O que são gatilhos mentais e como usá-los no marketing digital?

O que são gatilhos mentais e como usá-los no marketing digital?

Você já reparou que tomamos algumas decisões de maneira automática? Na verdade, engana-se quem acredita que faz escolhas totalmente no racional, já que o inconsciente também tem muita responsabilidade nisso. E é por esse motivo que os gatilhos mentais são tão importantes na tomada de decisão.

Neste artigo, vamos explicar o que são gatilhos mentais e por que eles fazem a diferença nas suas estratégias de marketing digital. Boa leitura!

O que são gatilhos mentais?

Resumidamente, os gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe para tomar decisões no nível do inconsciente.

Em outras palavras, é como se ele automatizasse algumas ações para conseguir focar em decisões mais complexas. Caso contrário, a nossa mente viveria exausta, concorda?

Para isso, os gatilhos mentais despertam emoções e resgatam lembranças que nos motivam a realizar determinada ação.

Essas reações podem gerar diversas sensações, como alegria, entusiasmo, desânimo, entre outras, dependendo do estímulo recebido. Por essa razão, pode ser uma ótima ferramenta para atrair a atenção do seu público e melhorar os resultados da sua estratégia.

Como utilizar os gatilhos mentais nas estratégias de marketing?

Por ser uma ferramenta poderosa de persuasão, os gatilhos mentais são cada vez mais explorados na área do marketing e vendas. Geralmente, são usados para conduzir a audiência a realizar uma escolha.

A ideia do gatilho mental é criar uma conexão verdadeira com o público, proporcionando uma boa experiência. Porém, é preciso ter ética e responsabilidade para não fazer propagandas enganosas ou prometer mais do que se pode oferecer. 

A seguir, listamos 5 exemplos que podem te ajudar a entender melhor como explorar essa estratégia. Confira!

Escassez

O gatilho mental da escassez é um dos mais populares entre as equipes de marketing e vendas. Isso porque está relacionado ao nosso instinto de sobrevivência, já que gera urgência na ação.

Dessa forma, pode ser usado para explorar a raridade e exclusividade de acesso a um produto ou serviço, levando o consumidor a tomar uma decisão antes que eles acabem.

Em outras palavras, o indivíduo toma uma decisão com rapidez para não correr o risco de ficar sem o produto ou serviço. Alguns exemplos bastante comuns são: “Só até amanhã!” ou “Vagas Limitadas”.

Autoridade

O público tem uma forte tendência de consumir produtos e marcas com reconhecimento no mercado. Por esse motivo, um dos gatilhos mentais para vendas mais eficazes é o da autoridade.

Para isso, o primeiro passo é produzir conteúdos relevantes e de qualidade para a sua audiência, mostrando o quanto domina a sua área. Ao compartilhar o que sabe, você expõe a sua especialidade no assunto, gerando um sentimento de confiança nos seus consumidores.

Outra forma de utilizar esse gatilho mental é convidando personalidades influentes na sua área de atuação para falar sobre o seu produto ou serviço.

Reciprocidade

Se o seu objetivo é levar o usuário a uma ação, um dos gatilhos mentais mais eficientes é o da reciprocidade. Ao oferecer algum benefício de valor ao público, você gera nele a necessidade de retribuir.

A estratégia é muito utilizada no inbound marketing, quando uma empresa oferece um material relevante de forma gratuita. Em troca, o usuário disponibiliza seus contatos e permite o envio de mensagens para estreitar o relacionamento.

Outra maneira de utilizar esse gatilho mental é oferecendo testes grátis do seu serviço ou produto.

Empresas como Netflix e Spotify, por exemplo, oferecem um período grátis de assinatura para que o usuário conheça a plataforma. Esse tipo de ação desperta no público a vontade de se cadastrar e utilizar o serviço.

Novidade

É natural que algo novo desperte o interesse, então estimular essa expectativa no público pode ser uma ótima forma de levá-lo a consumir a sua marca.

Por isso, vale a pena investir em lançamentos e novidades que atraiam a atenção do seu público.

Nesse momento, mostre características relevantes do seu lançamento, que serão diferenciais no momento da escolha. Essa é uma ótima forma de levar o usuário a consumir a sua marca.

Curiosidade

Aguçar a vontade de consumir o seu conteúdo, produto ou serviço, sem dúvidas, é uma das melhores estratégias de marketing e vendas. Por isso, você pode utilizar o gatilho mental da curiosidade no lançamento de um produto, por exemplo.

Para isso, aposte em teasers que atraiam a atenção do usuário e gere interesse e expectativa. A estratégia também é muito utilizada em títulos de blogs e e-mails para levar o leitor a consumir o seu conteúdo.

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Como visto, os gatilhos mentais podem ajudam a atrair a atenção do seu público e melhorar seus resultados de marketing e vendas. No entanto, é preciso saber aplicá-los com responsabilidade para atingir o resultado esperado.

Para isso, você pode contar com a Labraro! Com mais de 12 anos de atuação, estamos prontos para definir a melhor estratégia para fortalecer a sua marca no mercado e atrair mais clientes.

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