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Afinal, por que o marketing digital precisa tanto do geomarketing?

09/01/2019

Você sabe o que é geomarketing? Mesmo se nunca tiver ouvido falar sobre o termo, o nome é bastante intuitivo: um marketing baseado em dados de localização geográfica.

Desde antes da invenção da internet o geomarketing já era utilizado para determinar locais mais propícios para um negócio prosperar, levando em conta as características políticas, financeiras e populacionais de cada região.

Hoje em dia, porém, esse conceito se ampliou. Além da óbvia influência da globalização e da expansão da internet, fatores como o desenvolvimento de tecnologia móvel e compartilhamento de dados de GPS, foram fundamentais para moldar um cenário que possibilita atingir o consumidor certo, no local certo. É assim que o geomarketing é usado nos dias atuais.

Mas como tudo isso se aplica ao marketing digital? É o que vamos mostrar ao longo deste texto, com sete benefícios que podem ser extraídos da utilização correta do geomarketing. Vamos lá!

Aquisição de novos clientes

O marketing digital gira em torno da comunicação efetiva com o cliente, muitas vezes por meio de conteúdos que sejam de interesse do público-alvo. Esse interesse é apenas uma das diversas variáveis que podem diferenciar clientes de diferentes regiões.

Se você é, por exemplo, dono de um comércio local em São Paulo, não tem nenhum interesse em anunciar para um residente do Rio Grande do Sul. São mínimas as chances de ele se tornar um cliente. Para evitar esse desperdício de esforço e capital, é utilizada uma estratégia chamada geotargeting.

Geotargeting nada mais é do que a segmentação de públicos de acordo com a sua localização. Assim, uma campanha pode ser direcionada para o público que tem real potencial em se tornar consumidor.

Auxílio na escolha certa do local

De nada adianta uma campanha sensacional, se esta for aplicada em local impróprio. É importante considerar se o conteúdo da campanha é pertinente ao público que vai consumi-la.

O geomarketing possibilita que sejam avaliadas as características do público local, de modo a determinar as chances de engajamento com cada ação. Aquilo que é efetivo em uma região pode não obter o mesmo sucesso em outra.

Segmentar o público de acordo com sua localização ajuda na elaboração de estratégias que tenham grande possibilidade de sucesso em maior escala. Desta maneira, é possível prever se uma estratégia pode ser utilizada da mesma forma em mais de um local, ou se precisa se ajustar a um novo público.

Se o seu empreendimento ainda não está estabelecido em nenhuma região, a utilização dessas técnicas vai facilitar na hora de decidir o local mais estratégico para focar seus esforços.

Concentração em perfis de interesse

Nada mais frustrante do que gastar dinheiro e esforço com pessoas que jamais se converterão em consumidores, concorda? Para evitar essa perda de tempo, o uso do geomarketing mostra-se muito interessante.

Com a obtenção de dados geográficos e demográficos de potenciais consumidores, é possível montar perfis de interesse. Isto é, o tipo de consumidor que você considera ideal para o seu produto ou serviço.

A partir daí, monta-se uma estratégia personalizada para esse perfil, o que faz com que a comunicação seja muito mais eficiente e, consequentemente, a taxa de sucesso alcance níveis mais elevados.

Avaliação de novas tendências

No marketing digital, tudo se move muito rapidamente. Se a sua marca está presente na internet — e deveria estar — é preciso acompanhar essa velocidade. Isso significa ficar ligado nas tendências que surgem e desaparecem todos os dias, assim como naquelas que vêm para ficar.

Com o uso do geomarketing, o gestor pode monitorar tendências em todos os lugares do globo, graças ao alcance da internet. Uma maneira prática de explicar isso é o exemplo dos Trending Topics do Twitter. Lá, é possível ver os assuntos mais falados em cada região que você escolher.

Informações como essas são vantagens preciosas na hora de decidir que tipo de conteúdo você vai produzir para determinada região e qual a linha de comunicação que sua empresa vai estabelecer com a audiência.

Possibilidade de maior engajamento

Em qualquer estratégia de marketing digital, o engajamento é a galinha dos ovos de ouro. Contar com um público engajado, que interaja com os canais de comunicação da empresa é o sonho de consumo de qualquer gestor. Advinha o que pode ajudar a melhorar o engajamento? Isso mesmo, o geomarketing.

Como maior parte das interações são feitas por meio de redes sociais, vamos usar esse exemplo. Essas redes de comunicação possuem diversas oportunidades para a utilização do marketing baseado em localização geográfica. É o caso dos check-ins em estabelecimentos.

Para aumentar o engajamento e ainda expor a marca para outros, muitas empresas dão brindes e recompensas se o consumidor realizar check-in dentro da loja. É o caso, por exemplo, de restaurantes que oferecem internet gratuita em troca de um check-in no Facebook.

Potencialização das vendas

O aumento no volume de vendas é, muitas vezes, o principal objetivo de uma campanha de marketing. Já mencionamos neste texto como o uso de uma abordagem específica para o tipo de consumidor que você quer atingir é crucial para elevar a taxa de conversão — ou taxa de sucesso — da sua equipe de vendas.

Conhecer as características demográficas do público, coloca seu time de vendas muito à frente do concorrente, e possibilita que seu trabalho seja feito de forma mais simples e eficiente. Essa abordagem, aumenta a produtividade dos colaboradores e foca toda a atenção em nichos que podem de fato trazer resultados positivos.

Identificação de mercados potenciais

Um bom empreendedor tem sempre espaço para crescimento. A reunião de dados e estatísticas que indiquem a performance de produtos ou serviços em determinada região pode indicar se uma expansão será benéfica para uma empresa.

Por exemplo, se os dados demonstram uma demanda não correspondida em determinada região para produtos que você oferece, essa é uma oportunidade de ouro para expandir a atuação da empresa.

Da mesma maneira, se você gerencia uma empresa flexível, pode adaptar seus serviços e produtos para ingressar em mercados pouco explorados na sua própria região.

E então, ficou claro como o geomarketing é uma abordagem que pode trazer muitos benefícios para a sua empresa? Desde a aquisição de novos clientes até a identificação de mercados potenciais, essa estratégia é essencial para o sucesso de qualquer campanha de marketing digital.

Existem muitas ferramentas de aplicação do geomarketing, como os check-ins e o geotargeting, que foram citados ao longo do texto. Encontre a que melhor se encaixa no perfil de seu negócio e comece a usufruir de seus benefícios.

E aí, curtiu o texto? Que tal continuar adquirindo conhecimento sobre marketing digital? Acesse nosso artigo e aprenda como medir os resultados das suas ações de branding digital!

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