Inbound Marketing

Inbound marketing


  • atrair


  • converter


  • fechar


  • encantar

Estratégias de marketing destinada a atrair e converter clientes utilizando conteúdos relevantes.

Diferente do marketing convencional que atua com propaganda direta, o inbound marketing apresenta sua empresa ao publico ideal de acordo com o perfil e/ou persona que você quer. Obviamente isso tem que ser muito bem definido e alinhado para extrair o máximo de toda a estratégia.

Nas estratégias de inbound marketing a empresa não vai atrás de clientes ativamente, e sim prepara o seu "terreno" para receber mais visitas, leads e conversões em seu site ou outro canal utilizado. Com essas ações digitais, promovemos conteúdos explorando canais como mecanismos de busca, blogs, redes sociais, tráfego pago, automações e fluxos de e-mails para a persona definida, fazendo com que esse potencial cliente passe por toda uma jornada de aprendizado, consideração e decisão por sua marca ou empresa.

Na tradução livre, o inbound marketing é o marketing de atração. Diferente do outbound marketing, essa forma de fazer comunicação faz com que a empresa seja conhecida ou até mesmo autoridade no assunto, fazendo com que quem procure a empresa ou marca seja o cliente e não o contrário.

Benefícios do Inbound Marketing

O inbound marketing tem diversas vantagens para empresas e marcas se destacarem. Além disso, é possível mensurar resultados e ter diversos outros benefícios,  fazendo de forma eficiente, constante e pensando principalmente como solucionar os problemas do seu cliente.

Veja abaixo os principais benefícios dessa estratégia:


  • Aumento da visibilidade do negócio


  • Diminuição de custo para a aquisição de clientes


  • Atração de clientes em potencial


  • Geração de conteúdos que trazem mais conhecimento aos potenciais clientes


  • Otimização do processo de qualificação de leads e vendas

Etapas do inbound marketing

atrair

Site ou e-commerce que não gera tráfego, consequentemente não gera leads e conversão e também não ajuda nas vendas Por isso, essa etapa de atração é fundamental no projeto de inbound marketing.

Aqui na Labraro, planejamos e executamos essa etapa com marketing de conteúdo e otimização SEO apoiados por campanhas de performance, através de anúncios nas redes sociais e Google Ads. Tudo isso traz mais visitas ao seu site ou e-commerce e quanto mais conteúdos relevantes através do blog, Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin, mais a sua empresa atrai visitantes para conduzi-lo ao próximo passo que é a conversão de um possível cliente.

converter

Pensar em converter é pensar estrategicamente no que oferecer ao seu potencial cliente e como fazer isso. Tudo isso começa por um bom CTA, anúncio ou uma boa estrutura de palavras-chave no trabalho de SEO. O destino dessa ação de atração pode ser uma landing page para captação de contatos que deve ser muito bem estruturada para que o visitante se transforme em lead e entre de vez no funil e faça parte da sua lista de cliente em potencial. Além disso, a recompensa deve ser planejada para que o seu visitante tenha como objetivo fazer o download do material que a sua empresa quer demonstrar, seja ele um e-book, um vídeo, um infográfico ou até mesmo outros materiais mais específicos.

relacionar

Nem todos os clientes potenciais estão dispostos a comprar, aqui entra um grande desafio do inbound que é manter nutrido o lead para conduzi-lo até a compra.

Nessa fase também é primordial adotar uma boa ferramenta de automação, pois não é possível você personalizar comunicações para cada pessoa que entra nessa etapa, visto que o dinamismo do mercado é altíssimo. Você deve considerar uma estratégia automatizada, mas que também não seja "robotizada" e sim conduza os leads preparados para as compras, avançando para as negociações e fechamentos.

Os envios de e-mail marketing e um fluxo de automação de e-mails são fundamentais para sua estratégia de comunicação ser mais eficaz nessa etapa do relacionamento com os leads.

Pirâmide do momento de mercado de Chet Holmes, podemos ver qual o potencial que temos de venda para cada momento, quem está disposto a ouvir o que sua empresa tem a dizer, quem não está pensando nisso e a maioria do mercado que são as pessoas que acreditam não estar interessada ou realmente não tem interesse em seu produto ou serviço.

vender

O trabalho do funil de marketing é chegar nesse tópico para converter em vendas.

E aí entram alguns fatores: quanto mais complexo seu produto ou serviço ou maior o ticket, mais consultiva tem que ser suas vendas.

Pode ser que somente o site não seja o bastante para convencer o seu cliente. É nessa hora que entra a qualificação desse lead. Com apoio da automação de marketing e o trabalho do lead scoring, isso se torna mais fácil e assertivo, pois essa ação tem como objetivo principal qualificar o público por interesse e perfil, encaminhando os leads para a etapa final.

Fundamental também para uma boa execução dessa etapa de qualificação do cliente que a agência de marketing e cliente estejam em sintonia para não perder todo trabalho  percorrido através das estratégias de atração, conversão e relacionamento.

analisar

Um dos grandes diferenciais do trabalho de inbound marketing é poder avaliar todo o resultado.

As ações, se bem estruturadas e bem organizadas com as tags, pixels e ferramentas, podem comprovar o retorno dos seus investimentos. As possibilidades analíticas do marketing digital são responsáveis por alimentar todo trabalho do inbound marketing e dar ainda mais base para novas ações ou continuidades das mesmas.

Monitorar todas as ações em sites, posts de redes sociais, campanhas de mídia paga e outras estratégias, torna o trabalho mais inteligente e eficaz e isso traz mais controle e melhores resultados.

Além disso, todo o processo pode ser otimizado, detectando as taxas que estão abaixo do esperado para direcionar os esforços do time de marketing e fazer melhorias contínuas de ações para ter mais resultados.

Gostaria de saber mais sobre Inbound Marketing?

Conheça outras estratégias de inbound marketing

enviar
19 3846.1408
Vinhedo/SP
política de privacidade