Aumentar a taxa de conversão é um grande desafio para muitas empresas. Afinal, nem sempre está claro o motivo pelo qual os leads não convertem e, por isso, é preciso acompanhar as estratégias para saber quando e como fazer melhorias.
Nesse contexto, separamos algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a conquistar resultados melhores com o marketing digital. Boa leitura!
A taxa de conversão é uma métrica muito importante para medir a eficiência com que uma empresa está realizando as estratégias de marketing digital.
O objetivo dessa métrica é entender qual o resultado real que tem sido gerado pela estratégia que está sendo analisada. Isso porque possibilita a mensuração das conversões que determinada ação tem conseguido gerar.
De modo geral, ela é a proporção entre usuários que simplesmente acessam o site e aqueles que convertem.
Logo, a taxa é calculada dividindo o número de conversão pelo total de visitantes, e o resultado é apresentado em percentual.
A taxa de conversão pode ser usada para avaliar diferentes estratégias de marketing que tenham como objetivo levar o usuário a uma ação.
Ao entrar em contato com a marca, o usuário percorre um trajeto até, de fato, chegar à fase de conversão. Por isso, existem algumas razões que podem afetar o resultado da sua estratégia. A seguir, listamos alguns deles!
O CTA é a chave para levar o usuário à conversão. Por isso, todo o conteúdo criado deve ter como objetivo direcionar o usuário a um CTA, seja realizar uma compra, baixar um conteúdo, enviar um formulário, entre outros.
Ou seja, tanto o texto quanto a disposição dos elementos da página devem ser criados para facilitar a jornada do usuário. Assim, ele poderá compreender suas dores e qual ação deve realizar para encontrar a solução.
Então, se a sua página apresenta cliques e visitas, mas o usuário não está clicando no CTA, alguns ajustes no visual e texto podem colaborar para aumentar a taxa de conversão.
É muito importante que as páginas do seu site sejam responsivas para diferentes tipos de dispositivos, como celulares e tablets. Ou seja, as páginas precisam ser visualizadas em qualquer tipo de resolução, sem distorções, e não podem levar muito tempo para carregar.
Além disso, é importante pensar em um layout atrativo, que prenda a atenção do usuário e faça com que ele consuma todo o conteúdo disponibilizado.
Logo, se a página não oferece uma boa experiência, é provável que esteja interferindo na conversão de seus leads.
Como já falamos anteriormente, todo o conteúdo deve ser criado a fim de levar o usuário a um CTA. Portanto, a entrega da mensagem deve ser clara e eficaz para orientar o possível cliente sobre os próximos passos.
É importante que o conteúdo atenda às expectativas do usuário e seja de fácil leitura. Por isso, evite informações desnecessárias para que a mensagem seja mais objetiva e de fácil compreensão.
Além dos textos, todos os elementos visuais do site devem ser pensados de modo a oferecer uma experiência positiva.
Elementos como popups, banners, formulários e chatbot devem ser colocados de forma natural na página para ajudar o usuário a cumprir o objetivo principal, que é a conversão.
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O tipo de conversão mais conhecido no mercado é a venda. Embora muitas pessoas acreditem que os dois termos são sinônimos, eles não são. Na verdade, a conversão é quando o usuário realiza uma ação prevista na estratégia, ou seja, a ação sugerida no CTA.
Além disso, uma estratégia de conteúdo pode envolver vários tipos conversão, pois o processo de compra apresenta várias etapas.
Logo, para aumentar a taxa de conversão é preciso pensar em otimizações em toda a estrutura da campanha, seja na mensagem, design e qualidade da página, por exemplo.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar!
Um cliente em potencial precisa perceber desde o início qual é a sua proposta de valor ou propósito da sua empresa. Portanto, logo no primeiro contato é preciso passar uma mensagem clara, objetiva e eficiência sobre a sua marca.
A partir daí, será muito mais simples colocar clientes que realmente estão interessados em seus produtos e serviços dentro do funil de vendas.
Construir a reputação da sua empresa, sem dúvidas, é um dos passos mais importantes para transmitir transparência e seriedade.
Para isso, facilite a comunicação com a sua empresa, exponha as informações de contato e tenha uma presença forte nos principais canais de comunicação.
Por meio dos conteúdos, mostre toda a sua experiência e expertise na área de atuação para conquistar a confiança do usuário. É importante manter os conteúdos atualizados e investir em um site profissional que passe a imagem e mensagem que deseja mostrar ao cliente.
Quando um usuário entre no funil de vendas é porque demonstrou interesse em seus conteúdos, produtos ou serviços.
Por isso, vale a pena investir em estratégias de incentivo em fases mais avançadas. Por exemplo, ofertas e descontos especiais e limitados.
Outra sugestão é apostar nos gatilhos mentais para criar a sensação de urgência, que leve o lead a tomar uma atitude. Para isso, crie CTAs bem pensados e faça várias tentativas para colocá-los em destaque.
Em um mercado altamente competitivo, é muito importante destacar a sua marca diante dos concorrentes para conseguir aumentar a taxa de conversão.
Por isso, mostre quais são as vantagens de contar com a sua marca e os diferenciais que seus produtos e serviços oferecem. Mostre com clareza os métodos de pagamento, códigos promocionais e descontos.
Para ajudar a criar a credibilidade junto ao cliente, ofereça a possibilidade de um período de garantia, principalmente para os clientes que terão o primeiro contato com seu produto ou serviço.
Caso não esteja seguro em relação à landing page ou estrutura do conteúdo, você pode recorrer ao teste A/B. Aliás, essa é uma estratégia muito eficiente para compreender o seu público.
Por meio desse teste, você terá mais clareza quanto aos formatos que são mais aceitos pelo seu público e poderá compreender o que está funcionando em sua comunicação.
Como já falamos anteriormente, a qualidade do conteúdo é essencial para aumentar a taxa de conversão. Afinal, ele é o principal elemento para atrair a atenção dos usuários e despertar o interesse pela sua marca.
Lembre-se que o seu conteúdo deve contemplar as dores, desejos e os valores das pessoas que realmente têm o perfil que a sua empresa procura.
Para colocar todas as ações de marketing digital em prática e aumentar sua taxa de conversão, conte com uma equipe especializada no assunto.
Na Labraro, você encontra profissionais preparados para definir a melhor estratégia para sua empresa. Fale conosco para saber mais!
A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes de um site ou loja virtual que realizam uma determinada ação desejada, como uma compra, contato, ou inscrição. Aumentar a taxa de conversão é fundamental para garantir o sucesso de um negócio online, pois permite maximizar os resultados do tráfego gerado para o site.
Algumas das principais causas são falta de clareza e simplicidade nas informações apresentadas, dificuldades no processo de compra, falta de confiança na marca ou no produto, lentidão do site ou problemas de usabilidade.
É importante criar duas versões diferentes de uma página ou elemento do site e testar qual delas apresenta melhor desempenho, com base em métricas como taxa de conversão, tempo de permanência e taxa de rejeição. É fundamental analisar os resultados e implementar as melhorias identificadas.