O que são testes AB e como eles ajudam a aumentar a conversão em sites

O que são testes AB e como eles ajudam a aumentar a conversão em sites

Você está querendo fazer uma alteração na sua página e está em dúvida se deve ou não fazer? Embora a alteração pareça interessante, você não sabe como os visitantes vão reagir a ela. E se não der certo? Para diminuir os riscos e colaborar na decisão, o teste A / B veio ajudar você a entender melhor a sua página, ver o que está dando bons resultados e o que não tem atingido as expectativas, para que você possa fazer as alterações necessárias. É um teste simples que analisa as alterações em sua página. Perfeito para validar um novo projeto ou orientar qualquer mudança que você queira fazer.

Entendendo o teste A/B

Esse teste consegue enxergar além da otimização de site e permite decisões apoiadas em dados concretos. Ao medir o impacto que as mudanças têm em suas métricas, tais como inscrições, transferências, ou compras, é possível garantir que toda mudança produza resultados positivos. Assim, será possível ter palpites sobre como os visitantes do site vão responder a determinados elementos de design, por exemplo.

O teste A / B permite mostrar aos visitantes duas versões da mesma página, e eles determinarão o vencedor de acordo com as conversões geradas. Fazer esse tipo de teste e alterações leva a um aumento da receita, doações, leads, inscrições, downloads e conteúdo gerado pelo usuário, oferecendo equipes com informações valiosas sobre seus visitantes.

Quanto se faz um teste A / B é possível testar duas versões da página. Uma é a que você já apresentava aos usuários, e a outra é a com a(s) mudança(s). Com isso, será possível medir o efeito que cada versão tem em sua taxa de conversão. Ou seja, você saberá se alteração é vantajosa ou não.

Imagine uma empresa que opera uma loja virtual que vende widgets, por exemplo. O objetivo dela é a venda e a mudança deve trazer aumento disso. Nesse caso, o botão "comprar" que existe em cada página do produto, é o primeiro elemento que vai interagir com os visitantes. Ele é o início do processo de checkout. A equipe pode achar que fazer uma alteração no botão “comprar” possa levar a um aumento de venda. A alteração é feita mudando cor, tamanho ou algo assim. Depois, um teste AB utilizando uma ferramenta de teste de AB é realizado, para que as duas páginas possam ser comparadas.

Os visitantes serão divididos igualmente entre as páginas para que as taxas de conversão possam ser comparadas ao final do teste. A equipe pode decidir encerrar o teste depois que o número de visitas ao site for significativo, para que a comparação possa ser feita e a decisão tomada seja realmente a melhor.

Gostou da ideia? Realize esse teste nas páginas, sempre que for fazer alguma alteração importante. 

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