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7 técnicas de SEO menos famosas, mas que geram grandes resultados!

Quando o assunto é a implementação de técnicas de SEO, muita gente já conhece as principais. É um trabalho voltado para o uso de palavra-chave, com o objetivo de configurar suas páginas e se certificar de que o usuário vai encontrar o seu conteúdo em uma busca na internet.

No entanto, otimizar seu conteúdo é algo que vai muito além disso. Limitar-se apenas às técnicas mais conhecidas pode tornar mais difícil o seu trabalho de subir no ranking dos sites de buscas. Afinal, a concorrência é acirrada.

Aplicar técnicas de SEO no seu site é uma forma de garantir que o algoritmo dos buscadores consiga encontrar suas páginas. Ao detectar a temática delas, o Google e outras ferramentas de buscas podem oferecê-las como sugestão em pesquisas relacionadas ao assunto.

Conheça a seguir 7 técnicas de SEO menos famosas para alavancar os resultados do seu site.

1. Otimize suas meta tags

Cada página do seu site possui tags especiais, que são usadas pelo Google e demais sites de buscas para definir os títulos e as descrições que aparecem nos resultados de pesquisas. Uma das técnicas de SEO que você não pode esquecer se refere justamente a elas.

As meta tags possuem diversas variações, mas as principais são a de título e descrição. Além de respeitar o limite de caracteres de cada uma (60 para a meta title e 160 para a meta description), lembre-se de incluir a palavra-chave para a qual o conteúdo está otimizado.

Verifique as meta tags de todas as suas páginas para garantir que estejam otimizadas em relação à sua estratégia de conteúdo. Você nunca sabe qual delas pode servir de porta de entrada para novos visitantes em seu site.

2. Corrija seus links quebrados

A boa gestão de links em seu site é algo essencial para permanecer em boas posições no ranking dos sites de buscas. Ou seja, você precisa ficar de olho para a possibilidade de links quebrados e corrigi-los assim que surgirem.

Pode ser que um site para o qual você esteja apontando saia do ar, ou mesmo um link interno pare de funcionar por alguma razão. Não deixe que esses problemas perdurem por muito tempo, senão você arrisca prejudicar seu posicionamento.

Quer uma forma fácil e rápida de buscar por links quebrados em seu site? Você pode usar uma ferramenta online como o Dead Link Checker, bastando inserir a sua URL e se basear nas ocorrências registradas.

3. Tenha um design responsivo

Nem todas as técnicas de SEO se referem ao uso de tags ou de palavras-chave. Há também aquelas que buscam melhorar a qualidade da experiência do visitante, algo que passou a ser um critério do ranking do Google recentemente.

É por isso que você precisa se certificar de que o seu site funcione bem em todo tipo de aparelho, tendo um design responsivo. Afinal, cada vez mais pessoas usam o celular como principal meio de acesso à internet. Se o seu site não abre corretamente nesse dispositivo, você está alienando uma parte considerável da sua audiência.

Trata-se também de uma forma de evitar penalidades do Google. Afinal, os sites que não se adaptam adequadamente à responsividade estão perdendo posições no ranking do buscador.

4. Use quick win keywords

Você já ouviu falar em quick win keywords? São palavras-chave que proporcionam um ganho rápido para a sua estratégia de SEO, bastando fazer algumas pequenas alterações na sua otimização.

O primeiro passo consiste em analisar para quais palavras-chave você está obtendo posições melhores no ranking. Para isso, você pode usar uma ferramenta como o Ahrefs ou o SEMRush. Em seguida, examine esses termos para procurar oportunidades de aprimorá-los ainda mais.

O segredo é qualificar esse conteúdo, que tem baixa concorrência e pode oferecer uma ascensão mais rápida e eficaz para o seu site.

5. Conquiste backlinks de qualidade

Uma das técnicas de SEO mais eficazes diz respeito à conquista de links de autoridades da web. São outros sites que o Google enxerga como referência e, se linkam para o seu conteúdo, são capazes de contribuir para a sua posição no ranking.

Isso parece difícil de conseguir, mas pode se tornar possível por meio de um bom planejamento. O primeiro passo deve ser o mapeamento de sites de qualidade do seu segmento, especialmente aqueles que poderiam incluir links para você.

Em seguida, desenvolva possíveis abordagens para conseguir esses links. Uma forma de fazer isso é oferecendo conteúdo em formato de guest post — artigos em seu blog a respeito de outras empresas (convidadas por você) e vice-versa —, que servem para enriquecer tanto o seu site quanto o do seu parceiro, proporcionando ainda links de volta para o seu site.

6. Implemente a Indexação Semântica Latente

A Indexação Semântica Latente, também chamada de LSI, é um recurso do Google utilizado para indexar as páginas que passam pelo algoritmo dele. A LSI utiliza fórmulas matemáticas para detectar padrões no seu conteúdo e, assim, entendê-lo com maior precisão.

O algoritmo do Google é treinado para entender o contexto do seu conteúdo a partir dos termos que ele encontra. Em um artigo sobre tratamento de câncer, por exemplo, espera-se que sejam citados termos como "quimioterapia", "oncologia", "médico", entre outros.

Ao garantir que o seu conteúdo contenha os termos esperados nesse sentido, você estará otimizando-o tendo em mente a LSI. Essa é uma forma muito eficaz de ajudar o algoritmo a identificar apropriadamente as suas páginas.

7. Baseie-se nos seus concorrentes

A sua análise de otimização de palavras-chave não precisa ser restrita ao seu próprio site. Em vez disso, que tal olhar para a situação dos seus concorrentes?

A partir desses resultados, você pode enxergar quais termos oferecem melhores oportunidades para você otimizar seu conteúdo e, assim, ultrapassar esses concorrentes no ranking dos sites de buscas.

Para fazer isso, você pode usar ferramentas de otimização como o SEMRush ou o Moz Keyword Explorer.

O trabalho com técnicas de SEO nunca termina de verdade. Além de exigir que você acompanhe as tendências da área para sempre se adaptar, também requer um comprometimento contínuo para monitorar seus resultados e aprimorar sua abordagem. Leve em consideração as dicas acima para elaborar um plano de ação focado em melhorar o posicionamento das suas páginas e aproveite os benefícios desse ganho de visibilidade.

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