Google Ads: o que é e como funciona?

Google Ads: o que é e como funciona?

Se você quer trazer mais visibilidade para o seu negócio, aumentar o número de leads, as vendas e o faturamento, sem dúvidas, o Google Ads pode ser um grande aliado.

A mídia paga ou tráfego pago é a melhor forma de atrair e aproximar o público-alvo de uma empresa, já que permite diversas configurações capazes de atingir exatamente quem está em busca de um produto ou solução que o seu negócio oferece.

Nesse sentido, o Google Ads é uma das maiores ferramentas de mídia paga do mundo. Segundo dados do Relatório de Impacto Econômico do Google no Brasil, em 2020, as ferramentas de busca e publicidade do Google movimentaram 67 bilhões de reais em atividade econômica no país.

Neste conteúdo você vai entender melhor o que é mídia paga, o que é o Google Ads, como ele funciona e como pode fazer diferença no seu negócio. Confira!

 

O que é mídia paga?

A mídia paga ou tráfego pago é toda comunicação online que recebe um investimento para promover um negócio. Ou seja, são anúncios que ajudam a aumentar a visibilidade de uma empresa, atrair leads, aumentar o engajamento ou as vendas, tudo depende do objetivo de cada campanha feita.

Para que isso seja possível, existem algumas plataformas de mídias pagas como o próprio Google Ads, o Facebook Ads, LinkedIn Ads, Outbrain, Taboola, entre outras.

Através de uma verba investida nas ferramentas citadas acima e da configuração correta do anúncio, é possível atingir exatamente o público-alvo do negócio, colocar a sua empresa nos primeiros resultados dos mecanismos de busca e, consequentemente, vender mais.

[Saiba mais sobre mídia paga aqui]

 

O que é o Google Ads?

O Google Ads, também conhecido pelo antigo nome Google AdWords, segundo a própria empresa, é uma solução de publicidade on-line que as marcas usam para promover os seus produtos e serviços na rede de pesquisa Google, no YouTube e em outros sites na web.

Essa solução também permite traçar metas específicas para cada um dos anúncios, gerando mais visitas ao site ou chamadas telefônicas, por exemplo. Além disso, as campanhas são personalizadas de acordo com o orçamento investido pela empresa e a segmentação ajustada no anúncio.

Dessa forma, é possível ter controle total da verba e de quais são os públicos-alvo que estão sendo atingidos, visto que não adianta investir uma grande quantidade de dinheiro em uma audiência não qualificada.

Com a segmentação adequada, com base nos cookies e palavras-chave corretas, os anúncios podem apresentar uma boa performance e trazer resultados significativos para o seu negócio.

Confira abaixo como o Google Ads funciona!

 

Como o Google Ads funciona?

Conforme mencionado acima, o Google Ads é uma solução que possibilita às empresas criarem anúncios segmentados para  aparecerem nos resultados de busca do Google, sites parceiros e anúncios de vídeo no YouTube. Mas como funcionam os anúncios?

O Google Ads exibe os anúncios quando as pessoas pesquisam por produtos ou serviços que você oferece. Através dos cookies, do algoritmo e das pesquisas, a ferramenta entende qual usuário é um potencial cliente para atraí-lo.

No primeiro momento, é necessário selecionar uma meta: vendas, leads, tráfego no site, consideração de produto ou marca, alcance e reconhecimento de marca ou promoção de app.

De acordo com a sua meta, o anúncio terá um direcionamento diferente, conforme indicado pela própria plataforma. Podendo ser: campanhas de search (anúncio de pesquisa), campanhas de display (anúncio em banners em sites, blogs e canais parceiros), campanhas de vídeo, campanhas de shopping, campanhas para apps, campanhas locais, campanhas inteligentes e max performance.

A partir do objetivo, é possível fazer a segmentação do anúncio como abaixo:

Palavras-chave: nesta segmentação os anúncios são exibidos para as pessoas que realizarem buscas utilizando as palavras-chaves inseridas na ferramenta, de acordo com os produtos e serviços que a empresa oferece.

Público-alvo: os anúncios são exibidos para pessoas com o perfil do público-alvo do negócio. São direcionados em sites parceiros, aplicativos, vídeos e não só na pesquisa.

Localização, idade e idioma: o anúncio é exibido para pessoas que estão na localização geográfica, de acordo com a idade e idioma estabelecidos.

Segmentação por dispositivos: é possível decidir para quais dispositivos serão veiculados os anúncios, como smartphones, computadores, tablets e notebooks.

Tipo de exibição do anúncio: com esse objetivo é possível estabelecer onde os anúncios serão exibidos: sites pessoais, sites comerciais e mecanismo de busca, por exemplo.

Segmentação por canais: a plataforma permite que você escolha alguns canais que os anúncios poderão ser exibidos, como alguns canais do YouTube, sites especializados, entre outros.

Periodicidade: também é possível determinar quais dias e horários serão exibidos os anúncios, além da frequência que deve ser veiculado.

Lembrando que, independente do objetivo do anúncio, você só paga quando o usuário clicar nele ou realizar alguma ação sobre ele, por exemplo, assistir ao vídeo.

Por isso, os anúncios podem ser cobrados por CPC (custo por clique), CPM (custo por mil impressões), CPV (custo por visualização) ou CPA (custo por aquisição).

Custo Por Clique: é mais indicado para quem quer gerar tráfego para seu site e atrair mais leads.

Custo Por Mil Impressões: é indicado para quem quer gerar mais visibilidade para a empresa, uma vez que os anúncios são mostrados mais vezes para o público-alvo.

 

Afinal, quanto investir no Google Ads?

Afinal, quanto devo colocar de verba na plataforma? Ou melhor, quanto devo investir para ter um bom retorno com os anúncios, ou seja, vender mais? É normal que essas e outras dúvidas surjam no início dos trabalhos.

De primeira, podemos responder que não existe um valor de investimento pré-definido para começar a anunciar no Google Ads. A própria plataforma permite que você coloque pequenas verbas como apenas um real pelo cartão de crédito e gere boletos de, no mínimo, 40 reais.

Entretanto, valores tão pequenos como esses, não vão trazer resultados para a sua empresa, já que dificilmente vão conseguir performar melhor que outros anunciantes.

Uma coisa podemos afirmar: os orçamentos sempre vão variar de acordo com a intenção de palavra-chave, o tipo de campanha e o setor que está sendo veiculada.

Por exemplo, palavras-chave de fundo de funil geralmente são mais caras do que as de topo de funil. Essas palavras, também conhecidas por palavras-chave cauda longa ou long tail keywords, geralmente são formadas por três ou mais palavras que foram uma pequena frase mais específica.

As pessoas que procuram por long tails keywords já estão mais preparadas para a compra de um produto ou contratação de um serviço, ou seja, são leads de fundo de funil, que estão mais propensos à conversão. E, por isso, as palavras apresentam um valor mais alto.

Dessa forma, não existe um valor para o investimento inicial. O que recomendamos? Separar uma verba todos os meses, seja 200 reais, 300 reais, mil reais ou qualquer outro valor que você consiga investir periodicamente para alavancar os resultados. E, conforme os resultados forem melhorando, aumentamos o investimento também.

 

ROI - Retorno sobre o investimento

A partir da avaliação dos resultados, é possível estipular o retorno sobre o investimento, também conhecido por ROI. Essa métrica pode ser calculada através da seguinte fórmula: ROI = (valor arrecadado – investimento) / investimento. Caso queira saber o percentual, basta multiplicar o resultado por cem.

Através dessa métrica e outros insights, pode-se avaliar o retorno que os anúncios estão dando para o negócio, perceber a necessidade de novas configurações ou até mesmo a necessidade de  mudança de investimento.

Tudo isso deve ser avaliado junto com a agência de marketing responsável.

 

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