O tráfego pago desempenha um papel significativo como parceiro estratégico das empresas ao impulsionar o fluxo de visitantes, resultando em mais tráfego ao site e consequentemente maiores vendas.
Hoje em dia, não podemos esperar leads apenas de forma orgânica. Com as mudanças dos algoritmos nas plataformas de anúncios e com a grande concorrência de todos os setores, devemos nos colocar à frente. Caso contrário, outras empresas vão conquistar o seu espaço com boas estratégias de marketing digital e investimento em tráfego pago.
Mas afinal, o que é mídia paga? Confira abaixo!
Mídia paga ou tráfego pago é toda audiência que vem através de anúncios feitos em ferramentas como o Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, Bing Ads, Taboola, Outbrain ou qualquer outra plataforma.
Através de uma verba investida em anúncios direcionados exatamente para os públicos-alvo do seu negócio, é possível colocar sua marca nos primeiros resultados dos mecanismos de busca, mostrá-la para pessoas que apresentam interesse em assuntos relacionados à sua empresa ou até mesmo para pessoas que já demonstraram interesse no seu negócio.
Em linhas gerais, é possível afirmar que os anúncios oferecem duas modalidades de pagamento, dependendo do tipo de campanha: Custo Por Clique (CPC) ou Custo Por Mil Impressões (CPM). Em outras palavras, o anunciante é cobrado a cada clique realizado pelos usuários ou a cada mil vezes que o anúncio é exibido.
Custo Por Clique: é mais indicado para quem quer gerar tráfego para seu site e atrair mais leads.
Custo Por Mil Impressões: é indicado para quem quer gerar mais visibilidade para a empresa, uma vez que os anúncios são mostrados mais vezes para o público-alvo.
A partir do objetivo de campanha e da configuração certa, de acordo com idade, gênero, localização e interesses, é possível atingir exatamente o público do seu negócio.
[Veja nosso Glossário do Marketing Digital]
Se ainda existe dúvida que sua empresa deve ou não investir em tráfego pago, preste atenção nos benefícios que esse tipo de estratégia de marketing digital pode trazer para o seu negócio!
Essa é uma forma de fazer o seu negócio ser visto, de melhorar o reconhecimento de marca e gerar mais leads para o seu site. O tráfego pago é a melhor forma de se destacar diante da concorrência.
Lembre-se, quem não é visto, não é lembrado. Imagine a seguinte situação: um usuário pesquisa uma palavra-chave no Google. Logo no começo ele encontra anúncios e páginas que apresentam um bom desempenho orgânico. Essas, sem dúvidas, serão as páginas mais acessadas. Dificilmente o usuário procura na segunda ou terceira página de pesquisa.
Outro exemplo, pode ser os anúncios nas redes sociais. Aposto que você já procurou algo no Facebook ou Instagram e depois recebeu anúncios de produtos ou serviços relacionados com a sua pesquisa.
Ou até mesmo entrou no site de uma loja, não concluiu a compra e depois se deparou com anúncios da marca.
A mídia paga, junto com outras estratégias de marketing digital, como o SEO, backlink e marketing de conteúdo, podem ajudar o seu negócio a ganhar visibilidade e se destacar no mercado.
Em datas comemorativas como Dia das Mulheres, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e outras, é possível fazer ações específicas que o tráfego orgânico dificilmente traria resultados.
Além dessas datas, o tráfego pago também permite criar campanhas de lançamento de produto, de promoções e diversas outras possibilidades, ajudando o time de vendas a aumentar os lucros.
Com o tráfego pago você não precisa fazer grandes investimentos no início do trabalho. É normal que as empresas aumentem a verba conforme veem os resultados ou de acordo com o caixa do negócio.
Mas é preciso ficar atento. Apesar de ser flexível, não é recomendado investir apenas um mês e pausar. É preciso ter constância para que os algoritmos das plataformas aprendam com os anúncios e aumentem o desempenho das campanhas.
Sem dúvidas, esse ponto é um dos grandes benefícios da mídia paga, já que você consegue traçar as campanhas de acordo com o objetivo do seu negócio.
No Facebook Ads, por exemplo, existem 11 tipos de objetivos de marketing, que são divididos em três categorias: reconhecimento, consideração e conversão.
Reconhecimento: gera reconhecimento sobre ofertas, marcas, produtos e serviços.
Consideração: gera tráfego, leads e engajamento de usuários para sites, redes sociais, instalação de aplicativos e envio de mensagens.
Conversão: tem a finalidade de gerar vendas, levando o usuário a realizar uma ação.
Já os objetivos são:
- Reconhecimento de marca (Reconhecimento)
- Alcance (Reconhecimento)
- Tráfego (Consideração)
- Envolvimento (Consideração)
- Instalações do aplicativo (Consideração)
- Visualizações do vídeo (Consideração)
- Geração de cadastro (Consideração)
- Mensagens (Consideração)
- Conversões (Conversão)
- Vendas do Catálogo (Conversão)
- Tráfego para o estabelecimento (Conversão)
Diante disso, fica evidente os diversos objetivos que as campanhas de mídia paga podem ter, sempre de acordo com o momento que o seu negócio se encontra.
Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens, conheça um pouco mais as duas principais ferramentas de tráfego pago.
Segundo o próprio Google Ads (que era conhecido como Google AdWords e Google AdWords Express), essa “é uma solução de publicidade online que as empresas usam para promover os seus produtos e serviços na Pesquisa Google, no YouTube e em outros sites na web.”
A ferramenta permite que as empresas coloquem metas específicas para os anúncios, por exemplo, gerar mais tráfego para o site ou chamadas telefônicas, além de fazer uma segmentação de acordo com o objetivo. Nesse caso, o pagamento do anúncio é por clique ou ligação.
Após a aprovação do anúncio, ele será exibido para usuários que apresentam interesse no seu produto e serviço ou em produtos e serviços parecidos com o seu.
Lembrando que no Google Ads é possível criar campanhas de search (anúncio de pesquisa), campanhas de display (anúncio em banners em sites, blogs e canais parceiros), campanhas de vídeo, campanhas de shopping, campanhas para apps, campanhas locais, campanhas inteligentes e max performance.
O Facebook Ads e o Google Ads são as principais ferramentas de anúncio que temos atualmente.
Como o próprio nome já diz, o Face Ads é a plataforma de anúncios do Facebook (Meta), que permite diversas segmentações (idade, gênero, interesse, localização, profissão, renda e outros) e objetivos de anúncios, como já mencionado anteriormente.
Através dessa plataforma é possível criar anúncios tanto para o Facebook quanto para o Instagram, já que as duas redes são interligadas.
Caso surja alguma dúvida ou você queira saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a alavancar os resultados, entre em contato conosco!
Aqui na Labraro você encontra diversas estratégias de marketing digital para gerar mais tráfego, leads e vendas.