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2020 um ano chave para você apostar na transformação digital de sua empresa

2020 começou e você já está pronto para dar o primeiro passo para ser digital? Essa decisão é apenas sua! Você pode simplesmente ignorar o mundo digital e continuar seguindo o mesmo destino ou impulsionar o seu negócio através do marketing digital e outras tecnologias.

 

Mas seja rápido, pois enquanto você pensa em qual caminho traçar, outras empresas já estão na sua frente com boas estratégias de comunicação. Google, Facebook e Instagram Ads são investimentos essenciais para qualquer plano digital, assim como as técnicas de SEO, inbound marketing, site, e-commerce e outras. É melhor começar agora do que ser passado para trás. Não veja o progresso do seu concorrente, veja o SEU PROGRESSO! Por isso, leia esse texto até o final.

 

Acho que não existe nenhuma dúvida de que estamos na era digital, não é mesmo? Atualmente, existem mais de 69 milhões de usuários brasileiros no Instagram, 1,5 bilhões de usuários globais no WhatsApp, sendo que 89% da população brasileira está presente nessa rede social. Segundo Relatório Global Digital de 2019, realizado pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, existem mais de 140 milhões de usuários brasileiros ativos nas redes e o Brasil foi um dos países com maior aumento de usuários novos. Além disso, muitas empresas digitais explodiram no mercado: Ifood, Uber, Decolar e muitas outras que fornecem 100% dos seus serviços via internet e tecnologias próprias.

 

O perfil dos consumidores mudou e continua mudando. Hoje, os usuários e consumidores gostam do imediatismo, valorizam a resposta mais rápida e esclarecedora. Eles buscam a melhor experiência em todos os aspectos, principalmente no mundo digital. Querem tudo a seu alcance, de forma rápida e funcional. Quem complica demais fica para trás!

 

“Essa empresa não tem redes sociais? Queria ver melhor os produtos!”, “Essa marca não tem e-commerce? Não tenho tempo para ir até a loja física”, “Não consigo falar com essa empresa, eles não me respondem em nenhum meio de comunicação!”. Esses questionamentos podem ser sanados a partir do momento que a empresa aprende e o valor da comunicação e passa a ser digital de verdade.

 

Aposto que você já pesquisou, pelo menos uma vez, alguma empresa nas redes sociais, seja no Instagram, no Facebook ou no LinkedIn. Acertei? E se você procura por outras empresas nas redes sociais, por que outras pessoas não podem procurar pelo seu negócio da mesma forma? Além disso, é muito mais provável que as pessoas façam pesquisas no Google para encontrar o que querem do que obterem informações de outra forma.

 

As pessoas passam grande parte do seu dia conectadas às redes e buscam por conteúdos e informações relevantes e de fácil acesso. As empresas devem se adequar a essas necessidades e transformar o modelo de trabalho, bem como a forma de se comunicar com o público.

 

Ser digital

Se você acha que transformação digital é apenas estar presente nas redes sociais, você está enganado. A transformação digital é muito maior que isso. Pense: antes as empresas tinham dificuldade de serem encontradas e, hoje em dia, com o progresso digital e a mudança na forma de pensar e se comportar, a informação ficou mais próxima, a cliques de distância.

 

Ser digital é utilizar a tecnologia a seu favor, melhorar o desempenho do seu negócio e, consequentemente, garantir melhores resultados. Essa transformação se tornou inevitável e se você está fora disso, com certeza ficará para trás. Pense: é melhor ter acesso aos preços e informações de viagens que estão disponíveis no site de uma empresa de turismo ou na loja física, em que a pessoa terá que se deslocar e, as vezes, nem gostar do que vai ver?

 

Melhorar a forma de comunicação com o público, ter um atendimento personalizado, responder às dúvidas dos usuários e melhorar o desempenho e alcance do seu negócio é mais do que necessário, é essencial. E esses processos devem ser feitos hoje, com urgência. O mundo mudou e as empresas têm que se adaptar.

 

Como a transformação digital afeta sua empresa

Tarefas comuns como chamar um “táxi”, reservar um hotel e pedir comida e até mesmo fazer a compra do mês se tornaram mais simples ainda com a transformação digital. Através desse processo, a tecnologia ganhou mais espaço e impacto na vida das pessoas.

 

Essa transformação possibilita mais eficiência nas atividades dentro da empresa, mas requer que todas as áreas estejam alinhadas. Com ela, é possível que tecnologias sejam inseridas como estratégia de negócio. Como exemplo, lojas físicas se tornam e-commerce ou atendem os clientes das duas maneiras e aumentam sua lista de clientes.

 

Outros canais de atendimento podem ser utilizados, como as redes sociais, que, como citado anteriormente, estão muito presentes na vida das pessoas. Se usadas corretamente, podem melhorar a qualidade da comunicação e aumentar a visibilidade e as vendas do negócio.

 

Com a transformação digital também é possível acompanhar os dados de modo mais preciso. Existem tecnologias que ajudam a adotar as estratégias mais assertivas e, consequentemente direcionar a empresa para o caminho certo.

 

Por isso, crie uma cultura digital dentro de sua empresa ou converse com seus gestores para que isso aconteça. Mudanças são importantes para que os negócios expandam e sejam um sucesso!

 

Não deixe de ver nosso conteúdo sobre como escolher uma agência de marketing digital!

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