O principal objetivo do marketing de conteúdo é obter bons resultados nos mecanismos de busca, ou seja, aparecer nos primeiros lugares quando se faz uma pesquisa. Isso traz mais visitas ao site e, consequentemente, aumenta as chances de se obter novos leads.
Existem diversas estratégias de SEO que visam melhorar a experiência do leitor, alcançar bons rankings orgânicos, gerar tráfego e autoridade ao site e hoje você vai conhecer a estratégia chamada Pillar Page – página pilar.
O termo Pillar Page, foi criado pela HubSpot em 2017 e refere-se a uma grande página de conteúdo detalhado, com abordagem profunda. Assim como o nome diz, é pilar para outras páginas, uma vez que utiliza várias linkagens para outros conteúdos, chamados de Topic Clusters, e esses conteúdos para ela. Para ser considerada uma Pillar Page, a página deve conter respostas para todas as perguntas feitas pelo público sobre o assunto escolhido.
Topic Clusters é uma estratégia de SEO também criada pela HubSpot, que organiza os conteúdos em conjuntos específicos voltados a um conteúdo principal, ou seja, a Pillar Page abrange todos os tópicos de um assunto e os Topic Clusters abordam apenas uma palavra-chave do assunto da página pilar.
Para deixar mais claro, vamos exemplificar. “Guia completo de marketing digital” seria uma Pillar Page, pois abordaria vários tópicos sobre o assunto. Já o conteúdo “Aprenda como criar uma persona e faça uma estratégia de resultados” seria um Topic Clusters.
O intuito da Pillar Page é construir um texto completo, rico de informações de qualidade para que seja altamente vinculável, ou seja, para que outros sites e outros conteúdos internos possam utilizá-lo como base. Assim como a própria HubSpot exemplifica, veja a página pilar como uma nave-mãe de um tema e os outros textos do seu blog como naves soldados que receberão apoio da nave-mãe.
Por isso, o primeiro passo para criar uma Pillar Page é entender quais são as dúvidas do seu público. Deve-se escolher um assunto amplo, que consiga se sustentar em um único texto apresentando todas as informações necessárias para ser de qualidade. Esse conteúdo deve ser chamativo, de forma que leve o leitor a clicar na página em questão e que ele permaneça em seu site, seja na Pillar Page ou em algum Topic Clusters.
Faça um texto rico, com bastante informações e não se preocupe apenas com o uso das palavras-chave. Se seu texto for bem estruturado com conteúdo interessante e relacionável, ele terá mais chances de ser melhor posicionado. É essencial que sua marca seja autoridade no assunto para outras empresas e pessoas olhem para sua empresa como uma especialista no assunto.
Uma dica importante é: se sua empresa já produz e-books, use-os para montar sua Pillar Page coma melhor presciência possível.
Em uma pesquisa feita pelo blog Cognitive SEO, ficou nítida a importância do tamanho dos conteúdos para que sejam ranqueados nas primeiras posições do Google. Os textos que ficam no topo das buscas apresentam cerca de 2.500 palavras e apresentam conteúdos mais completos e que sanam todas as dúvidas dos internautas.
Se alguém entrar em um texto que não esclarece alguma questão, logo a pessoa sairá da página para procurar outro site que atenda sua necessidade, não é mesmo? Por isso, a Pillar Page é tão completa e são melhores posicionadas nos mecanismos de busca.
Entendeu como funciona? Veja também nosso conteúdo sobre o real papel do marketing dentro de uma empresa!