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Entenda o que um site deve ter para conquistar seu público-alvo

13/02/2019

Você sabe o que um site deve ter para cair nas graças do público-alvo? Por que algumas marcas conseguem tanta popularidade e outras não? Já parou para pensar nisso? Felizmente, não existe nenhum segredo mirabolante.

Com algumas práticas simples e outras mais complexas que precisam de um profissional de marketing, é possível turbinar os resultados sem gastar muito. Sem dúvidas, vale muito a pena investir.  

Afinal, o site é uma ferramenta de vendas que tem baixo custo de manutenção e oferece grande potencial de retorno. Além de tudo, gera mais visibilidade para a marca, atua como um portfólio para produtos e serviços e ainda atrai clientes.

Ficou curioso? Neste artigo, confira os elementos necessários para otimizar o seu site de uma vez por todas. Continue a leitura até o final!

Site adaptado para vários tipos de telas

Sabia que mais de 59 milhões de brasileiros só usam internet pelo celular? Por esse motivo, o site deve ser responsivo. Ou seja, adaptado para plataformas mobile. Caso contrário, fica muito desconfortável ler o conteúdo, pois o formato da tela não comporta as letras nem as imagens direito.

Em consequência disso, o usuário perde o interesse e abandona a página. Imagine quando isso acontece no meio de uma compra, antes da chegada ao carrinho? Lembre-se que a maioria dos cliques acontece por meio de dispositivos. Você não vai querer perder boas oportunidades de venda só porque o seu site precisa de um reajuste, não é mesmo?

Navegação intuitiva

Você já visitou uma página e ficou perdido, sem saber por onde começar? A navegação de um bom site deve ser intuitiva. Isso significa que o usuário tem mais facilidade de acessar qualquer informação por meio de links, menus e botões.  Ou seja, ele não precisa quebrar a cabeça para descobrir os caminhos a percorrer.

Mesmo diante de um layout atrativo, não subestime o poder que uma navegação intuitiva tem. A experiência do usuário é um quesito extremamente importante para o sucesso de um site. Se for positiva, o retorno da visita será garantido, bem como a propaganda espontânea para amigos e familiares.

Informações de contato e localização

Sempre que alguém acessa o seu site existe a chance de entrar em contato com a empresa. É por isso que informações como telefone, e-mail, chat online ou formulário de contato devem permanecer em pontos visíveis da página.

Se houver endereço físico, não hesite em disponibilizar o mapa de localização. Dessa forma, o visitante vai ter uma visão privilegiada de como chegar até você. Não se esqueça de usar o rodapé para inserir links importantes de contato, já que essa área é muito procurada pelos mais apressadinhos.

Blog

Há alguns anos, era muito comum o site institucional ter um domínio diferente do blog. Hoje, sabemos que o bom mesmo é deixar ambos no mesmo lugar para o usuário memorizar o endereço, fato que facilita o acesso.

Enquanto o primeiro apresenta a filosofia e os contatos da empresa, o segundo é capaz de gerar tráfego por meio de artigos, vídeos, infográficos, podcasts e outros materiais. Quando você investe em conteúdo relevante para o blog a visibilidade da sua marca aumenta, já que as pessoas percebem que a sua empresa é referência no mercado.

Ser otimizado para o Google

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são um conjunto de ações que ajudam o site a conquistar um bom posicionamento nos mecanismos de busca como o Google. Uma dessas táticas é o uso estratégico de palavras-chave.

Ser encontrado com facilidade no resultado das pesquisas é essencial para ganhar tráfego e converter visitantes em seguidores e clientes fiéis. Como diz o ditado: "Quem não é visto, não é lembrado". Por isso, nada de amadorismo quando o assunto é SEO!

Imagens autênticas e de boa qualidade

Cada vez que um visitante entra no site, ele avalia um conjunto de coisas, entre elas a qualidade das imagens. Fotos com baixa resolução ou desfocadas geram descrédito imediato. O ideal é utilizar material original, que mostre a empresa, a equipe, produtos e serviços com a personalidade da sua marca.

Não se esqueça de que a qualidade é indispensável. Então, além de caprichar na imagem, evite publicar arquivos muito grandes para não prejudicar o carregamento das páginas. Hoje, o consumidor é mais exigente e não quer resolver tudo em questões de segundos.

Identidade visual atrativa

Todo site precisa obedecer a uma hierarquia, que é dividida em categorias e apresentada na forma de menus. Também é importante harmonizar as cores do layout e adotar fontes legíveis. Outros elementos que comunicam a identidade da empresa, como o logotipo, devem estar visíveis, bem posicionados e de acordo com o que é estampado na fachada da loja, no uniforme da equipe, em panfletos etc.

Quando você mantém um padrão visual, as pessoas identificam a sua marca facilmente. Esse é o primeiro passo para criar futuros vínculos afetivos. Apenas quem tem uma presença marcante consegue ser lembrado. Pense nisso na hora de planejar a aparência do seu site e todas as ações de marketing digital.

Links para redes sociais

Quando a pessoa gosta do conteúdo do site, é natural que queira curtir a página no Facebook, Instagram ou outros para ver as atualizações que a sua empresa pública com frequência. Por isso, insira os links em local de destaque e, se for interessante, insira um código na página para mostrar as imagens mais recentes que foram postadas.

Dessa forma, além de fortalecer o relacionamento com o potencial cliente, você vai aumentar o número de seguidores e alcançar novas audiências. Sem contar com o número de curtidas, comentários e compartilhamentos que também cresce.

Como vimos, tudo o que um site deve ter para agradar ao público-alvo são: responsividade, navegação intuitiva, informações de contato fáceis de achar, blog com conteúdo relevante e otimizado para SEO, imagens de boa qualidade e links para as redes sociais. É claro que você pode fazer testes periódicos para identificar outros pontos de melhoria. Um pouquinho de insatisfação é sempre bom para gerar inquietação e vontade de buscar a excelência.

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