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Otimização SEO: faça o seu negócio ser encontrado pelos mecanismos de busca

Você sabe como ser encontrado na primeira página de pesquisa do Google? É normal procurarmos algo e os mecanismos de busca nos apresentarem algumas páginas como anúncio e outras por busca orgânica, ou seja, páginas que apresentam bom ranqueamento e, por isso, estão alí, junto com os anunciantes. Mas o que é ranqueamento no Google? Como conseguir ficar entre os primeiros? O que é SEO e como ele pode ajudar meu site a ter boas visualizações?

Essas e outras dúvidas são muito frequentes e estamos aqui para te ajudar. Primeiramente, vamos pensar da seguinte maneira: sem tráfego no site é muito difícil gerar visitas e leads para o seu negócio e, consequentemente, mais difícil de vender. Por isso, devemos utilizar um conjunto de técnicas, chamadas de SEO, que tem como objetivo melhorar a visibilidade do site perante os mecanismos de busca, o Google. Dessa forma, o seu negócio será encontrado com mais facilidade, melhorando a captação de leads.

Quer saber mais sobre SEO? Leia este conteúdo até o final.

 

O que é SEO?

SEO significa, em inglês, Search Engine Optimization, ou seja, traduzindo para o português, otimização para mecanismos de busca. Toda vez que uma página nova é postada na internet, os mecanismos de busca procuram indexá-la para que as pessoas possam encontrar o conteúdo.

Além disso, podemos dizer que as estratégias de SEO otimizam palavras-chave, conteúdos, links internos e externos, redes sociais, a estrutura do site e até mesmo o uso do Javascript e Flash. A médio e longo prazo, essas estratégias são as que mais trazem visibilidade para o site, aumentando o tráfego gradualmente.

Mensalmente, o Google soma mais de 100 bilhões de pesquisas realizadas. E, para conseguir ranquear os milhões de páginas existentes atualmente, o Google criou uma série de regras que, se bem utilizadas, fazem seu site se sobressair perante a concorrência.

Todas as técnicas utilizadas influenciam nos algoritmos dos buscadores e, assim, definem a posição que a página se encontra a partir de uma palavra-chave.

Para exemplificar, quando você procura por “agência de marketing digital Vinhedo”, essa palavra-chave será utilizada pelos mecanismos para encontrar qual página está melhor otimizada. Você encontrará anúncios que as agências pagam para conseguir ficar nas primeiras posições e, logo abaixo, os sites de agências que apresentam melhor ranquamento a partir da palavra-chave “agência de marketing digital Vinhedo”. Deu para entender como funciona?

Além disso, essas práticas de SEO se dividem em duas estratégias: SEO on-page e SEO off-page. A primeira, são as técnicas que estão dentro da página da empresa, ou seja, as que estão ligadas a produção de conteúdo, escolha das palavras-chave e todas as maneiras de otimizar um site. Já a segunda, são as técnicas que dependem dos usuários, como o compartilhamento de seu texto de blog nas redes sociais, a quantidade de links de outros sites apontando para o seu e outras táticas.

 

SEO on-page

Dentro do SEO on-page, existem vários elementos que ajudam as páginas serem bem ranqueadas para o Google.

A autoridade do domínio (Domain Authority) é uma delas. Mas o que isso significa? Para garantir que as páginas de conteúdo realmente tenham conteúdos relevantes e não apenas palavras-chave jogadas, o Google desenvolveu um método de desqualificar páginas que apenas colocavam palavras-chave para conseguirem bom ranqueamento. Isso significa que não podemos utilizar as palavras-chave de forma agressiva, devemos ter conteúdos realmente relevantes para alcançar uma boa posição.

Dessa forma, o Domain Authority faz o seu site ser comparado entre os outros com base em vários aspectos, como qualidade do conteúdo, de links externos, número de visitas, tempo de permanência nas páginas e outros e, assim, receber a posição adequada nos mecanismos de busca.

A arquitetura do site também é outro aspecto que influencia no ranqueamento. Devemos seguir uma ordem de cabeçalho, corpo do texto e rodapé, além das diferenças entre títulos H1, H2, H3 e outros. O site deve apresentar uma boa escaneabilidade, para que a leitura seja simples e leve. Tudo isso é levado em consideração.

A performance de cada página também é um fator importante, visto que sites demorados para abrir e carregar outras páginas dentro dele são ruins para o usuário. Na maioria das vezes, a pessoa que entra num site lento sai da página sem esperar para ver. Os usuários procuram sites leves e de fácil acesso.

 

SEO off-page

O SEO off-page também é muito importante para o seu site. Com ele é possível que fatores externos ao seu site aumentem sua credibilidade e posição nos mecanismos de busca. Quanto mais links externos de qualidade apontarem para o seu site, melhor para o Google, pois ele entende que a sua página é referência no assunto e, por isso, deve estar nas primeiras posições.

Os links podem ser das redes sociais apontando para o seu site, de blogs apontando para o seu conteúdo, entre outros. Dentro disso, uma forma de conquistar mais links externos é por meio de estratégias de backlinks em que se faz uma parceira com outros sites que apresentam autoridade para eles compartilharem algum conteúdo do seu site.

Quanto mais links externos apontarem para o seu site, melhor será a posição dele, visto que o Google começa a enxergá-lo como autoridade no assunto.

 

Deu para entender como funciona o SEO e como devemos nos comportar diante o Google? Se você quer entender mais sobre o assunto, acesse nosso conteúdo de como ter um bom SEO!

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