Hoje em dia, anunciar produtos e serviços em plataformas digitais é cada vez indispensável para a sua marca. A boa notícia é que plataformas de anúncios como o Face Ads facilitam a divulgação de seus produtos e serviços.
O Facebook Ads é uma das ferramentas mais usadas no mundo, sendo muito valiosa para as estratégias de Marketing Digital. Afinal, conta com um site completo para que as empresas consigam criar anúncios em diferentes formatos e com objetivos distintos.
A seguir, vamos explicar como a plataforma de anúncios funciona e por que você deve incluir a mídia paga seu planejamento de marketing. Boa leitura!
O Face Ads é um recurso que permite criar, customizar e acompanhar anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram. A ferramenta permite criar uma série de personalizações sobre as campanhas de anúncios e a partir dessas informações exibe os anúncios no feed dos usuários.
A grande vantagem dessas ferramentas de anúncio é que elas permitem segmentar as campanhas de várias formas, seja por interesse, localização, idade, gênero, entre outros. A plataforma também permite escolher os formatos de conteúdo e o tempo de veiculação.
Para garantir melhores resultados, a ferramenta ainda permite testar e mensurar os resultados, o que é muito importante para avaliar a eficácia de suas campanhas.
Combinadas com o investimento feito, essas informações garantem maior efetividade e impacto em suas campanhas digitais pagas.
Mas, antes de tudo, é importante estudar o seu público para saber se ele é um usuário dessas redes sociais. Assim, você saberá como impactá-lo com mais assertividade.
Vale ressaltar também que integrar diferentes formas de anunciar também é uma estratégia interessante, especialmente se se público é usuários assíduo de redes sociais. Nesse caso, você pode apostar em anúncios no Face Ads, Instagram Ads e Google Ads.
É bem provável que grande parte do seu público seja usuário de pelo menos uma rede social. Por isso você certamente chegará até ele utilizando o Face Ads. Mas não é só isso! A plataforma de anúncios oferece muitas vantagens para o seu negócio, já que está aliada ao marketing de performance.
Com isso, as estratégias podem ser pensadas de acordo com o desempenho de uma campanha, anúncio ou quando ocorre a conversão desejada. Além disso, o objetivo pode ser definido antes da veiculação da campanha, o que garante mais assertividade em suas ações.
Portanto, não há como negar que o Face Ads tem muito a oferecer mais a sua marca. Para ficar mais claro, listamos algumas vantagens de investir na plataforma de anúncios.
Aumenta a visibilidade da marca
Uma das vantagens do Facebook é que ele possui bilhões de usuários, sendo uma das maiores redes sociais da atualidade. Logo, um anúncio no Face Ads atingirá um número elevado de pessoas.
Nesse contexto, o grande diferencial da plataforma é permitir que você defina qual é o público que deseja atingir. Essa segmentação faz com que você chegue até as pessoas certas, garantindo mais assertividade em suas ações de marketing.
Atinge o seu público-alvo
Como já falamos acima, a plataforma permite que você segmente o público que deseja atingir com seus anúncios. Por isso, conhecer a sua persona e saber como se comunicar com ela é um grande diferencial para suas campanhas.
Dessa forma, você otimiza suas ações de marketing, investindo em comunicações com quem realmente tem interesse pelo produto ou serviço. Assim, as chances de converter um usuário da rede em cliente são ainda maiores.
Sem contar que ao atingir pessoas interessadas, o aumento do engajamento nas redes sociais é instantâneo. Afinal, você atrair o público que realmente quer acompanhar seus conteúdos e, mais do que isso, adquirir seus produtos e serviços.
Possui custo acessível
Com o Face Ads, você pode investir a quantia que puder. Então, mesmo com pouco capital disponível, é possível criar uma campanha de anúncios.
Esse é um dos grandes diferenciais da plataforma, sendo vantajoso para empresas de pequeno, médio e grande porte.
Mas, é claro, quanto mais você investir na ferramenta, mais pessoas poderá alcançar e, consequentemente, melhores serão seus resultados.
Acessa usuários de todos os estágios do funil
Um dos pontos altos do Face Ads é que você não depende da busca do usuário para ser encontrado. Ou seja, você poderá atrair o seu público quando ele ainda nem sabe que precisa do seu produto ou serviço. E isso é uma ótima estratégia!
Como a plataforma permite segmentação e anúncios com diferentes objetivos, você poderá criar diferentes estratégias para alavancar os resultados da sua marca.
Apresenta resultados mensuráveis
Por fim, um grande diferencial do Face Ads é a possibilidade de acompanhar os resultados das campanhas em tempo real. Dessa forma, você avalia as métricas de seus anúncios para saber se estão funcionando ou não.
Além disso, é possível fazer alterações ainda com a campanha em andamento, o que garante mais assertividade nos resultados e para os próximos anúncios.
Como medir os resultados de marketing digital
Gestão de tráfego: o que é, como funciona e quais as vantagens
O uso da ferramenta é bem intuitivo, porém existem alguns pontos importantes para a construção do anúncio que precisam estar bem claros. No geral, existem quatro partes principais e suas subdivisões.
- Objetivo
- Criatividade
- Público
- Investimento
O objetivo, como o nome sugere, é o motivo pelo qual o anúncio será criado. A própria ferramenta indica alguns objetivos, como reconhecimento de marca, geração de cadastros, alcance, tráfego, conversões, engajamento, entre outros.
Essa informação deve ser estudada com cuidado para que esteja clara a importância deste anúncio para o seu negócio. A seguir, vamos explicar algumas das opções mais utilizadas.
- Tráfego: esse objetivo é utilizado para direcionar o tráfego existente nas redes sociais para outros canais, como landing page, aplicativos, site, blogs ou outro perfil.
- Geração de cadastros: o objetivo é voltado para a geração de leads para a marca. Seja um cadastro para receber newsletter, deixar o contato ou demonstrar interesse por um serviço. A vantagem é que toda ação é realizada dentro do Facebook, com mais praticidade.
- Conversões: o objetivo está relacionado com a geração de cadastros, mas aqui a conversão pode variar de acordo com o objetivo. Por exemplo: geração de leads, vendas ou visualização de uma página do site. Esse objetivo é bastante assertivo e busca direcionar os usuários para as ofertas e gerar uma conversão.
- Reconhecimento de marca: consiste em apresentar ou reforçar a presença da marca para os usuários. Normalmente, é utilizado no momento de descoberta entre clientes e a marca.
A criatividade é toda a parte visual e textual de seu anúncio. Ou seja, a palavra-chave que será usada e forma como será veiculada na web. Nessa etapa, é fundamental saber como se comunicar com o público.
Por isso, é importante contar com profissionais de design, que trabalham a parte visual dos anúncios.
A ferramenta também permite que o usuário faça um Teste A/B, que permite experimentar posicionamentos diferentes do mesmo anúncio. Além disso, é possível otimizar o orçamento da campanha para definir se o investimento será diário ou vitalício.
O público diz respeito à segmentação do seu anúncio, ou seja, quem será a sua audiência principal. Essa é uma das ações mais importantes para conseguir sucesso na sua campanha.
De modo geral, o seu público será definido com base em dados, como localização, idade, gênero, interesses, entre outros. Essas informações podem ser acompanhadas com mais precisão quando eles acessam no anúncio em questão.
Para facilitar, o próprio Face Ads define algumas audiências para os anúncios. Veja só!
Core Audiences
É uma audiência criada a partir dos dados demográficos, como localização, estilo, estágio de vida, entre outros. Os dados são colhidos por meio das informações disponibilizadas no perfil do usuário e do comportamento dele dentro da plataforma.
Audiências personalizadas
Essa opção permite encontrar a sua audiência já existente entre os usuários do Facebook.
Audiências similares
Se você tem uma lista de consumidores ou usuários que são importantes para o seu negócio, é possível criar uma audiência similar. Ou seja, a audiência pode ser similar a uma audiência personalizada que você criou.
Facebook Exchange
Permite utilizar plataformas externas de publicidade para entender o comportamento do usuário forma da plataforma. Com isso, é possível criar anúncios relacionados a essas ações.
Partner Categories
O Facebook conta com parceiros externos que fornecem dados por meio de pacotes de opções de segmentação. Os dados são baseados em atividades fora do Facebook e podem ser usados na criação dos anúncios.
Por fim, existem alguns termos que são muito usados para definir a forma de cobrança de seus anúncios. Para garantir mais assertividade, é importante estar familiarizado com o assunto.
Custo Por Ação (CPA)
É um custo médio que você está pagando por ação que o usuário realiza em seus anúncios. Afinal, o intuito do anúncio é levar a pessoa à uma ação desejada. Então quanto mais ações houver em seu anúncio, menor será o seu custo por ação.
Custo por Clique (CPC)
O CPC diz respeito a quanto você paga, em média, por um clique realizado no seu anúncio. O CPC médio é calculado por meio do custo total do anúncio/total de cliques.
Custo por 1.000 impressões (CPM)
Nesse caso, o custo mostra a média que você está pagando para cada mil impressões do seu anúncio. Ou seja, quantas vezes o seu anúncio é mostrado ao público, havendo interação ou não.
O cálculo é feito por meio da fórmula: custo total do anúncio / (total de impressões / 1.000).
Como visto, as plataformas de anúncios digitais têm muito a oferecer para o seu negócio. Mas, para isso, é preciso experiência para definir as melhores estratégias e objetivos para chegar ao público certo.
Para isso, você pode contar com a Labraro! Temos a expertise necessária para te ajudar a alavancar seus resultados com marketing digital.
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Algumas dicas para criar um anúncio eficaz incluem usar imagens e vídeos atraentes, incluir uma chamada para uma ação objetiva (Call to Action), usar uma linguagem direta e segmentar seu público-alvo com precisão.
Você pode definir seu público-alvo com base em vários critérios, incluindo idade, gênero, interesses, comportamentos e localização geográfica.
Os objetivos de campanha que você pode escolher no Facebook Ads incluem reconhecimento da marca, consideração, conversão e alcance.
Você pode controlar o custo dos seus anúncios definindo um orçamento diário ou total para sua campanha e usando estratégias de lances otimizados para alcançar seus objetivos de anúncios.