19 3846.1408

O que são testes AB e como eles ajudam a aumentar a conversão em sites

30/04/2014

Você está querendo fazer uma alteração na sua página e está em dúvida se deve ou não fazer? Embora a alteração pareça interessante, você não sabe como os visitantes vão reagir a ela. E se não der certo? Para diminuir os riscos e colaborar na decisão, o teste A / B veio ajudar você a entender melhor a sua página, ver o que está dando bons resultados e o que não tem atingido as expectativas, para que você possa fazer as alterações necessárias. É um teste simples que analisa as alterações em sua página. Perfeito para validar um novo projeto ou orientar qualquer mudança que você queira fazer.

Entendendo o teste A/B

Esse teste consegue enxergar além da otimização de site e permite decisões apoiadas em dados concretos. Ao medir o impacto que as mudanças têm em suas métricas, tais como inscrições, transferências, ou compras, é possível garantir que toda mudança produza resultados positivos. Assim, será possível ter palpites sobre como os visitantes do site vão responder a determinados elementos de design, por exemplo.

O teste A / B permite mostrar aos visitantes duas versões da mesma página, e eles determinarão o vencedor de acordo com as conversões geradas. Fazer esse tipo de teste e alterações leva a um aumento da receita, doações, leads, inscrições, downloads e conteúdo gerado pelo usuário, oferecendo equipes com informações valiosas sobre seus visitantes.

Quanto se faz um teste A / B é possível testar duas versões da página. Uma é a que você já apresentava aos usuários, e a outra é a com a(s) mudança(s). Com isso, será possível medir o efeito que cada versão tem em sua taxa de conversão. Ou seja, você saberá se alteração é vantajosa ou não.

Imagine uma empresa que opera uma loja virtual que vende widgets, por exemplo. O objetivo dela é a venda e a mudança deve trazer aumento disso. Nesse caso, o botão "comprar" que existe em cada página do produto, é o primeiro elemento que vai interagir com os visitantes. Ele é o início do processo de checkout. A equipe pode achar que fazer uma alteração no botão “comprar” possa levar a um aumento de venda. A alteração é feita mudando cor, tamanho ou algo assim. Depois, um teste AB utilizando uma ferramenta de teste de AB é realizado, para que as duas páginas possam ser comparadas.

Os visitantes serão divididos igualmente entre as páginas para que as taxas de conversão possam ser comparadas ao final do teste. A equipe pode decidir encerrar o teste depois que o número de visitas ao site for significativo, para que a comparação possa ser feita e a decisão tomada seja realmente a melhor.

Gostou da ideia? Realize esse teste nas páginas, sempre que for fazer alguma alteração importante. 

Gostou desse texto?
Compartilhe na rede
Gostou do que viu?
Fale conosco
Redes
Sociais
dê uma espiada!