Descubra como medir os resultados das ações de branding digital

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Descubra como medir os resultados das ações de branding digital

Você provavelmente já se acostumou a ouvir discussões a respeito de branding, mas de que forma se distingue do branding digital? Trata-se de um aspecto bem importante para a estratégia de marketing de marcas modernas, já que o ambiente digital se tornou essencial para alcançar um bom volume de público, que tenha identificação com o seu produto.

Isso se refere a todas as ações realizadas no meio online com o objetivo de consolidar e fortalecer a imagem de uma marca. Existem múltiplos canais e abordagens para serem explorados, fazendo com que o sucesso das iniciativas dependa da eficácia das estratégias desenvolvidas.

O branding digital é um aspecto bastante importante para o sucesso de uma marca na internet. Ele se refere a todos os aspectos decisivos que envolvem atingir o público certo e transformá-lo em cliente. Para que seja possível se manter no caminho certo com a sua estratégia, é essencial acompanhar as métricas que traduzem o seu sucesso.

Conheça, a seguir, as melhores métricas que servem para medir os resultados das ações de branding digital:

Alcance

Uma parte bem importante em uma discussão sobre branding digital envolve o quanto a mensagem da marca consegue ser clara e capaz de atingir um grande público. A métrica de alcance é capaz de mostrar o quão longe a sua publicidade chega e qual perfil de audiência está atingindo. Trata-se de uma análise altamente necessária para o seu branding digital.

Lembre-se de que é importante qualificar essa audiência. De nada adianta ter bom alcance com um público que não tem identificação com a sua marca ou o seu produto. A sua estratégia de branding digital deve ser capaz de impactar a audiência certa para os seus objetivos.

ROI

Todas as suas ações de marketing precisam trazer retornos positivos à marca ou devem ser revistas urgentemente. A melhor forma de se certificar de que as suas estratégias de branding digital estejam corretas é acompanhar o seu ROI (retorno sobre investimentos). Trata-se de uma conta bem simples: é preciso considerar o quanto foi investido nessas ações e o retorno financeiro que elas geraram.

O ROI do branding digital pode parecer complicado de mensurar, mas as coisas não são bem assim. Basta considerar todos os esforços associados às suas estratégias, indo desde o custo da manutenção da equipe até quaisquer ferramentas que sejam usadas para otimizar o processo.

Taxa de conversão

A eficácia das suas peças publicitárias em gerar conversões serve como um ótimo termômetro a respeito da eficácia do seu branding digital. Lembre-se de que conversão pode significar tudo o que a sua marca pretende conquistar, podendo ser vendas, inscrições em um evento, cliques em determinada seção, entre outros.

Para contar com uma taxa de conversão alta, é importante que o seu conteúdo seja persuasivo e consiga agregar valor à oferta. Para isso, é necessário conhecer a fundo as motivações e necessidades do seu público e criar mensagens verdadeiramente persuasivas.

Comentários positivos e negativos

A percepção da sua marca pelo público é um indicador bastante importante quando o assunto é branding digital. Afinal, a ideia que as pessoas têm a respeito da sua empresa precisa estar alinhada ao que ela é de verdade, senão, haverá um desalinhamento bem prejudicial para as suas estratégias. É por isso que você precisa analisar o tom das menções à sua marca.

Usando ferramentas de monitoramento você pode rastrear as redes sociais e o restante da web por citações a palavras definidas por você, que podem ser o nome da sua empresa e os seus produtos. A partir daí, classifique esses comentários em positivos e negativos, realizando um acompanhamento sobre a evolução dessa proporção ao longo do tempo.

Links gerados

Conquistar autoridade na internet é essencial para o fortalecimento do branding digital. Se outros sites fazem links para você, não só é possível obter mais tráfego, como também a sua empresa passa a ser vista como uma referência naquele assunto. Portanto, vale a pena mensurar o número e a qualidade dos links gerados para as suas páginas.

Ao realizar esse levantamento, é importante levar em consideração o contexto de cada link. Eles precisam ter relação com o seu negócio e ser capazes de direcionar um público qualificado para os seus objetivos. Portanto, não se limite a apenas mensurar números e se preocupe em classificá-los.

Impressões

Uma parte essencial do sucesso das suas campanhas de marketing envolve o número de impressões que os seus anúncios conseguem gerar na internet. Isso depende de diversos fatores, indo desde a qualidade desse conteúdo até a segmentação utilizada, que são parâmetros decisivos para o sucesso do seu branding digital.

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É importante distinguir “impressões” de “alcance”.

Enquanto a primeira diz respeito ao número de visualizações das peças publicitárias de uma marca, a outra se refere à quantidade de pessoas que foram impactadas pelo conteúdo. Ambas são importantes para um acompanhamento adequado do branding digital.

Taxa de compartilhamentos

Ser capaz de alcançar mais público naturalmente por meio dos seus canais de marketing é muito importante, mas mais estratégico ainda é contar com o seu próprio público para fazer isso. Uma das métricas de branding digital que você precisa acompanhar é a taxa de compartilhamentos do seu conteúdo.

Se cada vez mais pessoas são positivamente impactadas pela sua mensagem e a compartilham de forma espontânea, melhor para a percepção da sua marca. Para isso, é importante criar um material que gere identificação para essas pessoas e inspire o compartilhamento por contar com um valor genuíno.

Acompanhar os indicadores certos para avaliar a eficácia do seu branding digital é muito importante para o sucesso das suas iniciativas. No entanto, lembre-se de não se confundir a respeito do que cada métrica significa. É necessário entender muito bem quais indicadores ajudam a mostrar o quanto a sua empresa está se aproximando dos seus objetivos e realizar essa análise de forma periódica.

Para não cometer erros nessas análises, você sabe do que precisa? De uma parceira com experiência. Conheça, aqui no blog, os benefícios de contratar uma agência de marketing digital.

O que são indicadores de performance?

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