Por que vale a pena investir em uma agência de marketing digital para escolas?

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O marketing digital para escolas é uma das maneiras mais sustentáveis e rentáveis quando objetivo é promover a instituição e atrair mais alunos. Isso porque permite adotar estratégias de comunicação a partir da criação de conteúdos personalizados para o público que deseja atingir.

Dessa forma, é possível colocar a instituição em vantagem competitiva no mercado, alcançando cada vez mais potenciais alunos e/ou seus responsáveis.

Mas, para ter sucesso com essas ações, é importante contar com profissionais especializados no assunto, a fim de definir as melhores estratégias e aplicá-las de forma assertiva.

A seguir, vamos explicar por que vale a pena investir em uma agência de marketing digital para colocar essas estratégias em prática. Boa leitura!

Por que investir em marketing digital para escolas?

É cada vez mais comum que as pessoas façam buscas na internet para obter mais informações sobre diversos assuntos. Então, é normal que os pais também pesquisem sobre escolas para matricular seus filhos.

Por isso, ter uma presença forte na internet pode ser uma vantagem para destacar a sua escola e atrair mais contatos.

De modo geral, o marketing digital para escolas consiste em um conjunto de ações que podem levar a diferentes objetivos. Por exemplo, atrair mais contatos, melhorar a comunicação com os pais e responsáveis, criar um relacionamento mais próximo com os alunos e colocar a marca em destaque no mercado.

Um dos principais fatores para o bom desempenho de estratégias de marketing é o direcionamento das ações e campanhas digitais.

Por meio de abordagens alinhadas com a definição de personas, é possível direcionar as ações da escola a fim de atingir o público desejado. Dessa forma, as chances de conversão aumentam de forma significativa.

Para colocar essas estratégias em prática, contar com uma agência de marketing digital pode fazer toda a diferença.

Afinal, dessa forma você terá uma equipe de especialistas disposta a traçar as melhores estratégias para a instituição. Além disso, as agências de marketing já conhecem e dominam as principais ferramentas necessárias para colocar as ações em prática.

Sugestão: Como captar mais alunos com marketing digital para escolas?

Dicas de como fazer marketing digital para escolas

Assim como acontece em todos os setores, as campanhas de marketing na educação devem estar adequadas a táticas e estratégias considerando os objetivos que se deseja alcançar.

A seguir, veja alguns passos fundamentais para criar boas estratégias de marketing para o setor educacional.

Defina a persona

No marketing digital, toda comunicação deve ser direcionada para o público que adquire seu produto ou serviço. Por isso, definir a persona (ou personas) é o primeiro passo para criar estratégias de sucesso.

Resumidamente, a persona diz respeito a um perfil ideal de cliente, criado a partir de informações do seu público. Com esses dados, poderá trabalhar conteúdos personalizados, direcionados ao perfil que tem potencial para conversão.

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Por exemplo, instituições de ensino superior podem destinar a abordagem diretamente para o aluno. Já no caso das escolas de ensino fundamental e médio, o tomador de decisão, geralmente, são os pais e responsáveis. Por isso, é necessário adequar a comunicação para conversar diretamente com o público que deseja atingir.

Aprimore o seu site

A criação de um site institucional para a escola é fundamental para oferecer as principais informações de forma clara. Além de incluir contatos e endereço, o site também deve conter a história, missão, visão e valores, além de imagens para mostrar a infraestrutura.

Assim, os pais e alunos poderão compreender com mais facilidade o que a instituição oferece. É importante lembrar também que o layout da página interfere na primeira opinião do usuário sobre a instituição.

Além disso, o site deve ter um alto nível de navegabilidade e ser intuitivo. Ou seja, deve ser desenvolvido para facilitar a navegação dos usuários de forma responsiva, tanto em notebooks e desktops quanto em smartphones e tablets.

Vale ressaltar que o marketing digital para escolas não deve ser usado apenas para atrair novos contatos, mas para fidelizar os atuais “clientes”. Por isso, considere abas e informações no site que facilitem o contato e aproximem os alunos e responsáveis da escola.

Aposte nas redes sociais

As redes sociais são ótimos canais para interação com o público e para mostrar o posicionamento do colégio enquanto instituição. Esses canais são importantes para atrair a atenção e levar os usuários para “dentro da escola”.

Para isso, aposte em vídeos do dia a dia na instituição, entrevistas com professores e depoimentos de pais e alunos. Esse tipo de conteúdo humaniza a relação e aproxima o público.

Nas redes sociais, o tipo de linguagem também pode variar um pouco, por isso é importante adaptar o conteúdo de acordo com a mídia utilizada. Além disso, é fundamental usar o tipo de linguagem da sua persona, criando uma conexão com o público que você deseja atingir.  

Produza conteúdo com foco em SEO

A sigla SEO significa, de forma traduzida, “otimização para mecanismo de busca”. Ou seja, é uma estratégia que ajuda a ranquear uma página ou conteúdo nas melhores posições do Google e outros mecanismos de pesquisa.

Logo, quando um usuário buscar por temas relacionados à escola, o mecanismo de busca vai mostrar o site nas primeiras posições. Dessa forma, a instituição ganha destaque e relevância no mercado.

Por isso, é importante conhecer quais são as técnicas de SEO para produzir conteúdo no blog e criar materiais relevantes, como ebooks, vídeos e infográficos.

Faça anúncios no Facebook Ads e Google Ads

Com anúncios patrocinados é possível segmentar o público de acordo com interesses e comportamentos, além de características demográficas. A partir desse investimento, a chance de impactar um potencial cliente é ainda maior.

Ao apostar em ferramentas como Google Ads e Meta Ads é possível monitorar os resultados obtidos em tempo real. Com isso, há maiores chances de conquistar um bom retorno financeiro quando comparado com outros tipos de anúncios e campanhas publicitárias. 

Sugestão: Será que funciona Google Ads e Meta Ads para escolas?

Conte com a Labraro para criar as melhores estratégias de marketing

Como visto, o marketing digital oferece inúmeras oportunidades para expor a instituição no mundo digital e atrair novos alunos.

Mas, para garantir sucesso em suas ações, é fundamental buscar especialistas no assunto para definir as estratégias mais assertivas para o seu negócio. Para isso, conte com a Labraro!

Somos especialistas em marketing digital e contamos com uma equipe de profissionais pronta para definir as melhores ações e mensurar resultados. Agende uma conversa conosco para saber mais sobre nossos serviços.

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Perguntas frequentes

Por que minha escola está com baixo número de matrículas?

O baixo número de matrículas pode ser resultado de uma combinação de fatores, como falta de presença digital efetiva, falta de diferenciação em relação à concorrência ou falta de investimento em marketing.

Como as escolas podem usar as redes sociais para o marketing digital?

As escolas podem usar as redes sociais para o marketing digital, criando conteúdo de qualidade, estabelecendo um diálogo com os pais e alunos, além de usar estratégias de publicidade paga.

Por que as escolas devem se preocupar com o marketing digital?

Para atrair e reter alunos, aumentar a visibilidade da escola, melhorar a reputação da escola, além de oferecer informações importantes para pais e alunos.

Como a otimização de site pode ajudar no marketing de escolas?

A otimização de mecanismos de busca pode ajudar aumentando a visibilidade da escola nos resultados de pesquisa, atraindo mais tráfego para o site da escola e gerando mais oportunidades de matrículas.

Como posso aumentar o número de matrículas com o marketing digital em tempos de crise?

Em tempos de crise é importante investir em marketing digital para promover sua escola e mostrar como ela está se adaptando às mudanças no ensino, oferecendo soluções práticas para as necessidades dos alunos e famílias, além de utilizar plataformas digitais que se tornaram mais relevantes neste período.

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