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Veja como convencer sua diretoria a aumentar o orçamento de marketing

30/01/2019

A elaboração de um orçamento específico para cada setor é peça fundamental no planejamento de qualquer empresa, independentemente de sua área de atuação. Apenas dessa forma é possível controlar e estimar as receitas, gastos e investimentos a serem feitos.

O orçamento de marketing, embora muito importante, muitas vezes recebe menos atenção do que merece, dificultando a atuação efetiva dos profissionais de marketing. Campanhas de publicidade podem ser completamente inviabilizadas pela falta de verba específica para esse propósito.

Dada a importância do assunto, vamos, ao longo deste texto, nos aprofundar nos motivos que tornam a elaboração de um budget de marketing uma peça tão crucial. Além disso, vamos apresentar dicas que podem ser utilizadas para aumentar a verba de marketing do seu departamento.

O que é o orçamento de marketing e qual sua importância?

O marketing é tido por muitos como o mais importante departamento de uma empresa. Afinal, é ele o responsável por conectar o cliente ao produto, o que dá sentido a toda a produção. Se bem utilizado, o marketing proporciona à empresa uma vantagem competitiva em relação aos seus competidores.

Para isso, porém, é preciso dinheiro. E quando falamos em gastos, é necessário ter controle. Por isso, o desenvolvimento de um orçamento de marketing é a maneira mais eficaz de estabelecer exatamente quanto será gasto e qual retorno pode ser esperado.

De modo a garantir o sucesso em todo o processo, é extremamente recomendado que o marketing budget seja elaborado de forma colaborativa. Ou seja, tanto profissionais financeiros quanto profissionais de marketing podem trabalhar juntos para gerar um orçamento que seja, ao mesmo tempo, efetivo para campanhas publicitárias e saudável para as finanças da empresa.

Como convencer a diretoria a aumentar a verba de marketing?

Como já falamos ao longo do texto, não é raro ver um departamento de marketing sofrer com a ausência de investimento no setor. Além de frustrante para os colaboradores, esse cenário limita demais as ações que podem ser tomadas para atingir o cliente, estabelecer uma imagem da marca e, principalmente, aumentar o lucro obtido.

Solicitar à diretoria um aumento no marketing budget pode não ser tarefa fácil. Afinal, empresários de sucesso não costumam aumentar verbas sem que haja bons motivos. Pensando nisso, elaboramos uma lista com sete argumentos para você convencer o corpo de diretores a aumentar a verba de marketing. Confira!

A empresa pode se tornar referência no mercado

Para ser lembrado, é preciso ser visto. Tornar-se referência no mercado exige mais do que o oferecimento de ótimos produtos e serviços impecáveis. É preciso que o público, os competidores e o mercado reconheçam sua marca por essas características.

A melhor maneira de atingir esse patamar é por meio de uma relação boa e inteligente com o consumidor. Para isso, é preciso entendê-lo: suas necessidades, seus receios, suas expectativas e seu comportamento geral. A partir daí, monta-se um plano de comunicação que contempla a melhor maneira de sua marca apresentar-se para o público.

Uma vez estabelecida no mercado e reconhecida pelos consumidores, sua empresa está oficialmente no caminho para o crescimento. Para alcançar tudo isso, é necessário que o trabalho de marketing seja feito de forma completamente profissional e otimizada, o que torna o gasto com esse departamento um verdadeiro investimento.

O crescimento do lucro é provável

Uma intensificação na atividade de marketing de uma empresa deve significar uma ampliação na demanda por produtos ou serviços. Dessa forma, se uma empresa de roupas vende x peças por mês em uma região, ações de marketing farão esse número ser multiplicado.

Qual diretor não adora um aumento no lucro? O crescimento do volume de vendas, se bem planejado, é garantia absoluta de maior lucratividade. Há ainda a possibilidade da expansão para novos mercados: tendência que pode ser identificada por um competente time de profissionais de marketing.

Concluímos que a única forma de alcançar um aumento significativo do lucro a curto e médio prazo é o maior investimento no setor de marketing. Uma equipe munida de investimentos e focada em buscar novos mercados, identificar novas tendências, atrair novos consumidores e gerir aqueles que já existem é o diferencial para elevar o faturamento da empresa.

O custo é menor do que se imagina

Quando se fala em aumento na verba de marketing, é comum que haja o receio de gastar uma quantia significativa de dinheiro. Felizmente, esse receio pode ser desfeito com argumentos bastante plausíveis.

Com o surgimento e consolidação do marketing digital, os gastos exigidos para estabelecer um departamento de marketing forte são menores do que eram há alguns anos atrás. Ações simples, como o estabelecimento de canais com clientes, são virtualmente gratuitas e trazem retorno quase que imediato.

Técnicas de marketing de conteúdo, por exemplo, focam na atração de clientes para os serviços e produtos oferecidos pela empresa. Os resultados costumam ser satisfatórios, enquanto o gasto é baixo o suficiente para caber no bolso de empresas de todos os tamanhos.

Procedimentos de venda se tornam mais eficientes

O que faz brilhar os olhos de qualquer empreendedor é a possibilidade de vender de forma mais eficiente. Estratégias bem elaboradas de marketing incluem a identificação e direcionamento de um público-alvo.

Esse procedimento faz com que as ações de venda sejam direcionadas para pessoas com maior probabilidade de conversão, evitando a perda de tempo com tentativas de venda fadadas ao fracasso.

A satisfação do cliente vai aumentar

Quando se fala em comunicação no marketing, o foco é fazer com que o cliente tenha a melhor experiência possível. Isso não é feito de forma aleatória: é preciso conhecer o consumidor a ponto de tomar ações que tragam-no certa satisfação.

Isso inclui, entre outras coisas, a produção de conteúdos de qualidade e pertinentes aos interesses do público alvo. O consumo desse material traz ao cliente um sentimento de satisfação que se converte em confiança na marca.

É possível adquirir vantagem competitiva sobre a concorrência

Em um cenário competitivo, manter um olho na concorrência é tão importante quanto gerenciar a própria empresa. Um dos papéis dos times de marketing é analisar as ações realizadas pelos competidores e monitorar os seus resultados.

Com essa prática, a empresa larga um passo na frente das demais. Torna-se possível identificar falhas nas estratégias dos oponentes e tomar ações para se aproveitar dessas oportunidades.

Indicadores ajudam a medir desempenhos

Para garantir à diretoria que o gasto com marketing não é um investimento às cegas, fale sobre os indicadores. A elaboração de um plano de marketing se baseia em metas, que devem ser cumpridas para garantir sua eficácia.

Com o entendimento do uso dos indicadores, os gestores podem obter a qualquer momento informações que indicam se a estratégia está saindo como planejado ou se precisa ser revista. Esses dados podem servir de base para futuros reajustes no budget de marketing.

Para aproveitar ao máximo o orçamento de marketing e gerar os resultados desejados, a contratação de uma agência especializada pode fazer grande diferença. A Labraro é uma agência com 8 anos de mercado, que atende de forma personalizada e foca no sucesso do projeto como um todo.

Aumentar o orçamento de marketing é uma medida que traz responsabilidades, mas que pode gerar muitos frutos para a empresa. Com as dicas apresentadas ao longo do texto, você tem grandes chances de convencer sua diretoria a tomar tal medida.

Para saber mais sobre a Labraro e como podemos ajudar, não deixe de acessar o nosso website.

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