Um dos maiores desafios enfrentados por empresas que utilizam marketing digital é a dificuldade em mensurar os resultados obtidos. Muitas vezes, os empreendedores não sabem como medir o sucesso de suas campanhas e, consequentemente, não conseguem avaliar o retorno sobre o investimento.
Hoje falaremos de um assunto extremamente importante quando o assunto é marketing e negócios de sucesso: como medir os resultados de marketing digital.
Acredite ou não, muitas pessoas ainda não entendem a importância desse assunto. Existem, ainda, aquelas que sabem que se trata de um fator importante, entretanto, não sabem como fazê-lo. Com isso, iremos discorrer sobre alguns pontos importantes para te ajudar nessa jornada.
A medição de resultados é um assunto de extrema importância no mundo dos negócios e do marketing.
Entenda agora, em passos simples, como medir os resultados de marketing digital do seu negócio:
Muitas empresas acabam cometendo um erro que impossibilita medir dados que são realmente importantes para a sua estratégia: focam apenas em números.
Para começar, entenda que cada negócio é único e particular, então, por mais agregador que seja se basear em métricas de outras empresas, isso está longe de ser suficiente para montar uma estratégica eficaz de mensuração.
O ponto chave é entender as particularidades do seu empreendimento e buscar informações que sejam relevantes para seu negócio B2B. Identificar as informações relevantes para o seu negócio B2B começa por ter uma compreensão clara de suas metas e objetivos. É por meio desses objetivos que você pode somar os esforços da sua equipe em direção a um resultado mensurável.
Se você quer motivos para estabelecer metas e objetivos, apresentamos apenas um: Quais resultados serão medidos, se você não sabe aonde quer chegar?
Portanto, trace o caminho que deverá ser percorrido por você e sua equipe, rumo às metas e objetivos da Organização. Depois, mensure os resultados dessas estratégias para identificar se tudo está saindo conforme o planejado.
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Quando falamos em métricas, a primeira coisa que vem à cabeça da maioria é o ROI (retorno sobre investimento), certo? Isso porque está diretamente relacionado aos custos e receita envolvidos no processo.
Todavia, você já se perguntou se sua única meta é gerar receita? Se a resposta for não (provavelmente é, até porque existe um “funil” a ser nutrido, antes de chegar à conversão que gera receita), isso quer dizer que existem outras métricas importantes para serem analisadas.
Para deixar sua vida mais fácil, separamos as métricas em duas “categorias”, são elas:
Já que os números são tão amados pelos analistas de marketing e diretores de companhias, vamos começar falando deles. As métricas mais conhecidas (e fundamentais) são:
ROI (Retorno sobre Investimento): Demonstra quanto você gastou em relação a quanto você ganhou (custo v.s. receita) para atingir determinada meta. A fórmula para o cálculo é:
CAC (Custo de aquisição por cliente): Demonstra qual é o custo da empresa por cada cliente ganho. A fórmula para o cálculo é:
Existem outras importantes, como LTV, ticket médio, campanhas pagas (cpc, cpl), etc. A necessidade de uso dessas métricas deve ser avaliada com base na estratégia de mensuração que está sendo utilizada na sua Organização.
Denominamos como “métricas de marketing” todos os dados que não incluem valores, para facilitar o entendimento.
Aqui entram dados sobre cada ação de marketing executada ao longo do processo de jornada de compra do prospect. Dados sobre taxas de engajamento, taxas de abertura de e-mails, tráfego no site, conversões em landing pages, etc.
Esses dados serão importantes para medir se as estratégias de marketing estão gerando o retorno esperado, afinal, cada ação de marketing tem uma meta, certo? Por exemplo, se a meta é que 10% das pessoas que viram sua campanha, cliquem nela, a única forma de mensurar se isso está ocorrendo, é analisando e acompanhando os dados obtidos.
Esse acompanhamento é fundamental para medir a eficácia das suas ações, e também são um complemento para os cálculos do ROI, CAC e outros relacionados a custo e receita.
Planejar é essencial para traçar um caminho para o alcance dos objetivos, e para garantir que este caminho está te levando ao destino esperado, é necessário analisar e acompanhar cada etapa do processo.
Alguns dos principais benefícios de medir métricas e acompanhar resultados, estão:
- Na tomada de decisões
- No aumento da produtividade
- Na redução de custos
- No alcance de metas e objetivos
- Na captura e retenção de clientes
- Na eficácia das ações de marketing
Você ainda tem alguma dúvida de que você precisa começar a mensurar suas ações de marketing para garantir o sucesso do seu negócio? Nós podemos ajudá-lo a traçar metas e objetivos para sua empresa.