Importância da automação de marketing para o Inbound Marketing

Importância da automação de marketing para o Inbound Marketing

Com o avanço da internet e a popularização de redes sociais e outros canais digitais, as empresas descobriram um novo mundo de oportunidades. No entanto, é preciso contar com ferramentas de automação de marketing para otimizar as ações e garantir resultados mais assertivos.

A seguir, vamos explicar como funcionam essas ferramentas e os benefícios que oferecem às estratégias de marketing. Confira!

O que é automação de marketing para o Inbound Marketing?

A internet oferece inúmeras possibilidades de comunicação com o seu público. Mas, diante de tantos canais de comunicação, garantir a excelência das estratégias é um grande desafio no mundo digital.

É nesse contexto que a automação de marketing surge como uma solução eficiente para atingir seus potenciais clientes de forma personalizada e escalável.

Embora seja usada em diversas estratégias, a automação de marketing, geralmente, está relacionada ao Inbound Marketing.

A intenção é automatizar todos os processos de contato, conquistando novos clientes e bons resultados, sem a necessidade de intervenção manual da equipe.

De modo geral, o termo pode se referir a qualquer ação automatizada com tecnologia. Como exemplo, podemos citar:

- Disparo de e-mails

- Uso de chatbots

- Agendamento de posts nas redes sociais

Porém, não se trata apenas de ações pontuais robotizadas, mas, sim, da automação de vários processos. Com isso, tarefas são ativadas uma após a outra, sem a necessidade de ações humanas.

Ao adotar essas ferramentas, é possível nutrir e avançar com os leads, entendendo seus interesses e o estágio de compra. Assim, fica mais fácil proporcionar todas as informações que ele precisa e de maneira automatizada.

Como consequência, garante uma comunicação mais assertiva, baseada no comportamento do consumidor. Por meio de dados coletados, é possível analisar o engajamento do público, o que permite a criação de ações mais personalizadas.

A longo prazo, tempo e investimento são potencializados, reduzindo as chances de erros e garantindo resultados melhores em suas campanhas.

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O que faz uma ferramenta de automação de marketing?

Uma ferramenta de automação nada mais é do que um software que centraliza as informações do processo de venda. Com ela, é possível definir regras, integrar equipes e profissionais, reunir dados e analisar métricas.

Em alguns casos, também é possível criar materiais, como landing pages, posts para redes sociais, além de integrar diferentes ferramentas. Ou seja, é uma plataforma completa para a gestão de estratégias de Inbound Marketing.

Mas, vale ressaltar que os softwares não trabalham sozinhos. É preciso contar com a inteligência humana para planejar os fluxos e regras que as ferramentas deverão seguir.

Para exemplificar, veja algumas das principais funcionalidades de uma ferramenta de automação de marketing.

E-mail marketing

O e-mail marketing é a principal ferramenta dos fluxos de automação. Você pode apostar em envios automáticos para e-mails nos fluxos ou fazer campanhas e envios segmentados.

Para isso, as ferramentas oferecem um editor e templates para facilitar a criação da mensagem. Além disso, é possível contar com diversas possibilidades de segmentação da base e relatórios sobre os envios.

Fluxos de automação 

O fluxo de automação permite criar uma sequência de ações automáticas, disparadas por gatilhos predefinidos, que levarão o usuário de uma etapa à outra.

É possível investir em diferentes tipos de fluxos, para diferentes momentos e objetivos de relacionamento com o consumidor.

Segmentação da base

As ferramentas de automação também oferecem recursos para segmentação da base de contatos. É isso que garante que a mensagem chegue para quem tem interesse em recebê-la.

A segmentação pode ser feita por diversos critérios, como cargo, área de atuação, orçamento, fase do funil de vendas, entre outros.

Testes A/B

O teste A/B permite testar uma variável em duas versões do material apenas com uma parcela da audiência. Com isso, permite utilizar a versão com o melhor desempenho.

Por exemplo, testar duas versões de título de um e-mail para definir qual gera mais abertura.

Relatórios

Por fim, os relatórios são fundamentais para acompanhar o desempenho de uma campanha de marketing. Por isso, as ferramentas de automação permitem acompanhar os resultados de suas ações.

Assim, é possível rever as estratégias e fazer adaptações sempre que necessário.

3 ferramentas de automação que vale a pena conhecer

Agora que apresentamos o que é automação de marketing, conheça três exemplos de ferramentas muito utilizadas em ações digitais.

HubSpot

A ferramenta está entre as mais usadas da América Latina. Isso porque oferece softwares completos para a gestão de marketing e vendas.

Algumas das funcionalidades podem ser usadas gratuitamente, mas ao adquirir um plano é possível aproveitar diversas funcionalidades que otimizam suas campanhas.

RD Station

Outra ferramenta muito utilizada no Brasil é a RD Station. Uma das principais vantagens é que foi toda desenvolvida em português, facilitando a compreensão de todas as informações.

Além disso, oferece inúmeras funcionalidades que permitem otimizar o conteúdo para SEO, criar ações de automação, gerir mídias sociais, entre muitas outras.

A RD possui três planos de contratação, cada um com um número de funcionalidades e um limite de contatos na base.

LAHAR

A LAHAR também é uma ferramenta brasileira, que facilita as estratégias de marketing digital. Entre as funcionalidades, destaca-se pela facilidade e pelo suporte, que auxilia todo o processo de implementação e desenvolvimento de estratégias.

Além disso, oferece inúmeras funcionalidades, como editor de e-mails e landing pages, SMS marketing, disparo de e-mails e fluxos, entre outras.

Assim como a RD, o plano varia de acordo com os serviços oferecidos e número de contatos da base.

Quais são os benefícios da automação de marketing para o Inbound Marketing?

Em um mercado que exige cada vez mais agilidade nos resultados, é importante ganhar tempo e eficiência para se destacar.

Nesse sentido, automatizar processos pode ajudar a aumentar as vendas e a receita, diminuir custos e, acima de tudo, melhorar a retenção de clientes. Para entender melhor, veja algumas vantagens com mais detalhes.

Comunicação personalizada

A automação de marketing permite segmentar os leads por diversos critérios. Com isso, é possível personalizar a comunicação, fazendo com que diferentes personas percorram trajetos individualizados.

Essa possibilidade resulta em alta eficiência no relacionamento. Sem contar que agrega valor a cada etapa da sua estratégia.    

Nutrição de leads

No Inbound Marketing é utilizado o conceito de funil de vendas. Ou seja, cada usuário é trabalhado de acordo com a sua etapa no processo de decisão de compra.

Nesse sentido, o relacionamento é oportuno mesmo quando o usuário não está pronto para a compra. Dessa forma, é possível oferecer informações, agregar valor e gerar credibilidade. Com isso, você consegue prepará-lo para adquirir o seu produto no momento certo.

Ao fazer isso, mais do que gerar uma venda, é possível criar uma relação mais positiva e duradoura com o cliente.

A automação ajuda nesse sentido, já que permite analisar os dados cadastrais dos contatos, programar as mensagens personalizadas e acompanhar resultados com precisão.

Quanto mais o cliente sabe sobre o seu produto ou serviço, maior é a sua disposição para investir na solução. Com a automação, é possível prepará-lo para a compra.

Eficiência no funil de vendas

O funil de vendas do Inbound Marketing nada mais do que os estágios pelos quais o usuário deve passar até se tornar um cliente. Como falamos no tópico acima, a automação de marketing permite analisar o comportamento do cliente e identificar a etapa de compra em que se encontra.

Dessa forma, é possível educar o lead, oferecendo informações de valor, que façam com que ele avance para o próximo estágio do funil.

Ciclo de vendas mais curto

Como os potenciais clientes são trabalhados ao longo do funil de vendas, eles chegam ao momento de compra mais preparado para adquirir o produto. Isso porque as dúvidas já foram sanadas e os benefícios do seu produto ou serviço já foram apresentados.

Com isso, os vendedores recebem leads mais maduros e prontos para fechar negócio. Consequentemente, o tempo de negociação se torna mais curto e eficiente.  

Dessa forma, é possível garantir mais produtividade aos vendedores, garantindo uma taxa de fechamento mais alta. 

Redução de custos

A automação de marketing permite criar uma base de contatos com pessoas realmente interessadas no produto ou serviço da sua empresa. Com isso, todo o processo para aquisição de um novo cliente se torna mais curto e eficiente.

Além de reduzir os custos de investimento, é possível otimizar o tempo dedicado às demandas que serão automatizadas.

Escalabilidade para o negócio

Escalar um negócio nada mais é do que fazê-lo crescer, aumentar as vendas e o número de clientes, sem aumentar os custos.

Após consolidar os processos de automação de marketing, a empresa não precisará de mais pessoas ou ferramentas para gerar vendas. Afinal, os processos são automatizados e podem ser replicados quantas vezes for necessário e para um número expressivo de pessoas.

Com isso, a automação se torna uma ferramenta capaz de gerar mais vendas sem a necessidade de novos investimentos.

Conte com a Labraro para criar estratégias de sucesso

Como visto, as ferramentas de automação oferecem inúmeras vantagens para suas estratégias de marketing digital. No entanto, é preciso contar com uma equipe especialista para definir as melhores estratégias que serão aperfeiçoadas com as ferramentas.

Para isso, você pode contar com a Labraro! Temos a expertise necessária para definir as melhores estratégias e contamos com as excelentes ferramentas de automação de marketing para otimizar os resultados. Entre em contato conosco para saber mais!

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