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Aprenda a otimizar seu site para pesquisas de voz

Hoje em dia, quando o assunto é internet, devemos estar em constante mudança. Se adaptar as necessidades dos usuários é de extrema importância e, por esse motivo, as técnicas de SEO também devem ser modificadas. Você já fez uma pesquisa por voz? Ou seja, fez uma pergunta ao Google sem precisar escrever no campo de busca? Essa técnica está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.

Segundo o Google, 20% das pesquisas realizadas pelo celular são feitas por voz. E isso deve-se a variedade de assistentes virtuais que existem no mercado atualmente, como a Siri (Apple), Cortana (Microsoft), Google Now e Google Assistant (Android), Amazon Alexa e outros fatores como a funcionalidade mediante a correria do dia a dia, visto que é muito mais rápido falar do que digitar.

 

Mas como essa mudança de comportamento interfere nas técnicas de SEO do seu site?

Se antes nós tínhamos que pensar em como os usuários escreviam suas pesquisas nos campos de busca, agora também temos que nos preocupar como eles falam. Quando a pesquisa é escrita, deve ser feita com o menor número de palavras possível, colocando apenas as palavras-chave, ao contrário da pesquisa por voz. Para entender melhor, veja nosso exemplo:

Pesquisa por escrita: inbound marketing

Pesquisa por voz: quais são as principais ferramentas de inbound marketing?

A tendência é, cada vez mais, as pessoas pesquisarem por voz exatamente como se estivessem falando com outra pessoa, ou seja, fazendo perguntas. Para isso, o Google desenvolveu um algorítimo chamado Hummingbird (beija-flor, em inglês), que tem como objetivo principal aumentar a compreensão da semântica das frases feitas nos buscadores, ou seja, ele consegue interpretar melhor a linguagem natural utilizada pelos usuários. Deste modo, como visto no exemplo acima, agora conseguimos obter resultados melhores com pesquisas mais complexas.

Por curiosidade, o termo hummingbird foi escolhido pois, assim como o beija-flor, é preciso e rápido. Mas, para alcançar uma posição melhor no ranking, é importante que os sites sigam algumas técnicas para melhorarem seu posicionamento nos mecanismos de busca por pesquisa de voz.

 

Técnicas de SEO para pesquisa por voz

Crie conteúdos com perguntas: pense nas perguntas mais feitas pelos seus usuários e faça conteúdos que as respondam. Os profissionais da área de atendimento podem ajudar a esclarecer quais são as dúvidas mais recorrentes e o site Answer The Public também permite conhecer os termos mais usados nos navegadores. Mas como dica, sugerimos que os conteúdos tenham as palavras “como”, “por que”, “o que é”, entre outras. Pesquise e faça testes com seu público!

Use o Google Meu Negócio: para que você seja mais encontrado, forneça informações sobre sua empresa, como endereço, telefone, imagens do local, horário de funcionamento e depoimentos dos clientes. Esse recurso permite que você divulgue todas essas informações de forma gratuita e ainda consiga atrair mais pessoas para o seu negócio, uma vez que ao procurar empresas do ramo na sua região, as chances da sua marca aparecer nos primeiros resultados de busca são ainda maiores.

Faça publicações em áudio: por diversas vezes, as pesquisas por voz são feitas para poupar tempo. Na correria do dia a dia, não precisamos mais olhar para o celular e escrever. Agora é só apertar um botão e falar, fazer a pergunta. Então, dessa mesma forma, receber um conteúdo por áudio é um diferencial. E, ao mesmo tempo em que o usuário recebe o conteúdo por voz a seu benefício, ele pode aumentar o tempo médio de permanência dentro do seu site, o que eleva a posição nos resultados de busca.

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário e fique de olho nos nossos conteúdos! Veja também como fazer campanhas de publicidade nas principais redes sociais.

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