Você sabe o que são backlinks?

Tempo de leitura: 3min 55seg
Você sabe o que são backlinks?

Você abre uma página que te chamou atenção, começa a ler e ao passar o mouse nas palavras percebe que algumas estão com link. O que será que é isso? Esses links que te possibilitam abrir outras páginas são chamados de backlinks e são utilizados estrategicamente para gerar mais tráfego aos sites.

Além disso, os backlinks são muito importantes para alcançar as primeiras posições no ranking do Google e, assim, tornar a página uma referência para as pessoas e autoridade para os mecanismos de busca.

O backlink é uma estratégia de SEO de grande relevância, uma vez que os mecanismos, principalmente o Google, avaliam melhor os sites que tem um bom número de backlinks de qualidade. Isso mesmo, de qualidade! Pois, nem todos os backlinks são bons. Isso acontece, pois existem links que são mais fortes que outros e alguns podem ser bem negativos. Veja a seguir!

Sugestão: Investir em otimização de sites é uma estratégia que traz resultados duradouros a longo prazo

Backlinks bons

Esses são os links que ajudarão sua página a alcançar um melhor rankeamento nos mecanismos de pesquisa, pois vem de sites verificados, de qualidade e considerados confiáveis pelos motores de busca e pelos usuários. Isso significa que, o site que apontou a sua página é referência para as pessoas e quanto mais confiável ele for, melhor será o backlink.

Além disso, se muitas pessoas compartilham o seu conteúdo, é sinal que ele apresenta boa qualidade e realmente é diferente dos demais.

Backlinks ruins

Os backlinks ruins são aqueles que vem de sites pouco confiáveis, sem verificação, com poucos conteúdos próprios e que fazem troca de backlinks, ou seja, não priorizam a qualidade, querem apenas uma boa quantidade de links para terem um melhor rankeamento. Entretanto, não é assim que fundiona. Os mecanismos de buscas priorizam a qualidade mais do que a quantidade.

Como conseguir backlinks

Existem duas maneiras de conseguir backlinks para o seu site. A primeira é criando conteúdos muito completos, com qualidade e relevância, para que outros sites façam backlinks para a sua página de forma espontânea – esse caso, sua página é considerada referência no assunto, por isso consegue backlinks naturais.

A outra maneira possível é utilizar a estratégia de link building, criando relacionamento com portais e grandes sites para que eles deem links para o seu site. Essa última é semelhante com o trabalho de assessoria de imprensa e, diferente da primeira, não consegue backlinks de maneira natural.

Quantos tipos de backlinks existem?

Ao todo existem 6 tipos de inbound links, veja quais são eles:

1. Internal Links: esses são muito utilizados, pois são aqueles que levam uma página a outra dentro do mesmo site. Por exemplo, esse texto apresenta alguns links para outras páginas do nosso blog, conectando nossos conteúdos. Eles são bons para aumentar o tempo de permanência dos usuários nos sites.

2. Low Quality Links: esses são os backlinks de pior qualidade e que, por diversas vezes, podem prejudicar o rankeamento do site, uma vez que vem de sites de péssima qualidade, como sites de spam ou pornográficos.

3. Nofollow Links: esses são aqueles que não passam autoridade entre as páginas, pois mesmo que outro site tenha mencionado, ele apresenta uma tag “nofollow” que impede o relacionamento entre eles. São ideais para que lindos adicionados nos comentários não afetem a página.

4. Dofollow Links: são aqueles que transmitem autoridade entre as páginas. Por exemplo, se falamos de marketing digital e um grande especialista faz um link para a página da Labraro, isso melhora ainda mais a força e relevância do conteúdo do especialista e melhora ainda mais nossa credibilidade.

5. Root Domain Links: esse tipo de backlink indica a quantidade de links de chegada que uma página leva ao seu site. Nesse caso, se uma mesma página fizer várias referências ao seu conteúdo, será considerado apenas um pelas ferramentas de buscas.

6. Anchor Text: esse é um dos fatores mais analisados pelos mecanismos de busca para rankear as páginas. O texto âncora é a parte do conteúdo que você faz o uso do hiperlink, ou seja, a parte clicável, que direciona a outra página.

Descubra o investimento ideal em Google Ads utilizando nossa planilha

Descubra o investimento ideal em Google Ads utilizando nossa planilha

Entendeu como funciona essa estratégia de SEO? Se ficou alguma dúvida ou se interessou em melhorar o posicionamento do seu site, entre em contato conosco!

Veja também como dar o primeiro passo para ser digital!

Sugestão: Pillar Page: entenda essa estratégia de SEO

Fique por dentro das novidades!
Inscreva-se e receba conteúdo sobre Marketing Digital e Vendas.
A área comercial de sua empresa está desorganizada ou desatualizada?
O marketing digital ajuda a gerar leads qualificados, otimizar a conversão de vendas e melhorar a segmentação de público-alvo, além de fornecer dados e métricas para análise de desempenho e tomada de decisão estratégica.

Outras notícias que
você pode se interessar