Você sabe quais são as principais ferramentas de Inbound Marketing?

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Você sabe quais são as principais ferramentas de Inbound Marketing?

Com consumidores cada vez mais exigentes, tornou-se necessário investir em ações de atração que privilegiem uma boa experiência com a marca. Essas ações podem ser amparadas pelas ferramentas de Inbound Marketing, que prometem ajudar em diferentes aspectos. Aplicar corretamente essas ferramentas gera diversos benefícios, como otimização de recursos, maior alcance do público, gestão facilitada e ainda mapeamento dos resultados.

Por isso, criamos este conteúdo que fala sobre as principais ferramentas do Inbound Marketing e como você deve utilizá-las. Acompanhe!

Qual é a importância das ferramentas de Inbound Marketing?

Antes de mais nada, por que utilizar as ferramentas para trabalhar com o Inbound? Pela definição, esse conjunto de estratégias consiste em atrair os potenciais clientes oferecendo uma experiência totalmente agradável e diferenciada. As ações devem ser planejadas de forma com que os leads sigam um caminho lógico, desde o reconhecimento de um problema até a decisão de compra.

Então, a importância de contar com as ferramentas de Inbound Marketing está associada ao cumprimento desses objetivos. Por exemplo, uma ferramenta que permita o envio automático de e-mails para os leads a partir do cadastro facilita e muito o trabalho dos profissionais de marketing. Sem essa ferramenta, os envios teriam de ser manuais, consumindo muito tempo e dinheiro!

Sugestão: Guia completo de Inbound Marketing

Quais são as principais ferramentas do Inbound?

Agora, vamos analisar algumas das principais ferramentas, seus objetivos e como elas funcionam. Veja!

SEMRush

O SEMRush é uma ferramenta essencial para se trabalhar a otimização dos sites para a busca orgânica. Quando você digita um termo no Google ou em outro buscador, o mecanismo de busca faz uma análise nas páginas da internet para encontrar o que é mais relevante à pesquisa, apresentando diversas opções. As primeiras páginas do resultado de busca recebem maior atenção do público. Então, estar posicionado entre elas pode elevar bastante o tráfego de uma empresa.

No entanto, conquistar essas posições não é simples. Você precisa aplicar o trabalho de SEO (Search Engine Optimization). A otimização consiste em tornar suas páginas mais atrativas aos buscadores e, claro, aos usuários. Nesse sentido, o SEMRush é uma ferramenta que mostra uma análise completa de palavras-chave, domínios ou URL. Ao digitar o termo no campo central, a ferramenta mostra uma relação do volume de buscas, termos relacionados e muito mais. Dessa forma você saberá quais são os assuntos mais adequados para criar os conteúdos para o blog.

RD Station

O RD Station é uma ferramenta bem completa para automação de marketing. A empresa oferece um software com várias funcionalidades, como a criação de fluxos de nutrição, e-mail marketing, análise de palavras-chave, automação para postagens nas redes sociais e muito mais. Com essa ferramenta é possível otimizar todo o trabalho da equipe de marketing, que ganha velocidade e inteligência, eliminado as tarefas manuais que preenchem várias horas do dia a dia.

A utilização da ferramenta é paga e tem planos diferentes para atender demandas distintas das empresas. Recentemente a empresa também lançou uma solução de CRM, em que você pode cadastrar seus leads e organizá-los de acordo com as ações tomadas pelo time de marketing e vendas.

Buzzsumo

O Buzzsumo é uma ferramenta do Inbound Marketing específica para as redes sociais. Com ela você monitora as suas redes, com relatórios personalizados. Também é possível identificar os assuntos mais quentes do momento, servindo como referência na criação dos conteúdos. Além disso, permite identificar os influenciadores digitais mais interessantes para o seu nicho de mercado.

Keyword Planner

O Keyword Planner é uma ferramenta gratuita do Google para a análise de palavras-chave. A ferramenta mostra uma análise completa dos termos, indicando quais você deve utilizar para criar os conteúdos do blog. O planejador de termos também indica quais palavras-chave são relacionadas, dando novas ideias para suas criações de conteúdos.

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Mailchimp

O Mailchimp é a plataforma mais utilizada no mundo para envio de e-mail marketing. Ela é gratuita e permite que você crie mensagens personalizadas, com alta taxa de entrega. O relatório de suas ações com a ferramenta também é bastante útil, uma vez que você será capaz de identificar as melhores práticas, os melhores tipos de assuntos e a performance de cada e-mail. Isso faz com que você entenda melhor o comportamento do seu público e, assim, otimize as estratégias de e-mail marketing.

Pipedrive

Por fim, não podemos nos esquecer do Pipedrive. Essa é uma ferramenta para CRM de vendas e um software de gestão de funil. Dentro da plataforma você organiza os seus leads, alocando-os em colunas específicas. Por exemplo, um lead que ainda está no início do trabalho de um vendedor pode ser colocado em uma coluna com o nome de "aguardando primeiro contato". Já um lead quente, aquele que está para tomar a decisão de compra, precisa de outra tratativa, e pode ser colocado na coluna de "fechar venda". Você também pode organizar seus leads seguindo o funil de vendas, com todas as etapas descritas.

Como utilizar melhor cada uma dessas ferramentas?

Neste conteúdo nós vimos diferentes ferramentas de Inbound Marketing. Para utilizar cada uma delas da melhor forma é indicado contar com ajuda profissional de uma empresa experiente. O objetivo disso é utilizar todo o conhecimento desses profissionais, que conhecem a fundo cada ferramenta e as melhores práticas envolvidas. Além disso, toda a gestão dos resultados e a busca pela otimização será feita por essa agência. Isso garante que seus investimentos e ações estejam alocados da melhor forma possível.

O Inbound Marketing envolve muitas ações e ferramentas, como vimos. Por outro lado, os resultados conquistados podem ser grandiosos, transformados em um bom lucro. Cada ferramenta ajuda de forma diferente, seja na otimização das páginas para busca orgânica, redes sociais, criação de conteúdos, automação de marketing, envio de e-mails ou outros. Por isso, trabalhar com todas essas ferramentas sem ter o conhecimento aprofundado em cada uma delas pode ser difícil, sem falar que as oportunidades podem ser desperdiçadas.

Então, se você quer potencializar suas estratégias agora mesmo, trabalhando todas as ferramentas de Inbound Marketing da melhor forma possível, entre em contato com um de nossos especialistas e vamos trabalhar juntos!

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Perguntas frequentes

Como a SEMrush pode ajudar na estratégia de inbound marketing?

SEMrush é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave que ajuda as empresas a identificar as palavras-chave mais relevantes para sua estratégia de conteúdo. Com ela, é possível encontrar palavras-chave de alto volume de pesquisa e baixa concorrência, identificar as palavras-chave que seus concorrentes estão usando e monitorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa.

Qual é a importância do lead scoring na RD Station?

A pontuação de leads na RD Station é um recurso que permite avaliar o nível de interesse em relação ao produto ou serviço oferecido. Com base na pontuação, é possível priorizar os leads mais qualificados e ajustar as campanhas de marketing de acordo com o comportamento.

O que é o Keyword Planner do Google?

O Keyword Planner é uma ferramenta do Google que permite identificar as palavras-chave mais relevantes para uma campanha. Ele também fornece informações sobre o volume de pesquisa e a concorrência individualmente, permitindo uma seleção de palavras mais eficazes para gerar tráfego.

Qual é a função do Google Analytics no inbound marketing?

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados que pode ser usada para medir o desempenho de uma campanha de inbound marketing. Ele permite acompanhar as métricas de tráfego, engajamento e conversão do site, bem como avaliar o comportamento do usuário e identificar oportunidades de melhoria.

Sua empresa depende de indicações de terceiros para vender?
É importante implementar um plano de ação de marketing digital com acompanhamento de oportunidades, qualificação de leads e processo unificado de vendas e marketing.

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