De um site ruim para uma máquina de vendas: como criar um site que converte?

Tempo de leitura: 6min 3seg
De um site ruim para uma máquina de vendas: como criar um site que converte?

Atualmente, a presença online se tornou essencial para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Nesse cenário, investir na criação de site que gere conversão é indispensável para marcas que querem se destacar e aumentar seus lucros.

A seguir, vamos explicar como transformar o seu site em uma máquina de vendas!

Antes de tudo: por que vale a pena investir em um site?

Em primeiro lugar, o site é a vitrine virtual da sua empresa e, por isso, é importante para as ações de marketing digital. É por meio dele que os potenciais clientes vão conhecer mais sobre a empresa, produtos e serviços.

Logo, é uma oportunidade para a empresa transmitir sua mensagem, seus valores e a sua identidade visual de forma clara e objetiva. Além disso, páginas bem desenvolvidas e com conteúdo relevante podem transmitir credibilidade e confiança para o público.

Outro motivo para investir em um site é a facilidade de acesso às informações sobre a empresa. Afinal, hoje em dia a maioria das pessoas busca informações na internet antes de tomar decisão de compra ou contratações.

O site também é uma ferramenta de marketing importante. Por meio dele, a empresa pode divulgar suas promoções, novidades e eventos. Além disso, é possível utilizar técnicas de otimização de busca (SEO) para aumentar a visibilidade do site nos resultados de busca, o que pode atrair ainda mais visitantes.

Ferramentas de automação de marketing e atendimento ao cliente também podem melhorar a experiência do usuário e a eficiência do processo de vendas.

Em resumo, ter um site é fundamental para empresas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e conectado. Além disso, é uma oportunidade para a empresa se apresentar e transmitir a sua mensagem com um alcance muito maior.

Portanto, ter um site com informações claras pode ser decisivo para conquistar a atenção do cliente e levá-lo à conversão.

Sugestão: Como aumentar o tráfego orgânico do meu site?

Como criar um site que converte?

Diante de tantos benefícios, investir em um site é indispensável para empresas que querem se destacar e alavancar os resultados. No entanto, é preciso criá-lo de forma estratégia para levar o usuário à conversão.

A seguir, listamos alguns passos que podem ajudar!

Pense no processo de vendas

A grande maioria de seus visitantes não está preparada para comprar ou fechar um negócio, mas está em busca de soluções para seus problemas. Por isso, o papel inicial do seu site é ajudá-los com conteúdo e informações que mostrem soluções.

A partir desses conteúdos, o usuário pode enxergar sua empresa como referência no assunto, e irá associá-la à solução. A partir desse ponto, é provável que venha a fechar negócio.

Capriche no design

Além de informações relevantes e atualizadas, o seu site deve ser organizado, atraente e intuitivo. Ou seja, precisa facilitar o acesso às informações, com simplicidade e rapidez.

Um bom design conduz o visitante às páginas-chave e orienta o usuário a avançar na jornada de compra.

O poder do Inbound Marketing: como atrair e converter clientes

O poder do Inbound Marketing: como atrair e converter clientes

Além de um design intuitivo, é fundamental que o seu site seja responsivo, ou seja, adaptável para dispositivos móveis. Em outras palavras, ele precisa carregar com rapidez em diferentes dispositivos, como smartphones e tablets.

Produza conteúdo com frequência

É através da produção de conteúdo que a maioria das pessoas encontram um site. Portanto, tenha um blog atualizado com postagens frequentes. Para isso, identifique as palavras-chave relevantes, que colocarão o seu negócio em destaque nos principais buscadores.

Use CTAs para orientar os próximos passos

Em geral, cada página do seu site deve conter informações que leve o cliente ao próximo passo da jornada de compra. Os call-to-actions (CTAs) e gatilhos mentais são essenciais para conduzir o cliente ao próximo passo.

Para trabalhar com mais assertividade, pense no que o usuário deve fazer após entrar nesta página: comprar o produto, cadastrar-se na lista de e-mail ou entrar em contato, por exemplo. Em seguida, aposte em botões e chamadas que direcionarão o cliente para o local apropriado.

Crie iscas para converter visitantes em leads

Uma das estratégias mais eficazes para gerar leads é oferecendo algo de valor para captar informações de contato. Você pode apostar em e-books, vídeos, infográficos e outros materiais que o usuário pode baixar em seu site.

Esses materiais são valiosos pois possibilitam criar um relacionamento com o usuário mesmo após terem saído do site, gerando uma oportunidade de vendas futuras.

Facilite a contratação

A contratação ou compra de seus produtos e serviços precisa ser fácil e intuitiva. Então, ofereça informações que mostre as funcionalidades, faça comparativos, crie CTAs e ofertas.

A confiança é importante para qualquer consumidor. Para isso, você pode apostar nos depoimentos e cases de sucesso para gerar credibilidade.

Além disso, disponibilize também uma forma de contato para que o cliente fale com um consultor. Afinal, para usuários que chegam nessa etapa, o próximo passo é encaminhá-lo para o fechamento da compra.

Sugestão: Criação de sites para alcançar resultados consistentes

E após a conversão, como otimizar o processo de vendas?

Como visto, um site é de extrema importância para levar o cliente à conversão. Porém, após a conversão é importante ter uma estratégia para levar ao fechamento da compra. Veja algumas dicas!

Defina o seu funil de vendas

Após a conversão, o usuário passa a fazer parte do seu funil de vendas e deve percorrer as etapas para finalizar a compra ou contratação do serviço.

Nesse momento, o contato com ele passa a ser mais direcionado, com o objetivo de nutri-lo com informações relevantes e interessantes sobre suas soluções.

Passe o lead para a equipe de vendas

Conforme os leads avançam para as etapas finais da jornada de compra, eles precisam ser repassados do marketing para os responsáveis pelas vendas.

Com potenciais clientes em mãos, o time de vendas pode fazer uma abordagem mais direta e personalizada, de acordo com a jornada percorrida no funil de vendas

Com um site bem estruturado, todas as etapas podem ser mapeadas, o que garante mais assertividade na hora de entrar em contato para fechar a compra.

Sugestão: Os 10 erros mais comuns ao se criar sites

Suporte ao cliente

Após a conversão, é fundamental que a empresa esteja disponível para que o consumidor entre em contato. Por isso, aposte em uma equipe pronta para resolver problemas ou direcionar o lead ao suporte técnico. 

Lembre-se que os problemas no suporte estão entre os principais motivos de reclamação ou desistência da compra. Portanto, qualidade no atendimento no pré-venda e no pós-venda pode reverter uma situação crítica e gerar feedbacks positivos para a reputação da marca.

Mantenha o processo em funcionamento

O grande diferencial de um site que converte é que ele não para. Por isso, é fundamental manter o processo de marketing e vendas sempre em funcionamento e, ao longo dele, fazer ajustes quando for necessário.

Conte com a Labraro para alavancar suas vendas online

Como visto, é preciso criar uma estratégia para desenvolver um site que converte. Por isso, contar com uma equipe de especialistas pode ser a melhor opção para o seu negócio.

Na Labraro, você encontra profissionais dedicados e preparados para atuar nas diversas áreas do marketing digital: criação de site, automação de marketing, conteúdo e SEO, tráfego pago e muito mais.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!

Fique por dentro das novidades!
Inscreva-se e receba conteúdo sobre Marketing Digital e Vendas.

Perguntas frequentes

Como posso melhorar o conteúdo do meu site?

Algumas dicas para melhorar o conteúdo do seu site incluem torná-lo mais informativo e relevante para o público-alvo, usar linguagem clara e direta e incorporar imagens e vídeos atraentes.

Como posso melhorar o desempenho do meu site nos mecanismos de busca?

Algumas dicas para melhorar o desempenho do seu site nos mecanismos de busca incluem otimizar as palavras-chave, criar conteúdo relevante e de alta qualidade e usar técnicas de otimização SEO, como configuração de tags e URLs amigáveis.

Como posso medir e analisar o desempenho do meu site?

Rastreando métricas como a taxa de conversão, o tempo médio de permanência no site, o número de visitas, o número de leads gerados e o volume de vendas. Use essas métricas para ajustar suas estratégias e otimizar seu site para melhores resultados de conversão e vendas.

Sua empresa depende de indicações de terceiros para vender?
É importante implementar um plano de ação de marketing digital com acompanhamento de oportunidades, qualificação de leads e processo unificado de vendas e marketing.

Outras notícias que
você pode se interessar