Marketing B2B: entenda o que é e confira dicas valiosas

Tempo de leitura: 6min 19seg
Marketing B2B: entenda o que é e confira dicas valiosas

Em um cenário que envolve diferentes desafios para destacar a sua empresa, é essencial contar com as ferramentas adequadas.

Por isso, apostar em soluções de marketing B2B pode ser uma ótima alternativa para otimizar os resultados de sua organização, alinhando estratégias com as particularidades do seu negócio dentro do setor de atuação.

A seguir, vamos explicar com mais detalhes o que é marketing B2B, quais estratégias usar e alguns exemplos de como funciona na prática. Boa leitura!

O que é marketing B2B?

A sigla B2B é um acrônimo para Business to Business que, de forma traduzida, significa negócio para negócio. Logo, diz respeito a transações que ocorrem entre empresas.

Diferentemente do B2C, esse setor lida com um mercado menos extenso e mais vertical. Por isso, é comum que o processo de fechamento da compra de um produto ou serviço seja mais demorado.

Aliás, vale ressaltar que, ao contrário do B2C – que permite tomar decisões a partir de emoções e identificação com a marca, no B2B os compradores são mais objetivos. Ou seja, eles buscam por retorno sobre o investimento e custo-benefício.

Além disso, as negociações são mais intensas e requerem um nível de confiança por parte dos compradores, já que tende a acontecer de forma cíclica. Logo, a satisfação do cliente é fundamental para o seu retorno.

Nesse cenário, o marketing B2B é usado para criar estratégias que gerem oportunidades para o negócio, atraindo leads qualificados. Ou seja, contatos que demonstram interesse e intenção de compra.

Além de atrair possíveis clientes, o marketing também busca criar um vínculo entre as empresas, tornando a comunicação clara, assertiva e humanizada.

Para isso, a estratégia busca entregar conteúdo de alta relevância para nutrir o relacionamento com o cliente. Dessa forma, as chances de venda e fidelização dos leads crescem significativamente.

Como já falamos anteriormente, o processo de compra no B2B é mais lento e envolve uma tomada de decisão cuidadosa. Portanto, as ações de marketing são fundamentais para apoiar esse processo.

Como garantir o sucesso da estratégia de marketing B2B?

Apostar no marketing B2B é uma prática que pode trazer benefícios para a organização. Afinal, é uma ótima ferramenta para criar relacionamentos em longo prazo.

Se você oferece um serviço ou produto de qualidade e mantém o relacionamento com o cliente, isso vai impulsionar o desempenho da empresa compradora. Com isso, dificilmente ela trocará seus serviços pelos de outra companhia.

Mas, afinal, como colocar essas estratégias em prática? Para te ajudar, listamos alguns passos fundamentais. Veja só!

Defina suas principais metas de forma clara

Para atingir o objetivo desejado é fundamental definir metas claras e atingíveis, e compartilhar com a sua equipe quais são elas. Assim todos poderão contribuir para o sucesso da operação.

Descubra o investimento ideal em Google Ads utilizando nossa planilha

Descubra o investimento ideal em Google Ads utilizando nossa planilha

Além disso, será através dessas metas que você poderá medir os próximos passos de sua estratégia.

Tenha a sua persona bem definida

A persona é uma representação do seu perfil de cliente ideal. Com isso, é possível entender diversas informações sobre seus clientes, como características, objetivos e desafios que podem ser solucionados pela sua empresa.

Essa definição também ajuda a alinhar o discurso de vendas com o que seu cliente deseja ouvir. Dessa forma a comunicação é facilitada e se torna mais efetiva.

Além disso, com essas informações ficará mais fácil segmentar o seu público para impactar as pessoas certas. Portanto, sempre avalie o seu público e esteja preparado para entregar conteúdo relevante e com o tom de voz adequado.

Avalie seus concorrentes

Depois de ter suas metas e personas definidas, é importante avaliar o que a sua concorrência está fazendo. Essa análise permite compreender se as ações de marketing trarão os resultados esperados.

Afinal, é preciso estar à frente de seus concorrentes para ter diferenciais para se destacar no mercado.

Crie uma relação de confiança com seu público

No B2B, uma relação confiável tem uma importância ainda maior em comparação com o B2C. Afinal, já citamos ao longo do texto que as compras são cíclicas e manter o cliente satisfeito é fundamental para criar um vínculo duradouro.

Para isso, é preciso oferecer qualidade e garantir experiências satisfatórias ao longo de todo o processo de compra. Assim, a empresa passa a ter uma imagem positiva no mercado e uma aproximação com os consumidores.

Para colocar isso em prática, você pode investir em webinar ou eventos corporativos, oferecer materiais ricos que eduquem o cliente e estar atento às principais necessidades para oferecer soluções personalizadas.

Invista em marketing digital

Hoje em dia, estar presente no ambiente digital pode ser uma ótima forma de se colocar à frente da concorrência. Afinal, ficará mais fácil direcionar a sua comunicação para o público correto.

Com o uso de tecnologias aliados a estratégias de inbound marketing, é possível analisar informações e usá-las para entender melhor o comportamento do cliente em toda a jornada de compra.

Dessa forma, você terá insights para potencializar suas estratégias e desenvolver novas abordagens.

Além disso, é fundamental investir em marketing de conteúdo. Essa abordagem cria conteúdos qualificados para atrair, nutrir e levar o lead à conversão.

No caso do marketing B2B, a ideia é transformar a sua empresa em uma autoridade no setor.

Combinado com técnicas de SEO, o marketing de conteúdo coloca seu site e blog entre os primeiros resultados de pesquisa nos buscadores, como o Google. Com isso, o tráfego do seu site aumenta, atraindo leads mais qualificados para o seu negócio.

O Marketing Digital também permite explorar campanhas de mídia paga, ou seja, investir em anúncios patrocinados que serão direcionados para o público que deseja atingir.

A grande vantagem é que todas as ações podem ser acompanhadas em tempo real. Assim você pode avaliar quais estratégias são mais efetivas e quais necessitam de alterações.

Quais são os principais desafios?

Como visto, o marketing B2B oferece inúmeras vantagens para o seu negócio. Mas, para colocá-lo em prática é preciso atenção em todas as etapas.

Para começar, é fundamental estar por dentro das transformações de comportamento no mercado. Afinal, as novas gerações apresentam novos valores e princípios, além de uma nova forma de se comunicar.

Por isso, é importante ter uma comunicação humanizada, a fim de cativar o seu cliente. Lembre-se, a comunicação sempre acontece com pessoas, e pessoas valorizam uma comunicação clara e humana.  

Outra questão importante é conhecer a linguagem adequada para o seu público. Não adianta criar estratégias de marketing B2B se a comunicação não for capaz de atingir o cliente da forma adequada.

É fundamental, também, acompanhar as transformações digitais e estar por dentro dos canais usados pelo seu público. Marcar presença nos mesmo ambientes que seus potenciais clientes é uma das maneiras mais fáceis de apresentar a sua empresa.

Portanto, acompanhe as tendências e busque sempre alternativas que coloquem a sua marca em destaque.

Por fim, é fundamental saber analisar corretamente o desempenho e os resultados das ações de marketing B2B. Lembre-se que todas as ações são definidas a partir de suas metas. Logo, é essencial verificar quais passos realmente estão atingindo o resultado esperado.

Ao atentar-se a esses pontos, é provável que a sua empresa ganhe destaque no mercado.

A Labraro pode desenvolver a melhor estratégia para a sua empresa

Como visto, são inúmeros os caminhos e oportunidades oferecidos pelo marketing B2B.

Mas, para colocá-lo em prática é importante contar com profissionais capazes de definir as melhores estratégias. Portanto, contar com uma agência de marketing pode ser uma solução vantajosa.

Na Labraro, por exemplo, contamos com profissionais experientes e utilizamos as principais ferramentas do mercado para aplicar as ações e mensurar resultados.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

Fique por dentro das novidades!
Inscreva-se e receba conteúdo sobre Marketing Digital e Vendas.

Perguntas frequentes

Qual é a melhor estratégia de marketing B2B para alcançar novos clientes?

Existem várias estratégias. Uma forma eficaz é investir em campanhas de anúncios direcionados em plataformas de mídia social, como o LinkedIn, e criar conteúdo de qualidade em seu site onde resolva problemas comuns do setor em que sua empresa atua.

Como posso manter meus clientes atuais envolvidos e satisfeitos?

Ofereça um bom atendimento ao cliente, compartilhe conteúdo útil e relevante e faça pesquisas regulares de NPS para entender as necessidades e desejos de seus clientes atuais.

Como posso gerar leads qualificados para minha empresa B2B?

A criação de conteúdo relevante e útil é uma das melhores maneiras de atrair leads qualificados, bem como a participação em eventos de networking e a otimização de sua presença online por meio de SEO e outras táticas de marketing digital.

Sua empresa depende de indicações de terceiros para vender?
É importante implementar um plano de ação de marketing digital com acompanhamento de oportunidades, qualificação de leads e processo unificado de vendas e marketing.

Outras notícias que
você pode se interessar