Quanto tempo demora para ver os resultados orgânicos de SEO?

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Quanto tempo demora para ver os resultados orgânicos de SEO?

A gente sabe que investir em SEO é essencial para empresas que desejam se destacar e aumentar seus resultados orgânicos. Mas será que o retorno nesse tipo de estratégia é rápido?

Um dos grandes erros das empresas é acreditar que o trabalho de otimização vai gerar resultados instantâneos. Esse tipo de expectativa pode acabar desanimando muita gente, por isso, é importante deixar as coisas bem claras.

Neste post, a gente explica melhor quanto tempo demora para você, de fato, chegar às primeiras páginas do Google e listamos os principais fatores que podem influenciar nesse prazo. Confira tudo sobre o assunto na leitura.

 

Por que investir em estratégias de SEO?

A estratégia de SEO (Search Engine Optimization) consiste em uma série de técnicas de otimização de páginas com o objetivo de gerar tráfego orgânico para um site, loja ou blog.

Quando ela é feita da forma correta, a empresa consegue alcançar melhores posições nos resultados de busca, aumentando sua visibilidade e reduzindo custos com tráfego pago.

Associada a uma boa produção de conteúdo, a otimização SEO também ajuda a organização a se tornar uma autoridade na área, aumentando a credibilidade da marca e otimizando as ações de branding.

 

Quanto tempo demora para ver os resultados orgânicos de SEO?

Muitos empresários já estão antenados nas técnicas de SEO e conseguem entender a importância de incorporá-las em sua estratégia de marketing digital. O problema é que muitos desses profissionais esperam alcançar resultados instantaneamente. Sem compreender que esse é um investimento consistente a longo prazo.

Mas afinal, quanto tempo demora para ver os resultados orgânicos de SEO? Não existe uma resposta certa para essa questão. Alcançar a primeira página do Google pode ser uma conquista rápida para alguns, enquanto para outros pode levar anos. Isso porque, existem diversas variáveis que podem influenciar no posicionamento orgânico de uma página.

Tenha em mente que não existem fórmulas mágicas que garantam o topo da primeira página do Google. É preciso enxergar cada campanha de SEO como parte de um projeto em andamento e entender que, nessa estratégia, a consistência é fundamental.

Os resultados em métricas como backlinks podem ser visualizados em um período mais curto. Contudo, a classificação de palavras-chaves e a autoridade do site podem demorar um pouco mais. Aplicando todas as estratégias de forma alinhada, é possível começar a ver os resultados dentro de quatro meses a um ano.

Apesar de ser um investimento a longo prazo, os resultados orgânicos que podem ser alcançados com essa estratégia são poderosos para qualquer empresa. Isso porque, a visibilidade e a credibilidade do site podem ser fortemente impactadas por uma boa otimização.

 

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Quais fatores influenciam no sucesso da estratégia?

Como citamos, existem diversos fatores que podem afetar o tempo que você vai demorar para ver resultados orgânicos de SEO. A seguir, vamos explicar melhor cada um deles.

 

Idade e autoridade do site

Segundo um estudo publicado pela Ahrefs, sem considerar o nível de concorrência das palavras-chave, uma página no top 10 tem, em média, mais de 2 anos de existência. Já as páginas que estão na primeira posição do Google têm quase 3 anos.

A pesquisa aponta, ainda, que quase 95% das páginas recém-publicadas não chegam ao Top 10 em um ano. A explicação para isso é bem simples: links. Sites mais antigos tendem a ter mais links do que aqueles criados recentemente, o que garante mais autoridade ao domínio.

 

Backlinks

Os backlinks funcionam para o Google como votos de confiança de sites externos sobre você. Isso significa que, quando outro site linka o seu conteúdo, o buscador entende que você é uma autoridade no assunto, por isso, merece uma classificação melhor.

Dessa forma, quanto maior o perfil de backlink do site, mais rápido você terá resultados. É importante saber, no entanto, que não existem atalhos para esse processo. Conseguir links de qualidade demanda esforço e muito trabalho sério. Tentar burlar esse processo pode acabar gerando penalidades para o seu site.

 

Design e arquitetura do site

Os algoritmos do Google são projetados para recompensar aqueles sites que oferecem uma experiência de usuário tranquila e simplificada, por isso, a estrutura e o design da sua página fazem a diferença no prazo para alcançar resultados orgânicos.

É importante que o site seja fácil de navegar e facilite o rastreamento dos mecanismos de busca. Além disso, ele deve ser rápido no carregamento das páginas e compatível com dispositivos móveis.

 

Erros, penalidades e problemas de hospedagem

A história do seu site também influencia no tempo até conquistar os resultados de SEO. Se seu domínio já sofreu alguma penalidade por ações que vão contra as diretrizes para webmasters do Google, por exemplo, isso pode afetar no seu ranqueamento.

O mesmo acontece no caso de problemas técnicos que impeçam os mecanismos de rastreá-lo e indexá-lo de forma correta, como erros 404 e conteúdos duplicados.

Para identificar e corrigir esse tipo de problema, você pode utilizar a ferramenta de auditoria da SemRush. O Google Search Console também pode ser útil para verificar o histórico e identificar penalidades.

 

Palavras-chave e competição

Obviamente as palavras-chaves não são todas iguais. Logo, não existe uma regra clara sobre o tempo certo para chegar à primeira página do Google. Se sua palavra-chave é pouco pesquisada e tem uma concorrência pequena, é esperado que os resultados venham mais rápido do que para quem concorre com termos muito disputados.

É muito mais fácil conseguir uma classificação de palavras-chave em pesquisas contra 100 concorrentes, do que contra 100.000. Por isso, é importante fazer um levantamento dos melhores termos para o seu site, otimizando as páginas para as palavras que realmente estão gerando resultados.

 

Concluindo, é essencial que os empreendedores entendam o poder da ferramenta SEO e que saibam que esse é um processo contínuo e de longo prazo. Os resultados orgânicos obtidos com a estratégia certa podem ser incríveis, no entanto, é fundamental ter paciência, consistência e acompanhar de perto as principais métricas para entender o retorno sobre o investimento.

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