Como fazer campanhas de mídia paga para marketing B2B

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 Como fazer campanhas de mídia paga para marketing B2B

No marketing digital B2B a jornada de compra costuma ser mais longa e complexa. Isso porque o número de fatores envolvidos é grande e dificilmente uma decisão é levada pela emoção, como acontece no B2C.

Nesse sentido, apostar em campanhas de mídia paga para marketing B2B não é uma tarefa simples. Contudo, quando bem estruturada, pode trazer ótimos resultados para o seu negócio.

A seguir, vamos explicar como colocar essa estratégia em prática. Boa leitura!

Marketing digital para empresas B2B

Muitas empresas, por não conhecerem a fundo as etapas de funil de vendas do inbound marketing, acabam não apostando em novas ferramentas e estratégias para o negócio.

No entanto, com um mundo cada vez mais digitalizado, é importante saber encontrar o seu público em ambientes online. E, mais do que isso, construir valor e ganhar a confiança da sua audiência.

Com as campanhas de mídia paga, você exibe a sua marca para quem está ativamente procurando por aquilo que você oferece. Esse pode ser um grande passo para fechar um contrato e criar uma relação duradoura com um novo cliente.

Contudo, vale ressaltar que os produtos e serviços têm uma venda complexa e um ciclo mais longo no mercado B2B. Então, como alcançar um percentual maior da pirâmide e, ao mesmo tempo gerar credibilidade?

Nesse caso, é importante levar ao cliente um conteúdo útil, independentemente do momento de compra em que ele se encontra. O conteúdo deve ser educativo e relevante. Assim é possível criar credibilidade ao longo do tempo e ser lembrado como referência no momento de decisão de compra.

Aliás, vale ressaltar que no inbound marketing não é a sua empresa que busca clientes, mas o lead que chega até o seu negócio por meio de seus conteúdos. Nesse sentido, campanhas de mídia paga são importantes para divulgar a sua marca e seus conteúdos e, assim, atrair potenciais clientes.

Sugestão: Google Ads ou Meta Ads: em qual deles vale a pena investir?

Como fazer campanhas de mídia paga para marketing B2B

Uma das grandes vantagens das campanhas de mídia paga no marketing digital é a segmentação de públicos. Essa funcionalidade permite que você identifique os estágios do funil dos usuários e segmente seus anúncios de acordo com a jornada de compra.

Com isso, é possível aumentar as chances de conversão de um lead, já que você se comunica com usuários que realmente estão prontos para fechar negócio.

Hoje em dia, é possível contar com diferentes ferramentas e estratégias para investir em anúncios online. A seguir vamos explicar as principais para o marketing B2B.

Social Ads

As redes sociais são os canais mais acessados hoje em dia, logo é onde se concentra a maior quantidade de potenciais clientes. Assim como as postagens, os anúncios devem levar em consideração o seu público-alvo. Por isso, nem todas as redes sociais fazem sentido para investimento, sendo importante investir em canais com potencial de alcance.

O Facebook Ads, por exemplo, possui uma ferramenta chamada Custom Audiences. Nela, é possível importar uma lista de contatos, do tráfego do site ou de usuários que estão em seu aplicativo, por exemplo.

A partir dessa lista, é possível fazer diversas ações para mapear a jornada do usuário e, com isso, manter o interesse no maior número de contatos possível. Afinal, você consegue adotar uma comunicação baseada no estágio de compra de cada cliente.

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O Facebook Ads também oferece outras ferramentas interessantes, como selecionar os visitantes mais recentes filtrando pela URL. Da mesma forma, é possível identificar a audiência que já baixou algum material rico e trabalhar esse público para vender outros produtos.

Assim como o Facebook, o Instagram é uma rede social com grande audiência, o que pode trazer visibilidade e reconhecimento para a sua empresa. A rede também permite trabalhar públicos segmentados, buscando atrair perfis interessantes para o seu negócio.

Por fim, quando falamos em marketing B2B, o LinkedIn também se torna uma rede social interessante, afinal é voltada para assuntos profissionais. Por isso, pode ser a melhor opção para empresas que trabalham com público de negócios e cargos de decisão.

Por reunir muitas informações sobre o perfil profissional do usuário, o LinkedIn permite segmentar bem o público do seu anúncio. Portanto, pode ser uma ótima ferramenta para gerar leads mais preparados para conhecer e consumir o seu produto ou serviço.

Links Patrocinados

Os links patrocinados são conteúdos em destaque quando você procura por palavras-chave nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Esses anúncios colocam a sua empresa em destaque nos resultados, gerando um alcance maior quanto comparado com conteúdo orgânico.

Nesse caso, a campanha de mídia paga é criada por meio do Google Ads. Na ferramenta, você direciona o público-alvo de sua empresa por meio de segmentações.

Mas, para garantir o sucesso dessa estratégia é fundamental definir as palavras-chave relevantes para o seu negócio, além do local de abrangência da campanha.

Sugestão: Gestão de Google Ads: apareça quando seus clientes estiverem pesquisando no Google

Remarketing

Os anúncios de remarketing são aqueles exibidos em outros sites para quem visitou uma página do seu site. O objetivo é relembrar o usuário dos produtos e serviços que a sua empresa oferece.

Para criar esse tipo de campanha é possível usar a rede de display (sites parte do Google) através do Google Ads.

Outra opção é usar o Facebook Ads, adicionando a campanha ao site da sua empresa e definindo listas de remarketing específicas para cada página visitada. Assim, quando o cliente acessar determinada página, ele entra para a lista automaticamente.

Conte com uma agência de marketing digital

Como visto, existem diferentes tipos de campanhas de mídia paga que podem oferecer ótimos resultados para empresas B2B. Porém, para ter sucesso, é preciso dominar as principais plataformas para criação de anúncios e saber analisar dados e definir as melhores estratégias para o negócio. 

Para isso, você pode contar com uma agência de marketing digital. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a criar campanhas de mídia paga eficientes para o seu negócio!

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Perguntas frequentes

Qual é a melhor plataforma de mídia paga para empresas B2B?

A melhor plataforma de mídia paga depende do seu público-alvo e dos seus objetivos de negócios. Algumas plataformas populares para campanhas B2B incluem LinkedIn Ads e Google Ads.

Como definir o orçamento para campanhas de mídia paga?

O orçamento para campanhas de mídia paga deve ser definido com base nos seus objetivos de negócios, no tamanho da sua empresa e na concorrência no mercado. É importante testar diferentes orçamentos e ajustar conforme necessário.

Como criar anúncios eficazes para campanhas de mídia paga?

Algumas dicas para criar anúncios eficazes para campanhas incluem focar em soluções de negócios, apresentar estudos de caso e usar depoimentos de clientes. É importante manter a mensagem clara e direta, usar imagens relevantes e garantir que o anúncio corresponda à página de destino.

Como medir o sucesso das campanhas de mídia paga?

O sucesso das campanhas de mídia paga pode ser medido usando métricas como número de impressões, cliques, taxa de conversão e retorno sobre o investimento (ROI).

A área comercial de sua empresa está desorganizada ou desatualizada?
O marketing digital ajuda a gerar leads qualificados, otimizar a conversão de vendas e melhorar a segmentação de público-alvo, além de fornecer dados e métricas para análise de desempenho e tomada de decisão estratégica.

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