Mídia Paga: saiba o que é e como funciona

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Mídia Paga: saiba o que é e como funciona

O tráfego pago desempenha um papel significativo como parceiro estratégico das empresas ao impulsionar o fluxo de visitantes, resultando em mais tráfego ao site e consequentemente maiores vendas.

Hoje em dia, não podemos esperar leads apenas de forma orgânica. Com as mudanças dos algoritmos nas plataformas de anúncios e com a grande concorrência de todos os setores, devemos nos colocar à frente. Caso contrário, outras empresas vão conquistar o seu espaço com boas estratégias de marketing digital e investimento em tráfego pago.

Mas afinal, o que é mídia paga? Confira abaixo!

 

O que é mídia paga?

Mídia paga ou tráfego pago é toda audiência que vem através de anúncios feitos em ferramentas como o Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, Bing Ads, Taboola, Outbrain ou qualquer outra plataforma.

Através de uma verba investida em anúncios direcionados exatamente para os públicos-alvo do seu negócio, é possível colocar sua marca nos primeiros resultados dos mecanismos de busca, mostrá-la para pessoas que apresentam interesse em assuntos relacionados à sua empresa ou até mesmo para pessoas que já demonstraram interesse no seu negócio.

Em linhas gerais, é possível afirmar que os anúncios oferecem duas modalidades de pagamento, dependendo do tipo de campanha: Custo Por Clique (CPC) ou Custo Por Mil Impressões (CPM). Em outras palavras, o anunciante é cobrado a cada clique realizado pelos usuários ou a cada mil vezes que o anúncio é exibido.

Custo Por Clique: é mais indicado para quem quer gerar tráfego para seu site e atrair mais leads.

Custo Por Mil Impressões: é indicado para quem quer gerar mais visibilidade para a empresa, uma vez que os anúncios são mostrados mais vezes para o público-alvo.

A partir do objetivo de campanha e da configuração certa, de acordo com idade, gênero, localização e interesses, é possível atingir exatamente o público do seu negócio.

[Veja nosso Glossário do Marketing Digital]

 

Principais vantagens da mídia paga

Se ainda existe dúvida que sua empresa deve ou não investir em tráfego pago, preste atenção nos benefícios que esse tipo de estratégia de marketing digital pode trazer para o seu negócio!

 

Aumenta a visibilidade da sua empresa

Essa é uma forma de fazer o seu negócio ser visto, de melhorar o reconhecimento de marca e gerar mais leads para o seu site. O tráfego pago é a melhor forma de se destacar diante da concorrência.

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Lembre-se, quem não é visto, não é lembrado. Imagine a seguinte situação: um usuário pesquisa uma palavra-chave no Google. Logo no começo ele encontra anúncios e páginas que apresentam um bom desempenho orgânico. Essas, sem dúvidas, serão as páginas mais acessadas. Dificilmente o usuário procura na segunda ou terceira página de pesquisa.

Outro exemplo, pode ser os anúncios nas redes sociais. Aposto que você já procurou algo no Facebook ou Instagram e depois recebeu anúncios de produtos ou serviços relacionados com a sua pesquisa.

Ou até mesmo entrou no site de uma loja, não concluiu a compra e depois se deparou com anúncios da marca.

A mídia paga, junto com outras estratégias de marketing digital, como o SEO, backlink e marketing de conteúdo, podem ajudar o seu negócio a ganhar visibilidade e se destacar no mercado.

 

Ajuda o time de vendas em ações específicas

Em datas comemorativas como Dia das Mulheres, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e outras, é possível fazer ações específicas que o tráfego orgânico dificilmente traria resultados.

Além dessas datas, o tráfego pago também permite criar campanhas de lançamento de produto, de promoções e diversas outras possibilidades, ajudando o time de vendas a aumentar os lucros.

 

Apresenta investimento flexível

Com o tráfego pago você não precisa fazer grandes investimentos no início do trabalho. É normal que as empresas aumentem a verba conforme veem os resultados ou de acordo com o caixa do negócio.

Mas é preciso ficar atento. Apesar de ser flexível, não é recomendado investir apenas um mês e pausar. É preciso ter constância para que os algoritmos das plataformas aprendam com os anúncios e aumentem o desempenho das campanhas.

 

Possibilita objetivos diferentes

Sem dúvidas, esse ponto é um dos grandes benefícios da mídia paga, já que você consegue traçar as campanhas de acordo com o objetivo do seu negócio.

No Facebook Ads, por exemplo, existem 11 tipos de objetivos de marketing, que são divididos em três categorias: reconhecimento, consideração e conversão.

 

Reconhecimento: gera reconhecimento sobre ofertas, marcas, produtos e serviços.

Consideração: gera tráfego, leads e engajamento de usuários para sites, redes sociais, instalação de aplicativos e envio de mensagens.

Conversão: tem a finalidade de gerar vendas, levando o usuário a realizar uma ação.

 

Já os objetivos são:

- Reconhecimento de marca (Reconhecimento)

- Alcance (Reconhecimento)

- Tráfego (Consideração)

- Envolvimento (Consideração)

- Instalações do aplicativo (Consideração)

- Visualizações do vídeo (Consideração)

- Geração de cadastro (Consideração)

- Mensagens (Consideração)

- Conversões (Conversão)

- Vendas do Catálogo (Conversão)

- Tráfego para o estabelecimento (Conversão)

Diante disso, fica evidente os diversos objetivos que as campanhas de mídia paga podem ter, sempre de acordo com o momento que o seu negócio se encontra.

 

Principais ferramentas de mídia paga

Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens, conheça um pouco mais as duas principais ferramentas de tráfego pago.

 

Google Ads

Segundo o próprio Google Ads (que era conhecido como Google AdWords e Google AdWords Express), essa “é uma solução de publicidade online que as empresas usam para promover os seus produtos e serviços na Pesquisa Google, no YouTube e em outros sites na web.”

A ferramenta permite que as empresas coloquem metas específicas para os anúncios, por exemplo, gerar mais tráfego para o site ou chamadas telefônicas, além de fazer uma segmentação de acordo com o objetivo. Nesse caso, o pagamento do anúncio é por clique ou ligação.

Após a aprovação do anúncio, ele será exibido para usuários que apresentam interesse no seu produto e serviço ou em produtos e serviços parecidos com o seu.

Lembrando que no Google Ads é possível criar campanhas de search (anúncio de pesquisa), campanhas de display (anúncio em banners em sites, blogs e canais parceiros), campanhas de vídeo, campanhas de shopping, campanhas para apps, campanhas locais, campanhas inteligentes e max performance.

 

Facebook Ads

O Facebook Ads e o Google Ads são as principais ferramentas de anúncio que temos atualmente.

Como o próprio nome já diz, o Face Ads é a plataforma de anúncios do Facebook (Meta), que permite diversas segmentações (idade, gênero, interesse, localização, profissão, renda e outros) e objetivos de anúncios, como já mencionado anteriormente.

Através dessa plataforma é possível criar anúncios tanto para o Facebook quanto para o Instagram, já que as duas redes são interligadas.

 

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