10 dicas de marketing digital para alavancar suas estratégias

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10 dicas de marketing digital para alavancar suas estratégias

O advento do marketing digital trouxe consigo uma infinidade de possibilidades, tantas que as pessoas acabam se perdendo ao elaborar suas estratégias. Com isso, surgem as frustrações por não alcançar os resultados esperados. Complicado, não é mesmo?

O que acontece é que as possibilidades trazidas pelo meio digital, causou um aumento exponencial no número de concorrentes, devido a “facilidade” de abrir novos negócios. Outro fator importante de citarmos, são as mudanças nos hábitos de consumo. Os consumidores tornaram-se mais exigentes, engajados, e extremamente sensíveis às mudanças. As necessidades, desejos e expectativas do consumidor atual, mudam a todo momento, em paralelo ao surgimento de novas tecnologias.

A verdade é que não existe um caminho para o sucesso, cada negócio possui suas particularidades, logo, devem possuir estratégias e meios de alcançar o seu público, diferentes. Entretanto, existem alguns passos que podem ajudar nesse processo de traçar um caminho rumo à preferência dos consumidores, são eles:

Defina o seu público

Sei que este é um ponto que muitos já estão “cansados de saber”, mas não há como não enfatizarmos a importância de estabelecer o seu público-alvo.

Muitos erram ao traçar um público com base em “achismos”, o correto é pesquisar a fundo, se dedicar e realmente investir para definir a sua fatia de mercado com a maior assertividade possível. Esse é o primeiro passo se você realmente deseja se destacar em meio a multidão.

Utilize ferramentas de palavras-chave, busque saber as tendências de pesquisa dessas pessoas, invista em testes A/B, pesquisas, enfim, utilize esse turbilhão de informações disponíveis a favor do seu negócio.

Para melhorar ainda mais a sua comunicação, desenvolva personas e monte as estratégias de marketing visando atingi-las.

Estabeleça o seu posicionamento

Quais são os valores do seu negócio? Qual mercado deseja atingir? Como você quer que os consumidores te vejam? Esses são alguns fatores fundamentais na construção de uma identidade diante do mercado. Após ter uma identidade traçada, é hora de se posicionar.

Para que uma estratégia eficaz possa ser traçada, é extremamente necessário que você saiba onde é o seu lugar no mercado, como comunicar o seu público sobre a sua solução e como se destacar diante de seus concorrentes.

Tenha um Blog

Primeiramente, é importante dizer que não basta ter um blog, é necessário criar conteúdos relevantes para o seu potencial cliente.

Ter um blog com conteúdos bem elaborados é uma forma de atrair o público, e ir despertando aos poucos a “dor” que vai levá-lo a buscar sua solução. Além disso, é uma ótima forma de se posicionar como uma empresa que tem propriedade em determinado assunto e ganhar a confiança do consumidor.

Falando em SEO, ter um blog é também uma estratégia bastante eficaz de ranquear o seu site.

Invista em anúncios e impulsionamento

Com tantos conteúdos sendo gerados a todo momento, mesmo com uma estratégia impecável, fica difícil se destacar não é mesmo? Por isso, traçar um plano para investir em anúncios nas redes sociais e Google Ads é muito importante para atingir a sua audiência.

O que faz com que os anúncios sejam eficazes, é o fato de você conseguir segmentar os seus anúncios para que somente pessoas que se encaixam em determinado perfil o vejam. Além de atingir um maior alcance, engajamento e relevância, facilitando também o seu alcance orgânico.

Entretanto, tome cuidado! Investir em anúncios não quer dizer que obrigatoriamente você obterá melhores resultados, para que você consiga atingir a sua meta, é necessário saber quem é seu público e entender como você deve se comunicar com eles. Mesmo que você saiba quem é o seu público, faça testes para identificar o que realmente funciona.

Automatize as ações de marketing para obter melhores resultados!

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Não esqueça o SEO

O fato de investir em anúncios não exclui a importância do SEO, pelo contrário, o sucesso de um, depende do sucesso do outro. Os resultados orgânicos somam relevância para o seu negócio, tanto diante dos algoritmos dos buscadores do Google, e também das redes sociais, como também diante da sua audiência.

Existem várias ferramentas que podem te ajudar nesse sentido, tanto para pesquisa de palavras-chave, como também para ficar alerta às tendências e hábitos de busca das pessoas. Ficar ligado aos assuntos do momento também é uma ótima maneira de se manter engajado e criar conteúdos interessantes para o seu público.

Monte o seu fluxo de e-mail marketing

Se você desenvolveu um funil de marketing bem elaborado, com certeza as estratégias de e-mail marketing estão presentes ali no fundo do funil, não é mesmo? Isso porque se tem um método eficaz para gerar conversões, esse método é o e-mail marketing.

Invista em uma ferramenta e monte o seu fluxo de automação de marketing para aqueles prospects que estão em uma etapa de oportunidade e que estão na consideração da solução do funil. Esse é o momento de transformar o lead em cliente.

Aposte em bons CTAs

CTA significa “call to action”, em tradução livre significa “chamada para ação”. É exatamente para isso que ele seve, chamar o leitor para uma ação, para que ele realize uma conversão. Você ganha as informações que precisa a respeito dessas pessoas e oferece algo em troca, como por exemplo, um ebook, infográfico, etc.

Essa é a melhor forma para começar a montar sua base de e-mails. Essas são as pessoas para as quais você irá montar o fluxo de automação de marketing. Crie listas de conversão para atingir o lead com o conteúdo certo.

Seja presente e ativo nas mídias

Estar sempre presente nos canais de comunicação é a melhor forma de manter um relacionamento estreito com os consumidores. Entretanto, é primordial identificar onde se encontra a sua audiência focar os esforços somente nos canais que realmente fazem sentido para o seu negócio.

Vale muito mais uma estratégia eficaz em uma ou duas redes, do que estar “ativo” em todos os lugares e não atingir sua audiência em nenhum deles.

Fique atento às novas tendências

Estamos na era da informação, logo, informação é tudo. Manter-se informado e atualizado sobre tudo o que acontece, sobre as novas tecnologias e sobre tudo que envolve o consumidor é fundamental para estar sempre um passo a frente.

Isso serve tanto para a construção das estratégias de marketing, como também para possíveis inovações e personalizações na solução que você oferece.

As tecnologias não param de chegar e isso causa mudanças constantes na mente das pessoas, atente-se para usar as inovações a seu favor e não se perder em meio a tantas mudanças.

Acompanhe e mensure resultados

Bom, você só irá saber se está obtendo o retorno esperado com as suas ações, se houve um acompanhamento dos resultados, certo? Portanto, analise os resultados que está obtendo para identificar os tipos de comunicação que estão dando certo e retire da estratégia àquelas que não estão trazendo resultados satisfatórios.

Essa análise é importante para ir traçando o perfil do seu público-alvo e investir em estratégias cada vez mais assertivas. Além disso, estar sempre atento aos resultados, permite que você trace um plano de ação o mais rápido possível.

Se destacar em meio à multidão não é tarefa fácil, mas a verdade é que todo desafio traz consigo uma oportunidade, e o mercado se abre para àqueles que tem a sutileza de enxergá-las e usá-las a seu favor.

Se você quiser saber como podemos te ajudar a traçar uma estratégia eficaz para o seu negócio, entre em contato conosco.

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Perguntas frequentes

Como eu posso medir o sucesso das minhas campanhas de marketing digital?

Métricas como o tráfego do site, o engajamento nas redes sociais, a taxa de conversão e o retorno sobre o investimento (ROI). Para medir essas métricas, é importante configurar ferramentas de análise, como o Google Analytics.

Qual é a importância do funil de vendas no marketing digital?

O funil de vendas representa as etapas de um processo de compra do cliente, desde a descoberta até a conversão. Ele é importante porque ajuda a entender as etapas do processo de compra e como otimizar a comunicação em cada etapa para gerar mais conversões.

O que é remarketing?

Remarketing é uma estratégia de publicidade paga que permite mostrar anúncios para usuários que já interagiram com sua empresa, mas ainda não converteram. Essa estratégia ajuda a manter a marca na mente do usuário e aumentar as chances de conversão.

Como o marketing de conteúdo ajuda na construção da marca?

O Marketing de Conteúdo ajuda a criar uma imagem positiva da empresa na mente do público-alvo. Ao produzir conteúdo de qualidade, relevante e informativo, a empresa pode se posicionar como uma autoridade no assunto e aumentar a confiança dos clientes em potencial.

A área comercial de sua empresa está desorganizada ou desatualizada?
O marketing digital ajuda a gerar leads qualificados, otimizar a conversão de vendas e melhorar a segmentação de público-alvo, além de fornecer dados e métricas para análise de desempenho e tomada de decisão estratégica.

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