ficará mais fácil criar conteúdos relevantes e de interesse para atrair potenciais clientes com mais facilidade.

Conte com uma agência de marketing digital para potencializar seus resultados

Como visto, gerar leads qualificados é uma tarefa que exige experiência em estratégias de marketing digital. Por isso, contar com uma agência especializada pode ser uma ótima solução para potencializar seus resultados.

Na Labraro, temos a expertise necessária para criar estratégias personalizadas e capazes de atrair leads qualificados para a sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.

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