As redes sociais mudaram muitas coisas, especialmente a forma de fazer propaganda. Hoje, ao acessar o perfil, somos impactados por dicas, divulgações e anúncios de diferentes marcas.
Nesse cenário, uma das maneiras mais eficazes de conectar uma empresa com o seu consumidor final é apostar na influência de criadores de conteúdo.
Conhecido como marketing de influência, a estratégia consiste em encontrar um influenciador que possa conversar diretamente com seus seguidores e divulgar produtos e serviços.
Aliada ao marketing digital, a estratégia tem gerado bons resultados para indústrias e empresas de diferentes setores. Afinal, receber uma recomendação ou feedback positivo em relação ao produto faz toda a diferença para a decisão de compra.
Ao contar com um influenciador, as chances de impactar o consumidor e levá-lo à compra do produto aumentam consideravelmente.
A seguir, vamos explicar o que é o marketing de influência e como ele pode ser positivo para diversos setores, especialmente para a indústria de alimentos. Boa leitura!
O marketing de influência, como o nome sugere, é uma estratégia que usa a influência de criadores de conteúdo para divulgar uma marca, produtos e serviços.
Mas, afinal, por que isso é tão vantajoso? É importante entender que, ao compartilhar conteúdo do próprio cotidiano, os influenciadores constroem uma relação de afinidade com seus seguidores. É essa aproximação que gera confiança e, consequentemente, leva à venda de produtos e serviços divulgados.
Esse efeito é presente em gatilhos mentais, como o gatilho da autoridade, em que utilizamos a voz de alguém com expertise comprovada, ou gatilho da prova social, em que mostramos que a marca é escolhida por pessoas de um nicho.
Além da credibilidade, o negócio também conquista mais visibilidade e aumenta o tráfego orgânico de suas redes.
Devido à popularização das redes sociais, especialmente do Instagram, hoje é possível contratar desde nanoinfluenciadores, com até 10 mil seguidores, ou megainfluenciadores, com mais de 1 milhão de seguidores.
Dependendo do seu objetivo, um nanoinfluenciador pode engajar mais pessoas. Por isso, é importante avaliar os perfis além do número de seguidores e entender exatamente o que se espera da parceria.
Outro ponto a ser considerado é que, embora seja mais comum em estratégias B2C, com a comunicação direta com o consumidor final, o marketing de influência também pode ser usado no B2B.
Nesse caso, é importante lembrar que pessoas por trás das tomadas de decisão podem acompanhar perfis de empresários, CEOs, consultores e demais influenciadores B2B.
De modo geral, é a empresa que define com o influenciador quais os produtos e serviços serão divulgados e de que forma isso será feito, além de outras especificações. Contudo, é importante que o influenciador tenha liberdade para criar o conteúdo. Assim, gera autenticidade e passa confiança aos seguidores.
Além disso, é preciso analisar os perfis de criadores de conteúdo para saber se ele alcança um público relacionado à sua indústria e entender qual é o melhor canal para fazer a divulgação.
As redes sociais estão cada vez mais presentes na rotina de muitos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da We Are Social e da Meltwater, o Instagram é a terceira rede social mais usada no Brasil em 2023, com 113,5 milhões de usuários.
Por isso, contar com canais de divulgação dentro da plataforma é uma estratégia interessante para conseguir bons resultados para a sua empresa. Além disso, investir em influenciadores nas redes sociais oferece outras vantagens.
Construir uma base de clientes engajados e fiéis é um investimento que demanda tempo. Os influenciadores, por sua vez, já passaram por esse processo e possuem uma base interessada no que oferecem.
Por isso, investir em criadores de conteúdo pode acelerar esse processo, aumentando a base de possíveis clientes da sua empresa.
Na internet, a opinião do outro conta muito, especialmente para a nova geração de consumidores. Logo, uma boa resenha pode passar credibilidade aos usuários que buscam boas avaliações da marca, além de atrair a atenção de novos consumidores.
Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, o marketing de influência também pode (e deve) ser mensurado. Assim, é possível entender a reação do público, os resultados gerados em tempo real e o que você precisa mudar para futuras ações.
É claro que a estratégia precisa ser muito bem planejada, e o custo irá depender da negociação com o influenciador. Mas, de modo geral, as ações com criadores de conteúdo são acessíveis e podem gerar um bom retorno para a empresa.
Para identificar um influenciador digital para o setor alimentício, é necessário avaliar alguns pontos. Veja só!
O número de seguidores é importante, mas nem sempre é o que trará o resultado esperado. Na verdade, a capacidade de engajamento está relacionada ao nível de influência que um perfil exerce.
Então, avalie como é o relacionamento do criador de conteúdo com seus seguidores e se há número considerável de interações nos comentários, salvamentos e compartilhamento dos conteúdos criados.
Um dos pontos principais na hora de escolher o influenciador é avaliar se ele conversa com o público da sua empresa. Afinal, de nada adianta alcançar muitas pessoas se elas não tiverem interesse em adquirir o seu produto.
No caso de uma indústria de alimentos, por exemplo, aposte em perfis que atraiam pessoas interessadas em aprender novas receitas, conhecer novas marcas e experimentar novos produtos.
Assim, as chances de despertar o interesse e levar os seguidores à compra do seu produto aumentam consideravelmente.
Além disso, aposte em influenciadores que estejam próximos dos valores da empresa. Assim, você consegue gerar maior identificação com o público.
O canal de divulgação também é fundamental para o sucesso da estratégia. Então, na hora de fazer a escolha do influenciador, opte por aquele que possui influência no canal mais utilizado pelo seu público.
Por exemplo, se o seu público-alvo está no Instagram, busque criadores de conteúdo que tenham bom engajamento nessa rede social.
A estratégia também deve considerar os pontos de monitoramento, a fim de verificar a eficiência da campanha.
A autoridade está relacionada ao nível de conhecimento do influenciador no nicho que ele representa. Além de ser um especialista no assunto, ele se torna porta-voz e atrai um público bastante interessado no conteúdo que ele oferece.
Para o setor de alimentos, podemos considerar perfis de profissionais formados em gastronomia e nutrição, chefs de cozinha e donos de restaurantes, por exemplo. De modo geral, essas pessoas atraem um público mais específico, que realmente possui interesse em conteúdo desse segmento.
O conhecimento e domínio no assunto faz com que esses perfis tenham mais credibilidade e, por isso, maior poder de persuasão.
Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, conhecer o seu público é fundamental para ter assertividade nas ações. No marketing de influência não é diferente!
É preciso conhecer o seu público-alvo para avaliar quais influenciadores se comunicam diretamente com ele. Com esse passo bem definido, é hora de escolher os influenciadores. Para isso, listamos alguns passos importantes.
Sugestão: Aprenda como criar uma persona e faça uma estratégia de resultados
Pesquise quais são os perfis que combinam com a sua marca e considere manter dois ou mais profissionais para que você possa abranger o maior número de pessoas interessadas em seu produto ou serviço.
Além disso, quando um usuário vê mais de um influenciador falando sobre uma marca, isso pode causar um efeito maior, potencializando as chances de realizar a compra ou recomendar a marca para outras pessoas.
Essa etapa exige muita atenção, pois é o primeiro contato no processo de negociação e início de um relacionamento. Portanto, é preciso ter clareza para informar o que você busca com a ação e tirar todas as possíveis dúvidas.
O contato pode ser feito para enviar um press kit de sua marca para que o influenciador conheça seus produtos, ou uma contratação para que ele faça uma divulgação da sua marca.
É importante solicitar que o influenciador envie seus dados de visualização e engajamento. Embora o número de seguidores seja importante, são essas taxas de engajamento que mostram o impacto do perfil.
Por exemplo, um influenciador com menor número de seguidores pode ser mais interessante para promover a sua marca em determinado local do que um perfil maior, mas com pessoas espalhadas por todo o país.
Lembre-se: todos os números devem ser avaliados levando em consideração o que você deseja alcançar com a estratégia.
Além de avaliar os números, veja como são feitas as postagens do influenciador: posts nos stories, feed, Reels, entre outros, além dos dias e horários.
O conteúdo da postagem também deve ser alinhado com o criador de conteúdo. Embora muitas empresas optem por criar um roteiro, vale a pena dar liberdade para que o influenciador colabore com a produção do material.
Assim, o conteúdo se torna mais autêntico, natural e próximo do que os seguidores esperam encontrar naquele perfil.
Por fim, é importante manter um bom relacionamento após a contratação. Isso deve ser visto como uma forma de parceria que, quanto mais tempo durar, mais vantagens pode proporcionar para ambas as partes.
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Um influenciador digital é um profissional criador de conteúdo com alta capacidade de alcance nas redes sociais. Com isso, pode influenciar o comportamento e opinião do seu público, sendo referência em seu segmento.
Sim, desde que alinhada com os objetivos da sua empresa. A contratação de um influencer pode ajudar na divulgação de produtos e serviços, além de aumentar o número de vendas, tráfego orgânico em suas páginas e engajamento com a sua marca.
O passo principal é escolher um perfil que atraia seguidores interessados em assuntos voltados à gastronomia e alimentação. Em seguida, avalie os números do influenciador, como o total de seguidores e a taxa de engajamento nas postagens. Por fim, tente escolher um perfil que esteja alinhado aos valores da sua empresa para gerar maior identificação com o público.