Por que meu Inbound Marketing não funciona? Os erros mais comuns na estratégia

Tempo de leitura: 3min 7seg
Por que meu Inbound Marketing não funciona? Os erros mais comuns na estratégia

Afinal, será que a estratégia de Inbound Marketing não funciona ou você está fazendo algo errado? A falta de alinhamento das expectativas, muitas vezes, acaba fazendo com que os empreendedores acabem se desanimando ao não conseguirem visualizar resultados. 

Pensando nisso, desenvolvemos este texto, com alguns equívocos e falhas que você deve evitar se deseja uma estratégia concisa e eficiente. Confira a leitura para entender se você está cometendo algum deles. 

 

Por que meu Inbound Marketing não funciona?

Antes de afirmar que a estratégia de Inbound Marketing não funciona, é preciso entender se você não está cometendo algum erro que possa prejudicar toda a campanha

Muitas pessoas ainda se frustram por não conseguirem os resultados esperados com a estratégia. Mas isso não significa que ela não traga um retorno positivo quando bem aplicada. 

Segundo dados levantados pelo HubSpot, 75% das empresas B2B, B2C e organizações sem fins lucrativos de todo o mundo adotam o Inbound como abordagem de marketing. Toda essa adesão só pode significar que essa é uma boa oportunidade, não é?

 

4 erros mais comuns no Inbound Marketing

Considerando esse cenário, quais erros você pode estar cometendo para não obter os resultados esperados? A seguir, listamos as quatro falhas mais comuns quando o assunto é Inbound Marketing. Confira.

 

1. Expectativas irreais

A falta de alinhamento das expectativas é um dos erros mais cometidos por quem inicia uma estratégia de Inbound. É comum que os empresários esperem, por exemplo, uma solução rápida e resultados instantâneos. 

O que eles não percebem é que essa é uma estratégia que exige tempo e dedicação. Não existe uma fórmula mágica que funcione para todos, por isso, é essencial avaliar as características do negócio e planejar a estratégia com cuidado. 

 

2. Produção de conteúdo ruim

O conteúdo é um dos principais elementos do marketing de atração. Por isso, ele deve ser colocado como uma prioridade da estratégia. Não adianta criar inúmeros conteúdos se eles não respondem às dores do seu público e não estão inseridos na estratégia de forma bem planejada. 

Antes de começar a criar textos, é importante conhecer a fundo quem é a sua persona, como ela se comporta e quais as suas preocupações, para construir um relacionamento estratégico e duradouro. Ah, e não esqueça de divulgar seus conteúdos para garantir que eles cheguem às pessoas certas. 

 

Descubra como o Inbound Marketing pode aumentar a visibilidade do seu negócio

Descubra como o Inbound Marketing pode aumentar a visibilidade do seu negócio

3. Foco exclusivo em vendas

Um dos principais erros do Inbound é falar apenas da empresa, com o intuito de vender seu produto ou serviço a todo momento. Quando a pessoa está em busca de informações, mas só encontra propagandas, ela acaba se frustrando. 

Por isso, é importante ser amplo, pensando em conteúdos que conversem com o seu segmento, mas tragam valor a persona, ajudando na solução de problemas.

 

4. Falta de monitoramento dos resultados

Por fim, outro erro bastante comum é se esquecer de monitorar e analisar os resultados da campanha. A análise constante permite que você consiga identificar o que está dando certo e o que não está trazendo resultados, possibilitando uma otimização da estratégia. 

Conseguiu identificar por que o seu Inbound Marketing não funciona? Alguns desses erros podem estar contribuindo para essa frustração. Mas não desanime! Com um pouco mais de estudo e planejamento, você vai conseguir excelentes resultados no tempo certo. 

 

Quer aumentar ainda mais os seus conhecimentos sobre o assunto? Então baixe gratuitamente nosso ebook sobre Inbound Marketing. 

Fique por dentro das novidades!
Inscreva-se e receba conteúdo sobre Marketing Digital e Vendas.
Sua empresa tem conhecimento técnico de ferramentas modernas?
Ao optar por uma agência de marketing digital, é possível economizar em tempo e recursos, além de ter à disposição uma equipe técnica com experiência em marketing e vendas integrados.

Outras notícias que
você pode se interessar