Vale a pena investir em Google Ads e Meta Ads para escolas?

Tempo de leitura: 5min 47seg
Vale a pena investir em Google Ads e Meta Ads para escolas?

Investir em ações e estratégias de marketing digital é fundamental para empresas de diversos segmentos que desejam se destacar, e com escolas não é diferente.

Nesse cenário, apostar em Google Ads e Meta Ads é uma maneira eficaz de alcançar mais pessoas e colocar a instituição em destaque para o público certo.

A seguir, vamos explicar por que vale a pena investir em estratégias de tráfego pago. Confira!

Por que vale a pena investir em Google Ads e Meta Ads para escolas?

De forma resumida, o Google Ads e o Meta Ads são ferramentas que permitem que empresas invistam dinheiro em troca de destaque na internet e redes sociais.

A grande vantagem é que não é necessário fazer um investimento alto para conseguir bons resultados e, por isso, tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada em diversos setores.

Mas, afinal, por que vale a pena pagar por esse espaço se ter uma página nas redes sociais é de graça? Para começar, a sua página, seja no Facebook ou Instagram, terá um alcance muito menor apenas com o tráfego orgânico. Da mesma forma, fica bem mais difícil aparecer nas primeiras páginas do Google.

Nesse contexto, as ferramentas de tráfego pago permitem que o anúncio apareça em destaque nos principais buscadores. Além disso, permite que você direcione o conteúdo para um público específico, segmentado por localização, faixa etária, gênero, interesses, entre outros.

Com isso, você expõe o seu conteúdo para pessoas que realmente estão buscando pelo serviço que você oferece. Logo, as chances de conseguir novos alunos crescem consideravelmente.

Outra vantagem é o monitoramento das campanhas em tempo real. Dessa forma, é possível fazer mudanças nas estratégias sempre que necessário, otimizando o valor investido para alcançar os resultados desejados.

Assim, você não desperdiça tempo e dinheiro direcionando conteúdos para pessoas que não têm interesse no que a escola pode oferecer.

Sugestão: Como captar mais alunos com marketing digital para escolas?

Quando começar a investir em Google Ads e Meta Ads para escolas?

Como visto, o tráfego pago pode potencializar a captação de alunos com eficiência e inteligência. Com uma boa estratégia, o investimento pode trazer resultados consideráveis, aumentando o número de pessoas interessadas em saber mais sobre a escola ou até mesmo prontas para realizar a matrícula.

Para isso, você pode apostar em momentos específicos para conquistar resultados expressivos, como: durante campanhas de matrículas, quando houver promoções, na programação de eventos escolares ou na divulgação de resultados e aprovações dos alunos em vestibulares, por exemplo. Com esse tipo de conteúdo, a probabilidade de atrair a atenção do público é ainda maior.

Vale ressaltar que o Google Ads e Meta Ads não exigem um valor fixo ou mínimo para fazer anúncios. As plataformas são flexíveis para você investir de acordo com as possibilidades da instituição e de acordo com a estratégia de marketing.

Aliás, é fundamental definir uma boa estratégia para garantir bons resultados. Isso porque o investimento funciona como um leilão. Como os espaços nas plataformas são limitados, a escola define palavras-chave e segmentos específicos, assim como o valor que está disposta a pagar por clique.

Assim, se a escola foi responsável por um dos maiores “lances” dentro das palavras-chave e segmento escolhidos, o anúncio deve aparecer em destaque. Portanto, é importante saber criar os anúncios de forma estratégica para que o valor investido gere um bom retorno.

O poder do Inbound Marketing: como atrair e converter clientes

O poder do Inbound Marketing: como atrair e converter clientes

Como criar campanhas no Google Ads e Meta Ads?

Para começar, o primeiro passo é ter estratégia. Logo, comece criando um planejamento com seus principais objetivos e os resultados que deseja alcançar.

Para te ajudar, separamos algumas etapas importantes para quem deseja começar a investir em Google Ads e Meta Ads.

Conheça seu público

Com o público-alvo definido, ficará mais fácil produzir conteúdos interessantes para atrair a atenção.

Além disso, poderá segmentar os anúncios para entregá-los justamente ao público que deseja alcançar. Assim, o investimento se torna muito mais inteligente e eficaz.

Defina o objetivo da campanha

O que você deseja atingir com anúncios no Google Ads e Meta Ads? Seu objetivo pode ser aumentar o número de matrículas, atrair a atenção para a escola, divulgar eventos e resultados, entre outros.

A partir dessa meta, você terá mais clareza para os próximos passos e poderá destinar a verba de forma estratégica.

Saiba onde o anúncio deve aparecer

O Google Ads oferece diferentes tipos de anúncios que se adaptam a várias estratégias. Veja só:

Rede de pesquisa

Esse anúncio potencializa as chances da sua instituição aparecer na área "anúncios ", no topo ou no final da primeira página do Google.

É a opção ideal para quem busca melhorar a visibilidade e alcance do negócio. Então, se a sua estratégia é atrair mais pais e responsáveis para novas matrículas, essa pode ser uma ótima opção.

Rede de display

Esse tipo de anúncio coloca o seu anúncio em sites parceiros do Google. É uma boa estratégia para quem quer apresentar a instituição para mais pessoas. Mas, para isso, é válido destacar seus diferenciais com um bom conteúdo para atrair a atenção.

Campanhas de vídeo

O formato permite que o conteúdo apareça nos vídeos do YouTube e de outros sites. É um ótimo espaço para mostrar a sua estrutura ou depoimentos.

Já no Meta Ads, os canais disponíveis são: Facebook e Instagram. As duas redes possuem funcionalidades semelhantes e você pode investir em anúncios por meio de imagens, carrosséis e vídeos curtos.

Para saber qual rede social é melhor para a sua escola, avalie o seu público e veja em quais canais ele está presente. Caso você não tenha essa informação, vale a pena testar ambas e conferir os resultados mais positivos.

Sugestão: Vale a pena investir em uma agência de marketing digital para escolas?

Tenha uma boa landing page

Os anúncios funcionam como uma porta de entrada para seu site ou página. Por isso, eles precisam chamar a atenção e despertar o interesse de pais e responsáveis para que eles queiram saber mais sobre a instituição.

Todos os anúncios têm um link que o usuário pode acessar, chamado de landing page. Essa “página de aterrissagem”, em tradução livre, é onde ele encontrará as principais informações sobre a escola.

Nela, pais e responsáveis devem encontrar um conteúdo interessante, que apresente a escola e mostre o profissionalismo da equipe, além de oferecer uma forma de contato, como um formulário ou botão para WhatsApp, para que possam entrar em contato.

Monitore os resultados

Uma das principais vantagens do tráfego pago é a mensuração de resultados em tempo real. Com todos os dados disponíveis, ficará mais fácil verificar quais estratégias estão trazendo resultado e quais precisam de melhorias.

Comece a investir em marketing digital para a sua escola!

As estratégias de marketing digital são fundamentais para colocar sua instituição em destaque e atrair novos alunos. Para isso, conte com especialistas para criar o melhor planejamento para o seu negócio.

Fale conosco e conheça todos os nossos serviços. 

Fique por dentro das novidades!
Inscreva-se e receba conteúdo sobre Marketing Digital e Vendas.

Perguntas frequentes

Como funciona o investimento em Google Ads e Meta Ads para escolas?

Para investir em Google Ads e Meta Ads para escolas, é necessário definir um orçamento diário e um lance máximo por clique. Os anúncios são exibidos para usuários que pesquisam palavras-chave relacionadas à escola, e o custo é calculado com base no número de cliques. No caso do Google Ads, é possível segmentar o público por localização, idioma, dispositivo e outros critérios. Já o Meta Ads é um formato de anúncio mais visual, exibido em plataformas parceiras do Google.

Qual é a duração ideal para uma campanha de Google Ads e Meta Ads para escolas?

A duração ideal para uma campanha de Google Ads e Meta Ads para escolas pode variar dependendo dos objetivos e do orçamento disponível. No entanto, é recomendável executar a campanha por pelo menos 3 a 6 meses para permitir a coleta de dados suficientes e avaliar o desempenho para otimizar a campanha. O monitoramento contínuo é importante para garantir que os anúncios continuem a atingir o público-alvo de maneira eficaz.

Como criar anúncios eficazes para campanhas de Google Ads e Meta Ads para escolas?

Para criar anúncios eficazes é preciso definir uma mensagem clara ao público-alvo, com destaque para os benefícios da escola. É importante utilizar palavras-chave relevantes e criar um título atraente. Imagens ou vídeos podem ser usados no caso do Meta Ads. Também é fundamental testar diferentes variações de anúncios para identificar o que funciona melhor.

Quais são as tendências em marketing digital para escolas?

Algumas tendências em marketing digital para escolas incluem o uso de vídeos, marketing de conteúdo, automação de marketing, chatbots, personalização de conteúdo, marketing de influência e marketing por meio de plataformas sociais. As escolas também estão cada vez mais investindo em estratégias de SEO e mobile marketing.

Sua empresa não está conseguindo captar clientes?
Contratar uma agência de inbound marketing permite criar e implementar estratégias eficazes para atrair e engajar potenciais clientes, aumentando a visibilidade e autoridade da marca, resultando em mais leads e vendas.

Outras notícias que
você pode se interessar