Quer aumentar sua taxa de conversão? Confira nossas dicas!

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Quer aumentar sua taxa de conversão? Confira nossas dicas!

Aumentar a taxa de conversão é um grande desafio para muitas empresas. Afinal, nem sempre está claro o motivo pelo qual os leads não convertem e, por isso, é preciso acompanhar as estratégias para saber quando e como fazer melhorias.  

Nesse contexto, separamos algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a conquistar resultados melhores com o marketing digital. Boa leitura!

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é uma métrica muito importante para medir a eficiência com que uma empresa está realizando as estratégias de marketing digital.

O objetivo dessa métrica é entender qual o resultado real que tem sido gerado pela estratégia que está sendo analisada. Isso porque possibilita a mensuração das conversões que determinada ação tem conseguido gerar.

De modo geral, ela é a proporção entre usuários que simplesmente acessam o site e aqueles que convertem.

Logo, a taxa é calculada dividindo o número de conversão pelo total de visitantes, e o resultado é apresentado em percentual.

Afinal, por que a conversão está baixa?

A taxa de conversão pode ser usada para avaliar diferentes estratégias de marketing que tenham como objetivo levar o usuário a uma ação.

Ao entrar em contato com a marca, o usuário percorre um trajeto até, de fato, chegar à fase de conversão. Por isso, existem algumas razões que podem afetar o resultado da sua estratégia. A seguir, listamos alguns deles!   

O CTA não é convincente

O CTA é a chave para levar o usuário à conversão. Por isso, todo o conteúdo criado deve ter como objetivo direcionar o usuário a um CTA, seja realizar uma compra, baixar um conteúdo, enviar um formulário, entre outros.

Ou seja, tanto o texto quanto a disposição dos elementos da página devem ser criados para facilitar a jornada do usuário. Assim, ele poderá compreender suas dores e qual ação deve realizar para encontrar a solução.

Então, se a sua página apresenta cliques e visitas, mas o usuário não está clicando no CTA, alguns ajustes no visual e texto podem colaborar para aumentar a taxa de conversão.

O site ou página não é responsivo

É muito importante que as páginas do seu site sejam responsivas para diferentes tipos de dispositivos, como celulares e tablets. Ou seja, as páginas precisam ser visualizadas em qualquer tipo de resolução, sem distorções, e não podem levar muito tempo para carregar.

Além disso, é importante pensar em um layout atrativo, que prenda a atenção do usuário e faça com que ele consuma todo o conteúdo disponibilizado.

Logo, se a página não oferece uma boa experiência, é provável que esteja interferindo na conversão de seus leads.

O conteúdo não é eficiente

Como já falamos anteriormente, todo o conteúdo deve ser criado a fim de levar o usuário a um CTA. Portanto, a entrega da mensagem deve ser clara e eficaz para orientar o possível cliente sobre os próximos passos.

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É importante que o conteúdo atenda às expectativas do usuário e seja de fácil leitura. Por isso, evite informações desnecessárias para que a mensagem seja mais objetiva e de fácil compreensão.

Além dos textos, todos os elementos visuais do site devem ser pensados de modo a oferecer uma experiência positiva.

Elementos como popups, banners, formulários e chatbot devem ser colocados de forma natural na página para ajudar o usuário a cumprir o objetivo principal, que é a conversão.

Leia também:

O guia definitivo para evitar os 10 erros mais comuns ao criar um site B2B

Como melhorar a taxa de conversão?

O tipo de conversão mais conhecido no mercado é a venda. Embora muitas pessoas acreditem que os dois termos são sinônimos, eles não são. Na verdade, a conversão é quando o usuário realiza uma ação prevista na estratégia, ou seja, a ação sugerida no CTA.

Além disso, uma estratégia de conteúdo pode envolver vários tipos conversão, pois o processo de compra apresenta várias etapas.

Logo, para aumentar a taxa de conversão é preciso pensar em otimizações em toda a estrutura da campanha, seja na mensagem, design e qualidade da página, por exemplo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar!

Entregue valor e seja claro

Um cliente em potencial precisa perceber desde o início qual é a sua proposta de valor ou propósito da sua empresa. Portanto, logo no primeiro contato é preciso passar uma mensagem clara, objetiva e eficiência sobre a sua marca.

A partir daí, será muito mais simples colocar clientes que realmente estão interessados em seus produtos e serviços dentro do funil de vendas.

Construa a reputação no mercado

Construir a reputação da sua empresa, sem dúvidas, é um dos passos mais importantes para transmitir transparência e seriedade.

Para isso, facilite a comunicação com a sua empresa, exponha as informações de contato e tenha uma presença forte nos principais canais de comunicação.

Por meio dos conteúdos, mostre toda a sua experiência e expertise na área de atuação para conquistar a confiança do usuário. É importante manter os conteúdos atualizados e investir em um site profissional que passe a imagem e mensagem que deseja mostrar ao cliente.

Ofereça incentivos em seu funil de vendas

Quando um usuário entre no funil de vendas é porque demonstrou interesse em seus conteúdos, produtos ou serviços.

Por isso, vale a pena investir em estratégias de incentivo em fases mais avançadas. Por exemplo, ofertas e descontos especiais e limitados.

Outra sugestão é apostar nos gatilhos mentais para criar a sensação de urgência, que leve o lead a tomar uma atitude. Para isso, crie CTAs bem pensados e faça várias tentativas para colocá-los em destaque.

Mostre por que vale a pena comprar seu produto ou serviço

Em um mercado altamente competitivo, é muito importante destacar a sua marca diante dos concorrentes para conseguir aumentar a taxa de conversão.

Por isso, mostre quais são as vantagens de contar com a sua marca e os diferenciais que seus produtos e serviços oferecem. Mostre com clareza os métodos de pagamento, códigos promocionais e descontos.

Para ajudar a criar a credibilidade junto ao cliente, ofereça a possibilidade de um período de garantia, principalmente para os clientes que terão o primeiro contato com seu produto ou serviço.

Realize teste A/B

Caso não esteja seguro em relação à landing page ou estrutura do conteúdo, você pode recorrer ao teste A/B. Aliás, essa é uma estratégia muito eficiente para compreender o seu público.

Por meio desse teste, você terá mais clareza quanto aos formatos que são mais aceitos pelo seu público e poderá compreender o que está funcionando em sua comunicação.

Avalie a relevância do seu conteúdo

Como já falamos anteriormente, a qualidade do conteúdo é essencial para aumentar a taxa de conversão. Afinal, ele é o principal elemento para atrair a atenção dos usuários e despertar o interesse pela sua marca.

Lembre-se que o seu conteúdo deve contemplar as dores, desejos e os valores das pessoas que realmente têm o perfil que a sua empresa procura.

Conte com a Labraro para aumentar sua taxa de conversão

Para colocar todas as ações de marketing digital em prática e aumentar sua taxa de conversão, conte com uma equipe especializada no assunto.

Na Labraro, você encontra profissionais preparados para definir a melhor estratégia para sua empresa. Fale conosco para saber mais!

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Perguntas frequentes

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes de um site ou loja virtual que realizam uma determinada ação desejada, como uma compra, contato, ou inscrição. Aumentar a taxa de conversão é fundamental para garantir o sucesso de um negócio online, pois permite maximizar os resultados do tráfego gerado para o site.

Quais são as principais causas para baixas taxas de conversão?

Algumas das principais causas são falta de clareza e simplicidade nas informações apresentadas, dificuldades no processo de compra, falta de confiança na marca ou no produto, lentidão do site ou problemas de usabilidade.

Como realizar testes A/B para melhorar a taxa de conversão?

É importante criar duas versões diferentes de uma página ou elemento do site e testar qual delas apresenta melhor desempenho, com base em métricas como taxa de conversão, tempo de permanência e taxa de rejeição. É fundamental analisar os resultados e implementar as melhorias identificadas.

A área comercial de sua empresa está desorganizada ou desatualizada?
O marketing digital ajuda a gerar leads qualificados, otimizar a conversão de vendas e melhorar a segmentação de público-alvo, além de fornecer dados e métricas para análise de desempenho e tomada de decisão estratégica.

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