Marketing digital: como definir os indicadores de performance para a sua estratégia

Tempo de leitura: 5min 16seg
Marketing digital: como definir os indicadores de performance para a sua estratégia

Os indicadores de performance são muito usados pelas empresas para avaliar se estão tomando as melhores decisões. Ou seja, são fundamentais para mensurar suas estratégias e garantir mais assertividade nas ações de marketing digital

Aliás, o mundo digital permite medir os resultados de qualquer atividade de forma precisa. Com isso, a gestão se torna mais assertiva, refletindo no desempenho de diversas áreas do negócio.

A seguir, você vai entender melhor o que são indicadores de performance e qual deles utilizar para ter mais sucesso de suas estratégias de marketing digital. Acompanhe!

O que são indicadores de performance?

Os indicadores de performance são métricas que medem os resultados de uma atividade, ação ou estratégia. O objetivo é avaliar o que foi executado e orientar as ações futuras para garantir os melhores resultados.

Também conhecidos como KPIs, ou Key Performance Indicators, esses indicadores devem ser definidos no planejamento das estratégias. Afinal, eles estão relacionados ao objetivo e metas do negócio e, a partir deles, é possível entender se a empresa alcançou o desempenho que gostaria e avaliar quais pontos podem ser melhorados.

No planejamento de marketing, os KPIs são utilizamos para melhorar a criação e o resultados das campanhas. Em outras palavras, são indicadores-chave que mostrarão caminhos e ações mais eficientes. Ou seja, aquelas que, de fato, causarão impacto no seu público-alvo.

Sendo assim, pesquisas e análises de dados são fundamentais na escolha de seus KPIs. Por isso, é muito importante ter conhecimento em marketing de performance e contar com ferramentas digitais para investir no que favorece o seu negócio.

Ao escolher os indicadores certos, é possível aumentar o volume de vendas, melhorar o tráfego do site, construir autoridade da marca no segmento de atuação, entre outros.

A seguir, veja alguns dos principais KPIs de marketing digital.

ROI

Um dos principais KPIs de marketing digital, o ROI, ou Retorno Sobre Investimento, busca mostrar se o valor investido em uma campanha trouxe um resultado satisfatório para o negócio.

Para fazer o cálculo, é preciso subtrair a receita gerada pelo custo do investimento. Em seguida, dividir o resultado pelo custo do investimento e, por fim, multiplicar por cem. Assim, você chegará à porcentagem de retorno sobre aquela ação.

A partir do resultado você pode manter, aumentar ou diminuir o valor investido na ação, de acordo com seus objetivos.

Custo por Lead

Algumas ações de marketing têm como objetivo a geração de novos leads, ou seja, potenciais clientes que demonstram interesse pelo produto ou serviço.

Nesse caso, o KPI indicado para melhorar a eficiência da campanha é o custo por lead. Afinal, um custo muito elevado costuma indicar que o público não está apresentando um engajamento aceitável. Logo, é preciso revisar a campanha para melhorar os resultados.

Para fazer o cálculo, basta dividir o valor investido em marketing digital pelo número de leads gerados pelas diferentes fontes de tráfego.

Descubra o investimento ideal em Google Ads utilizando nossa planilha

Descubra o investimento ideal em Google Ads utilizando nossa planilha

Taxa de conversão

A taxa de conversão diz respeito à porcentagem de usuários que realizam uma ação, como preencher um formulário, clicar em um botão ou finalizar uma compra.

Portanto, é fundamental para descobrir se as suas campanhas estão atraindo a audiência certa para o seu negócio. No Google Ads, esse KPI pode ser medido por criação de metas, por exemplo, mas outras ferramentas de automação também permitem avaliar os resultados a partir do objetivo de sua campanha.

Por isso, é importante conhecer bem o negócio e os objetivos para definir os melhores KPIs e medir corretamente o sucesso da estratégia.

Ticket médio

O ticket médio está relacionado à média do valor que seus clientes gastam por compra. Para obter esse número, basta dividir toda a receita adquirida em vendas durante um intervalo de tempo pelo número de pedidos realizados no mesmo período.

Um resultado muito baixo pode indicar problemas em suas ações de vendas, permitindo uma revisão em diversas etapas da jornada do cliente para oferecer melhor experiência de compra.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição diz respeito ao número de pessoas que acessaram uma página, não interagiram e, em seguida, abandonaram o site. Ou seja, a pessoa leu a informação, mas não realizou a ação esperada, caracterizando uma rejeição.

Esse indicador é uma ótima ferramenta para descobrir por que o usuário abandona determina campanha. Assim, ficará mais fácil ajustar a estratégia de marketing digital.

Vale ressaltar que, para cada modalidade, existe um padrão do Google que indica se a taxa de rejeição está alta ou baixa.

CTR

O CTR, Click Through Rate, também conhecido como taxa de cliques, é um dos indicadores mais importantes a serem monitorados em uma estratégia de marketing digital.

Isso porque uma taxa de cliques elevada beneficia todo o seu planejamento, já que impacta no custo e na eficiência de suas campanhas, além de influenciar no desempenho de suas páginas.

O CTR é uma métrica que indica quantos cliques foram obtidos em determinada campanha. Para fazer o cálculo, basta somar o número de cliques, dividir pelo número de visualizações e multiplicar por 100.

Caso o resultado seja baixo, uma dica é experimentar alterar o copy ou modificar as segmentações para atingir um público mais qualificado.

Engajamento

Esse é o KPI ideal para quem deseja promover uma interação com os usuários e melhorar o relacionamento com o público. Para isso, basta somar o número de curtidas, compartilhamentos, comentários e conteúdos salvos, dividir pelo alcance e multiplicar por 100.

Alcance da campanha

A métrica de alcance trata da quantidade de pessoas que foram impactadas com uma determinada campanha ao menos uma vez. Esse parâmetro é muito comum em campanhas de mídia paga, como Face Ads ou Google Ads.

Leia também

Gestão de tráfego: o que é, como funciona e quais as vantagens?

Mídia paga: saiba o que é e como funciona

Conte com a Labraro para definir as melhores estratégias de marketing

Mais do que saber o que são os indicadores de performance, é preciso saber qual analisar de acordo com suas estratégias de marketing. Por isso, contar com uma agência de marketing digital pode fazer a diferença em seus resultados.

A Labraro oferece diversos serviços e soluções para que a sua empresa alcance os melhores resultados com estratégias de marketing bem definidas.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.

Fique por dentro das novidades!
Inscreva-se e receba conteúdo sobre Marketing Digital e Vendas.
Você tem um plano de ação para acompanhar seus leads?
Uma agência de serviços de inbound marketing fornece estratégias personalizadas e ferramentas automatizadas para identificar, nutrir e converter leads em clientes fiéis, aumentando as chances de vendas.

Outras notícias que
você pode se interessar