É muito comum que empreendedores decidam fazer o marketing digital da empresa por conta própria, principalmente para conter gastos. Afinal, não é preciso investimento para criar uma página ou conta nas redes sociais e começar a fazer algumas postagens, certo?
O problema é que, depois de pouco tempo, os resultados deixam de aparecer. Ou, em alguns casos, nunca chegam. Mas, afinal, qual é o problema?
Para começar, o marketing digital exige conhecimento técnico, e por mais que existam muitos cursos online para começar a fazer sozinho, é preciso tempo para se dedicar e criar um planejamento de ações que realmente faça sentido para o seu negócio, especialmente no mercado B2B.
Sem contar que, com a concorrência cada vez maior, é preciso definir uma estratégia eficiente para colocar a sua empresa em destaque. Ou seja, não é simplesmente aparecer online, mas aplicar técnicas com eficiência e de forma inteligente.
Ainda não está convencido? Então veja outros motivos para não fazer marketing digital da sua empresa por conta própria.
Hoje, o marketing digital é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Além da visibilidade online, permite que você fale com as pessoas certas, gaste menos e aumente suas vendas.
Mas, para isso, é preciso definir um bom planejamento e apostar nas ferramentas corretas para fazer um investimento assertivo. Além disso, quando falamos no mercado B2B, é preciso adaptação de estratégias de comunicação e vendas online.
Então, se o seu objetivo é colocar a sua marca em destaque e conquistar mais clientes, fazer o marketing digital sozinho não deve ser uma opção. Veja o porquê!
Embora exista uma vasta gama de artigos, vídeos e outros formatos de conteúdo disponíveis para estudar o marketing digital, na prática essa estratégia exige experiência e conhecimento em diferentes áreas.
Isso inclui redes sociais, desenvolvimento de site, automação, produção de conteúdo e SEO, tráfego pago, design e edição de vídeo, entre outros. Logo, é preciso muito tempo de dedicação para aprofundar seus conhecimentos e conseguir colocar as estratégias de prática.
Além disso, é preciso ter acesso e saber como utilizar as principais ferramentas, como softwares específicos para automatizar processos e acompanhar resultados.
Por esse motivo, tentar fazer por conta própria pode acabar saindo caro ou, em muitos casos, pode não gerar os resultados esperados.
Mesmo que você tenha conhecimento técnico, será que terá tempo para gerir o seu negócio enquanto planeja, executa e analisa as ações de marketing?
Além de criar os conteúdos e estratégias, as ações de marketing digital exigem monitoramento constante. Logo, é preciso tempo para manter a recorrência das ações e acompanhar os resultados para garantir melhor performance.
Quando falamos em marketing digital, existe uma série de ferramentas que são fundamentais para colocar as ações em prática, como: edição de vídeo, pesquisa de palavras-chave, automação de marketing, criação de site, CRM, extensões, entre outros.
Com o auxílio desses softwares, as ações se tornam mais precisas e assertivas, permitindo que o investimento seja usado da melhor forma para gerar bons resultados.
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Assim como em qualquer outra área, o marketing digital precisa de um planejamento bem estruturado. Isso significa encontrar os melhores canais de acordo com o setor de atuação, orçamento, localização e público-alvo.
Essas definições ajudam a enxergar os objetivos de forma mais concreta e, por isso, servirão de base para definir os próximos passos.
Além disso, se você acompanha o universo digital, deve saber que novidades, ferramentas e atualizações surgem de forma constante. Então, é preciso acompanhar o mercado, analisar os concorrentes e aprofundar os conhecimentos para sair à frente da concorrência.
Como já citamos acima, o marketing digital exige conhecimento em diversas áreas e ferramentas. Por isso, é preciso investir em cursos para conseguir colocar tudo em prática.
Aliás, se a ação não for feita da forma correta, o valor investido pode não dar o retorno esperado. Por esse motivo, o retorno gerado com ações é menor do que o valor investido, o que acaba frustrando muitos empreendedores e gerando gastos desnecessários.
Esse é um dos erros comuns por parte de empreendedores que decidem fazer tudo sozinhos. Isso porque perdem horas tentando aprender sobre ferramentas que fogem do escopo e da estratégia do negócio.
Como consequência, outras demandas acabam ficando de lado. Sem contar que o tempo para adquirir resultado também é mais demorado e exige acompanhamento constante.
Já citamos em outros tópicos o quanto o conhecimento técnico é fundamental para o sucesso das ações. E, mais do que isso, algumas técnicas são desenvolvidas na prática.
Nesse sentido, muitas vezes o trabalho acaba não tendo a qualidade esperada. E, quando falamos em qualidade, nos referimos à obtenção de resultados expressivos em cada demanda.
As negociações entre empresas exigem adaptação nas estratégias de marketing. Afinal, levam mais tempo para serem concluídas e não são motivadas por impulso, mas por um processo de análise.
Porém, como boa parte das estratégias podem ser automatizadas, o marketing digital pode facilitar o processo de vendas e a comunicação B2B.
Dessa forma, você pode desenvolver ações com base no comportamento do público, através de gatilhos que ajudarão a entender o momento em que um potencial cliente está em sua jornada de compra.
Além disso, pode oferecer outras vantagens para o seu negócio. Veja só!
Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de analisar os resultados das ações e rastrear a interação de usuários em diferentes canais.
Isso permite maior entendimento das preferências do seu público e pode ajudar a desenvolver estratégias com maior probabilidade de sucesso.
Com o auxílio de ferramentas de gestão, como um CRM, é possível automatizar o fluxo de vendas e personalizar a comunicação com cada cliente, levando em consideração os interesses e etapas da jornada de cada um.
Cada vez mais, a reputação da marca está ligada ao seu posicionamento no ambiente digital. Logo, os canais online se tornam instrumentos poderosos, capazes de ajudar a promover o negócio.
A partir da produção de conteúdo de valor, a empresa ganha autoridade e relevância no setor, ganhando um destaque importante para se colocar à frente dos concorrentes.
Sugestão: Por que o marketing de conteúdo pode influenciar na decisão do cliente B2B?
Outra grande vantagem do marketing digital B2B é que ele torna possível desenvolver estratégias eficazes para a atração e fidelização de novos clientes.
Por meio da produção de conteúdo rico e relevante, a empresa pode apresentar soluções que solucionem as dores da persona. Com isso, você inicia um vínculo de confiança, que pode avançar para uma relação de confiança.
Mais uma vez, os canais online permitem uma análise de dados com precisão e agilidade. E isso é fundamental para construir uma comunicação eficiente com o seu público.
Além de compreender a sua audiência, você pode se aprofundar nas dores e, assim, apresentar as melhores soluções. Com isso, as chances de aumentar as vendas e fidelizar clientes aumentam significativamente.
Ao estruturar o seu processo de vendas, você deixa de perder tempo e dinheiro com ações pouco rentáveis. Além disso, tem uma visão mais clara sobre as oportunidades de negócio e direciona os esforços em ações mais certeiras.
Tudo de uma forma automatizada, usando a tecnologia e a inteligência de dados para conquistar o objetivo desejado.
Como visto, é preciso contar com pessoas experientes em diferentes áreas para obter resultados positivos. Por isso, contar com uma agência de marketing digital pode ser a melhor solução para a sua empresa. Então, conte com a Labraro!
Aqui você encontra um time de especialistas preparados para definir as estratégias mais eficazes para o seu negócio. Assim, você economiza tempo e direciona seus esforços para áreas e tarefas que realmente precisam de sua atenção.
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Sim! O marketing digital permite automatizar processos que personalizam o atendimento ao cliente e, com isso, as negociações são mais precisas e assertivas. Além disso, exigem outras estratégias, como tráfego pago, produção de conteúdo e e-mail marketing, que ajudam a empresa a atrair e fidelizar novos clientes.
O Inbound Marketing direciona a sua estratégia para a educação dos leads, construindo uma confiança entre os envolvidos. A partir da criação de conteúdos informativos, o lead caminha pelo funil de vendas até estar pronto para finalizar a negociação. Ao mesmo tempo, a empresa ganha autoridade e relevância no setor.