Benefícios do Inbound Marketing para empresas B2B

Benefícios do Inbound Marketing para empresas B2B

Vivemos uma era com grande concorrência no mercado e consumidores cada vez mais exigentes. Nesse contexto, um dos principais desafios para empresas é construir valor e ganhar a confiança da audiência. Pensando nisso, investir em inbound marketing para B2B pode ser um grande diferencial.

A seguir, vamos explicar como apostar nessa estratégia e os benefícios oferecidos por ela. Confira!

O que é Inbound Marketing?

Antes de tudo, é importante entender o que é inbound marketing. Também, conhecido como marketing de atração, o conceito visa atrair e converter clientes através de conteúdos relevantes. 

Em resumo, o inbound marketing é uma estratégia na qual os clientes chegam até a sua empresa, atraídos pela sua mensagem. Diferente das estratégias de marketing tradicional, busca fidelizar os clientes entregando conteúdo que agregue conhecimento e experiências.

No inbound marketing, a jornada do cliente representa todas as etapas do processo de decisão. Ou seja, é o caminho que a persona faz desde o momento em que começa a buscar informações até o ponto em que realiza a compra do produto ou serviço.

Uma maneira mais fácil de compreender é usando o conceito de funil de vendas. Cada etapa do funil tem uma função no processo de decisão. Por exemplo:

- Topo do funil – aprendizado e descoberta;

- Meio do funil – consideração e intenção;

- Fundo do funil – avaliação e decisão.

De modo geral, o topo concentra todos os usuários que chegam até a sua empresa. Portanto, é uma etapa que exige estratégias de atração, oferecendo conteúdos de valor que despertem o interesse.

No meio do funil estão aqueles que já apresentam intenção de compra. Portanto, é o momento de estreitar o relacionamento, com conteúdos que tenham um poder de persuasão e encantamento ainda maior.

 Por fim, o fundo do funil concentra usuários que já estão na etapa de decisão e finalização do processo de compra. Aqui, é o momento de transformar o lead em um cliente, utilizando todas as ferramentas que incentivem o fechamento da compra.

Portanto, para aplicar a estratégia é preciso conhecer as dores e oportunidades da sua persona, a fim de entregar informações que atraiam a sua atenção. Aliás, no inbound marketing, potenciais clientes são chamados de leads.

Sabendo disso, não fica muito difícil perceber a importância da utilização dessa estratégia para atrair e fidelizar clientes.

No entanto, é normal haver dificuldades na hora de traçar um planejamento de inbound marketing para empresas B2B. Isso porque as relações entre as empresas tendem a ter questões mais burocráticas que dificultam o processo de vendas. 

Ao contrário das estratégias para B2C, no business to business o tempo para definir uma compra costuma ser longo, podendo levar meses de negociação.

Mas não precisa se preocupar! Existem ótimas estratégias para superar esses desafios e nós vamos te ajudar com elas.

Leia também!

O que são gatilhos mentais e como usá-los no marketing digital?

Glossário do marketing digital: tudo que você precisa saber

Por que o inbound marketing para B2B é importante?

Agora que já sabe qual é o conceito de inbound marketing, podemos explicar a importância dessa estratégia para um negócio B2B.

Embora seja entre empresas, o inbound marketing para B2B busca direcionar a sua estratégia para os leads, educando-os e construindo uma confiança entre os envolvidos.

Dessa forma, facilita o processo de venda, que costuma ser demorado, na hora de executá-la. Mas, afinal, como transformar leads em clientes?

Uma das estratégias mais eficazes do inbound marketing para B2B é a nutrição de leads. Com isso, é possível enviar conteúdos informativos, para que eles caminhem pelo funil de vendas até estarem prontos para finalizarem a negociação.

Aqui, todo conteúdo compartilhado tem como objetivo oferecer informações relevantes sobre como a sua empresa pode apresentar soluções eficazes. Também é possível educar o cliente, indicando soluções que auxiliem na resolução de suas dores.

Principais vantagens do inbound marketing para empresas B2B

Como visto, o inbound marketing é uma estratégia que oferece resultados interessantes no digital, inclusive para empresas B2B. Prova disso, são os benefícios que o seu negócio garante ao fazer esse investimento. Veja alguns deles!

Melhora a imagem do seu negócio

Um dos grandes benefícios do inbound marketing é poder compartilhar seus conhecimentos por meio do conteúdo. Com isso, a sua empresa ganha autoridade no assunto, podendo se tornar uma referência no mercado.

Além de atrair mais usuários, essa estratégia é capaz de fidelizar cada vez mais clientes. Isso porque uma ação focada em ajudar a sanar dores cria uma imagem de confiança no seu negócio.

Reduz custos com aquisição de clientes

É de extrema importância que as empresas tenham uma ideia exata de quanto custa cada cliente, uma métrica chamada de CAC (Custo por Aquisição de Cliente).

Esse cálculo é importante para conseguir ter uma visão mais clara sobre o retorno de suas ações de marketing.

Com estratégias de inbound marketing para B2B, é possível deixar esse processo de aquisição mais barato. Afinal, é possível metrificar a taxa de aquisição com mais facilidade. 

Isso porque cada ação pode ser monitorada e analisada. Então, você saberá de forma mais precisa quando um cliente chegou até você através de uma ação específica. Assim, ficará mais fácil optar por canais e campanhas de atração que geram resultados.

Além disso, é válido reforçar que, ao transformar uma pessoa ou empresa em lead, o processo de venda se torna muito mais rápido e fácil.

Garante mais conhecimento sobre a sua persona

Você sabe a diferença entre público-alvo e persona? No inbound marketing, o conhecimento sobre o público vai além, buscando com mais detalhes quem são as pessoas que, de fato, poderão gerar resultados.

Para isso, é feita a definição de personas. Resumidamente, a persona é uma representação fictícia de um cliente ideal para o seu negócio.

A definição é baseada em comportamentos e características demográficas dos clientes, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos e desafios. São esses dados que servirão de guia durante todo o processo de criação de conteúdo.

Com essa estratégia, você conseguirá diferenciar quem são as pessoas e empresas que podem se interessar pelo seu serviço ou produto.

Foca nos resultados

Ao contrário do mercado B2C, no business to business, o trabalho com seus leads deve ser feito de forma racional.

Desse modo, o foco no inbound marketing para B2B é entregar resultado que podem ser mensurados e trabalhados na hora de compreender o que está dando certo e o que pode ser melhorado.

Estratégias de inbound marketing para B2B

Para garantir bons resultados com o inbound marketing é preciso planejar as estratégias. A seguir, listamos alguns exemplos que podem ajudar a acelerar as vendas no mercado B2B.

Esteja presente no digital

Antes de tudo, é importante marcar presença no mundo digital. Ou seja, manter as redes sociais ativas, ter um site atualizado, um blog com conteúdo relevante, entre outros. Esses canais são fundamentais para enriquecer a sua estratégia de inbound marketing.

Avalie os canais de prospecção

Você sabe como seus clientes chegam até você? Antes de focar em uma única estratégia, é importante testar outras ações, em formatos e canais diferentes.

Mas, é claro, cada ação deve ser metrificada, sempre colocando objetivos que podem ser alcançados. Assim, você conseguirá entender quais são os canais mais efetivos e a melhor forma de se comunicar com a sua persona.

Também é importante acompanhar o comportamento de suas personas, adaptando-se aos novos hábitos e demandas do seu público.

Aposte em conteúdo para diferentes canais

Um dos principais aliados do indound marketing é o marketing de conteúdo. Todas as informações apresentadas têm como objetivo atrair e envolver o potencial cliente.

Com isso, é possível criar uma percepção bastante positiva da sua marca, produto ou serviço.

Dentre os modelos de conteúdo que podem ser usados no inbound marketing para B2B podemos citar:

- Guias e dicas: por exemplo, um ebook com um passo a passo ou dicas valiosas para solucionar determinado problema.

- Notícias e curiosidades: use o blog, por exemplo, para informar a persona sobre as novidades e tendências do seu setor de atuação.

- Cases de sucesso: mostre para seus possíveis clientes as oportunidades de crescimento apresentando o que outros clientes já alcançaram.

O conteúdo apresentado pela sua empresa é a principal ferramenta para criar interesse sobre o seu negócio. Por isso, aposte na criatividade, esteja ativo nos principais canais de contato com seus clientes e aposte em ferramentas de Inbound Marketing para planejar as estratégias e acompanhar os resultados.

Aqui, também vale ressaltar uma dica: não tenha medo de reciclar seus conteúdos. Em vez de escrever novos conteúdos sobre o mesmo tema que foi publicado meses atrás, é muito mais prático reciclar e atualizar as informações.

E atenção: não se esqueça de interagir por meio de alguns CTAs (Call To Action), um convite, uma indicação de outros conteúdos ou uma promoção.

Conte com a Labraro para explorar as melhores estratégias para B2B

Ficou animado para incluir estratégias de inbound marketing para B2B em seu planejamento? Apostar nessas práticas pode ser a peça-chave para alavancar o sucesso do seu negócio.

Para isso, você pode contar coma Labraro! Somos uma agência de marketing digital que aplica em seus projetos as mais novas e eficazes ações do mercado.

Assim, podemos oferecer à sua marca as melhores experiências no espaço digital. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!

compartilhe

Outras notícias que
você pode se interessar

enviar
19 3846.1408
Vinhedo/SP
política de privacidade