Marketing de performance: entenda o conceito e as principais vantagens

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Marketing de performance: entenda o conceito e as principais vantagens

Hoje em dia, grande parte das empresas utiliza o marketing digital. Contudo, poucas conhecem o marketing de performance, uma estratégia focada em resultados. 

Nesse post, vamos explicar o conceito, os principais benefícios e como aplicá-lo na prática. Boa leitura!

O que é marketing de performance?

De modo geral, o marketing de performance é uma estratégia que busca simplificar o seu marketing. Isso porque o pagamento de suas ações é feito com base no desempenho da campanha, anúncio ou quando ocorre a conversão desejada. Para isso, é preciso compreender como funciona a gestão de tráfego.

Além disso, o objetivo da conversão é definido antes da veiculação das campanhas. Por exemplo, uma venda, geração de leads ou o engajamento do público-alvo.

Dessa forma, é possível otimizar recursos, permitindo a visualização de resultados em prazos menores. Além disso, permite aproveitar ao máximo o investimento em anúncios, pagando apenas pelo resultado.

Para chegar ao tão desejado retorno, existem diversas mídias de performance que podem ser usadas de maneira assertiva. Vale ressaltar também que cada modelo de mídia digital oferece recursos importantes para quem quer bons números de conversão.

Sem contar que no marketing digital é mais fácil acompanhar todos os dados e mensurar os resultados para entender o investimento em cada campanha.

Diante desses benefícios, o marketing de performance tem sido cada vez mais utilizado em estratégias digitais. A seguir, vamos explicar como colocá-lo em prática.

Quais são os KPIs de marketing de performance?

Os KPIs (Key Performance Indicators) são fundamentais nas campanhas de marketing digital. Afinal, representam o objetivo da sua ação.

Ao acompanhá-los, é possível entender melhor o desempenho de cada campanha, adaptando-a de acordo com os seus objetivos. Dessa forma, os anúncios são otimizados. A seguir, veja alguns exemplos de KPIs.

Impressões

É um KPI voltado para a quantidade de vezes que anúncio foi entregue ao público. É muito utilizado em campanhas de reconhecimento de marca, nas quais apenas a visualização do anúncio já pode ser interessante para a empresa.

Porém, é importante cruzar esse KPI com outros para mensurar os resultados com mais eficiência.

Cliques

Os cliques, como o nome sugere, indicam quantas vezes um usuário clicou no anúncio. Diferentemente do KPI anterior, esse indicador traz um número mais realista da interação do público.

Aliás, a relação entre as impressões e os cliques pode trazer diversos insights. Por exemplo, quando há altos números de impressões e baixos cliques, pode indicar alguma falha na estratégia.

Por outro lado, quando há altos cliques, pode indicar sucesso na campanha. Por isso, é importante cruzar os resultados obtidos entre os KPIs.

Chegou a hora de automatizar o marketing e aumentar a conversão de leads!

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Leads

Outra métrica importante no marketing digital são os leads gerados. Se os números mostram crescimento, é porque a campanha está trazendo bons resultados. Entretanto, se indicam queda no número de leads, é importante rever a sua estratégia.

Visitas ou tráfego no site

Outro exemplo de KPI que deve ser acompanhado é o número de visitas no site ou blog, especialmente se a sua campanha busca atrair visitantes.

 Nesse caso, os resultados estão ligados às ações de e-mail, SEO e mídias sociais. Por isso, é importante acompanhar todas essas plataformas. Saiba mais sobre a otimização de SEO.

Leia também:

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Entendendo as formas de cobrança

Como falamos anteriormente, os indicadores e métricas variam de acordo com o objetivo da sua campanha e modelo de cobrança escolhido. A seguir, listamos os principais, veja só!

- CPC (custo por clique): esse é um dos indicadores mais comuns nas mídias digitais. Como o nome sugere, ele se baseia no número de vezes que o anúncio é clicado pelo usuário. Nesse caso, não importa o que ele fará após o clique, ou seja, se concluirá ou não uma ação na sua página.

- CPL (custo por lead): esse modelo realiza a cobrança sempre que o usuário preenche um formulário de inscrição ou cadastro para fazer parte do seu banco de dados.

- CPM (custo por milhar): esse modelo foca na exposição ou visibilidade da sua marca ou produto. Por exigir menos do público, esse indicador tem um custo menor quando comparado aos modelos anteriores. Porém, a qualificação do usuário impactado também é inferior.

- Receita: a receita representa o valor que as ações de marketing estão movimentando, ou seja, o acréscimo no patrimônio total do negócio.

Conheça outras siglas e termos importantes no nosso glossário de marketing digital!

Por que focar em performance?

Agora você sabe o que é marketing de performance, entenda por que vale a pena investir nessa estratégia. 

Para começar, no mercado digital vários fatores podem contribuir para uma rápida mudança de comportamento do usuário. Por isso, acompanhar as ações e fazer alterações com facilidade é fundamental para alcançar os resultados desejados.

É nesse cenário que o marketing de performance entra como uma solução. Na prática, a estratégia oferece várias vantagens. A seguir, vamos apresentar algumas delas.

Análise em tempo real

Uma das principais vantagens das estratégias de marketing digital é a possibilidade de acompanhar a performance de seus anúncios em tempo real.

Dessa forma, é possível aumentar a capacidade de tomada de decisão de modo rápido e eficaz, podendo mudar as estratégias de acordo com os resultados.

Capacidade de mensuração

Com o acompanhamento em tempo real, fica mais fácil saber o que dá certo e corrigir eventuais erros.

Além disso, o marketing de performance é focado no ROI (Retorno Sobre Investimento), o que garante menos riscos e mais assertividade no investimento.

Como consequência, é possível agir mais rápido e sem depender de uma série de etapas e aprovações para colocar as campanhas no ar.

Integração das estratégias

Você pode apostar em diferentes mídias e serviços no marketing de performance e, mais do que isso, integrar várias estratégias.

Com isso, você consegue gerar ações mais assertivas, nos canais onde seu público se encontra, podendo diminuir o caminho entre o usuário e a conversão.

Baixo custo

Você não precisa de um alto investimento para aplicar o marketing de performance. Aliás, uma das grandes vantagens é utilizar os recursos de acordo com os resultados mensurados.

Desse modo, você não compromete seu orçamento de uma única vez, o que reduz os riscos.

Antecipação de erros

É possível acompanhar os resultados e mudar as estratégias com rapidez, antecipando erros que podem prejudicar os resultados. Essa vantagem permite que você use os recursos com mais chance de ter retorno para o seu negócio.

Como implementar o marketing de performance

Por fim, chegou o momento de entender como aplicar essa estratégia na prática. A seguir, listamos algumas etapas que são fundamentais para o marketing de performance.

Defina o seu objetivo

O primeiro passo para criar uma campanha de sucesso e saber o seu objetivo. Por exemplo, aumentar o número de leads ou das taxas de cliques, atrair mais visitantes para site, entre outros.

Não existe uma regra para definir o seu objetivo. Nessa primeira etapa, é fundamental entender o que faz mais sentido para o seu negócio no momento.

Identifique as métricas

Com o objetivo definido, identifique todas as métricas que é preciso acompanhar para conquistar o que deseja. Por exemplo, se quer aumentar a taxa de cliques, defina um número que gostaria de alcançar em determinado período.

Com esses números predefinidos, ficará mais fácil acompanhar as ações e fazer mudanças necessárias para chegar ao resultado desejado.

Escolha os canais de divulgação

Estude o seu público para saber em quais canais serão facilmente encontrados. Vale ressaltar que não é necessário escolher apenas uma opção. Na verdade, é possível testar diferentes plataformas para avaliar qual é a mais assertiva.

Defina o budget

Com os canais definidos, é hora de dividir os valores que serão investidos em cada um deles. Na hora de definir o budget, estabeleça também o máximo que poderá ser gasto por clique e lead, por exemplo.

Isso ajudará a não gastar mais do que havia planejado para um determinado canal ou campanha.

Acompanhe os resultados

Por fim, é preciso acompanhar e mensurar os resultados de forma periódica para garantir a efetividade da campanha de marketing de performance. Para facilitar, você pode definir quais os números serão avaliados por dia ou por semana.

Também vale a pena elaborar um relatório mensal, trimestral e anual para ter uma visão geral do investimento feito nas ações de marketing.

E claro: sempre que necessário, faça mudanças em seus anúncios e registre em algum documento. Dessa forma, ficará mais fácil avaliar e compreender os resultados obtidos.  

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