Como captar mais alunos com marketing digital

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Como captar mais alunos com marketing digital

O marketing digital para escolas é uma importante ferramenta para captar mais alunos, seja para o ensino infantil, fundamental, médio ou até mesmo escola de cursos. Através de diversas estratégias, é possível se destacar em meio a grande concorrência e aumentar o número de matrículas.

Antes de explicar como funciona e quais técnicas são importantes para alavancar o número de estudantes, quero que você responda algumas perguntas: sua escola utiliza estratégias de marketing digital? Tem uma presença digital sólida? Faz anúncios de tráfego pago?

Atrair alunos para uma escola é um desafio que toda instituição enfrenta. No entanto, a era digital oferece uma série de possibilidades para se destacar e conquistar novos estudantes. É possível utilizar o marketing de conteúdo, o e-mail marketing, os anúncios de Google Ads e Meta Ads e muito mais para alcançar esse objetivo.

Leia o conteúdo até o final para saber o que você deve inserir na sua escola!

 

Presença digital

É extremamente necessário criar uma presença digital sólida para a escola. Isso inclui ter um site atualizado, uma página no Facebook, um perfil no Instagram, entre outros canais.

Digamos que esses canais passam as primeiras impressões da escola aos pais e alunos. A criação e atualização do site institucional, por sua vez, possibilita um entendimento melhor do método utilizado, dos espaços oferecidos na escola, corpo docente e muito mais.

É importante que as informações disponíveis sejam claras e de fácil acesso. Além disso, é importante que a imagem da escola seja coerente em todas as plataformas, criando assim uma identidade visual forte.

As mídias sociais também são uma ótima opção para aproximar a escola dos alunos e pais. É possível criar grupos fechados no Facebook para alunos, pais e professores, compartilhar fotos e vídeos dos eventos da escola, interagir com os seguidores, responder às perguntas e, assim, criar uma presença digital.

Sugestão: Será que funciona Google Ads e Meta Ads para escolas?

Tráfego pago

O tráfego pago é uma estratégia fundamental para captar. Ele permite atingir os públicos-alvo da escola de forma direta e efetiva, aumentando suas chances de conversão.

Através do Google Ads e do Meta Ads, é possível ter a flexibilidade de controlar seus orçamentos de campanha e testar diferentes tipos de anúncios e formatos, ajudando a entender qual abordagem é mais efetiva e, assim, direcionando os esforços de marketing apenas para os canais que funcionam melhor para os públicos.

Outra vantagem do tráfego pago é que ele permite que as instituições segmentem sua audiência de forma precisa. Isso significa que se pode direcionar as campanhas através de gênero, idade, escolaridade, renda, geolocalização, interesse e muito mais.

Através dessa estratégia de marketing digital, você consegue alcançar seu público no momento ideal, oferecendo conteúdos e publicidades para todos os estágios do funil de vendas.

 

Marketing de conteúdo

É hora de investir no marketing de conteúdo. Criar conteúdo relevante e interessante para os pais e estudantes potenciais é fundamental para chamar a atenção e gerar engajamento.

Inbound Marketing na prática: estratégias para atrair e converter clientes

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É possível compartilhar artigos sobre educação, mostrando a metodologia da escola ou até mesmo sobre as vantagens de colocar as crianças numa escola com determinadas características.

Também é possível compartilhar entrevistas com professores e ex-alunos, vídeos mostrando a rotina da escola, entre outros tipos de conteúdo.

Além disso, é importante que o conteúdo seja otimizado para os mecanismos de busca, para que a escola apareça nos resultados de pesquisa quando os pais procurarem por escolas na região.

 

SEO – Search Engine Optimization

Como mencionado acima, não podemos esquecer do SEO, ou seja, da otimização de mecanismos de busca. Ele é crucial para o sucesso de um site, pois ajuda a aumentar a visibilidade do site nos resultados de pesquisa dos motores de busca.

Isso significa que o site terá uma chance maior de ser encontrado por pessoas interessadas nos serviços oferecidos pela escola, o que pode resultar em mais tráfego e mais matrículas.

Além disso, SEO também ajuda a melhorar a experiência do usuário ao fornecer resultados relevantes e de qualidade para suas pesquisas. Podemos dizer que o SEO é fundamental para aumentar a visibilidade, autoridade e credibilidade de um site.

Essa técnica deve estar presente em todas as páginas do seu site, nas fotos escolhidas para ilustrar, nos conteúdos criados e em tudo que envolve o meio digital.

Veja algumas formas de aplicar o SEO:

·         Escolha palavras-chave relevantes e use de maneira estratégica em títulos, metadados e conteúdo.

·         Crie conteúdo de qualidade e atualize o site regularmente.

·         Obtenha links externos de fontes confiáveis.

·         Otimize as imagens, incluindo nomes de arquivos e tags alt.

·         Utilize URL amigáveis e evite duplicatas.

Lembre-se que o SEO é um processo contínuo e que deve sempre ser trabalhado.

Sugestão: Vale a pena investir em uma agência de marketing digital para escolas?

E-mail marketing e fluxo de automação

O e-mail marketing também é uma ferramenta poderosa para atrair alunos. É possível enviar newsletters com informações sobre a escola, novidades, eventos e ofertas especiais.

Lembrando que pode-se criar uma lista de e-mails de pais interessados e segmentá-los de acordo com o perfil para enviar conteúdo personalizado e relevante. A partir dessa segmentação, é possível fazer fluxos de automação com o disparo de alguns e-mails que fazem sentido para o público.

Por exemplo, pode haver um fluxo para pais de ensino infantil, outro para ensino fundamental e outro para ensino médio. Também é possível segmentar por série e outras várias características do público.

Com todas as estratégias mencionadas acima, podemos dizer que o marketing digital é uma ferramenta fundamental para atrair alunos para uma escola. Com a grande concorrência, é importante destacar-se e chamar a atenção dos pais e estudantes.

 

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