6 técnicas avançadas de SEO para otimizar sua estratégia

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6 técnicas avançadas de SEO para otimizar sua estratégia

Fazer o básico de otimização voltada para os mecanismos de busca é uma tarefa essencial para qualquer organização que deseja resultados no tráfego orgânico. Contudo, se você já está familiarizado com as estratégias e quer se destacar ainda mais e aumentar as visitas e conversões do seu site, é hora de se arriscar em algumas técnicas avançadas de SEO.

Essas táticas vão além do básico e ajudam as empresas a se manterem no topo, especialmente em mercados competitivos. Quer saber quais são elas? A gente reuniu as principais neste guia. Confira a seguir. 

 

1. Mantenha seus conteúdos atualizados

Revisitar seus conteúdos e atualizá-los é uma das técnicas avançadas de SEO essenciais para manter um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. O ideal é criar uma rotina de auditoria, encontrando páginas que não foram atualizadas nos últimos 12 meses e fazendo os ajustes necessários. 

Nessa análise, verifique se existem informações ultrapassadas, imagens ou links quebrados. Se as alterações realizadas forem significativas, você pode solicitar uma nova indexação no Google, para que o buscador investigue sua página novamente e indexe o conteúdo atualizado. 

Uma boa estratégia é focar na atualização de páginas que já têm um maior potencial, otimizando o conteúdo para que elas apareçam entre os três primeiros resultados de busca. Para isso, é preciso investigar quais são as páginas com maior potencial no seu site. 

 

Depois de identificar suas estrelas, é hora de otimiza-las. Assim:

- Concentre-se em atender à intenção de busca do usuário;

- Organize o conteúdo para melhorar a leiturabilidade;

- Adicione mais recursos visuais;

- Adicione links internos.

 

Sugestão: Otimização de sites: como ter um bom SEO?

 

2. Otimize links internos

O link building é uma tática muito poderosa no SEO e deve ser priorizada e otimizada na sua estratégia. Por isso, em vez de correr atrás de novos backlinks (links externos), é importante que você se certifique de que seus links internos estão funcionando de forma correta

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Essa estratégia ajuda os mecanismos de busca a entenderem a estrutura do seu site, indexando melhor as páginas. Para otimizar ainda mais esses links, você pode utilizar uma ferramenta de auditoria, como a da Semrush

No relatório gerado será possível conferir a profundidade de rastreamento dos seus links, quantas páginas estão recebendo links internos, páginas que tem um LinkRank Interno fraco, links quebrados, entre outras informações.

 

3. Encontre e solucione problemas de canibalização de palavra-chave

A canibalização de palavras-chave acontece quando você tem duas ou mais páginas otimizadas para a mesma palavra-chave e com o mesmo objetivo. Por exemplo, imagine que sua empresa trabalha com equipamentos médicos e tem dois blog posts de topo de funil com a mesma palavra-chave. Nesse caso, os dois posts estariam concorrendo entre si, o que poderia comprometer o ranqueamento de ambos. 

Agora, se nesse mesmo contexto, você tiver um post de topo com informações sobre equipamentos e outro de fundo, com a mesma palavra-chave, mas uma intenção diferente, focada em conversão, a canibalização não se aplica e ambas as páginas podem ranquear mutuamente.   

Dessa forma, é importante levantar as palavras-chaves utilizadas no site e identificar conteúdos que possam estar se repetindo e confundindo os mecanismos de busca. 

Ao encontrar situações como essa, é necessário eliminar os conteúdos duplicados com menor desempenho, redirecionar as páginas canibalizadas, atualizar os conteúdos que estão performando melhor e retrabalhar as estruturas de links internos. 

 

4. Conquiste tráfego de backlinks quebrados

Muitas vezes, as páginas do site acabam ficando ultrapassadas e são eliminadas com o tempo. A falta de redirecionamento dos links, contudo, gera um erro bastante comum, o apontamento para páginas 404

Você já deve imaginar que é muito importante corrigir esse problema quando ele acontece no seu site, não é? Mas sabia que pode se aproveitar do erro quando ele ocorre no site da concorrência? 

A técnica de construir backlinks com base em links quebrados é uma oportunidade de ouro. Para isso, em vez de analisar seu próprio domínio, utilize uma ferramenta de análise de backlinks para identificar todas as páginas do seu concorrente com links que apontam para uma página 404. 

A partir daí, você pode analisar se já tem um conteúdo que corresponda à página original do concorrente ou mesmo produzir esse material, sugerindo que a empresa coloque sua URL como substituta. A tática pode ser vantajosa para ambas as organizações. 

 

5. Crie um Pillar Page e Topic Clusters

A forma como você estrutura os conteúdos da página também é muito relevante para os resultados do tráfego orgânico. Por isso, é indicado utilizar a estratégia de pillar page e topic clusters

Eles funcionam como um grupo de conteúdos que gira em torno de um tópico principal, abordado na página pilar. Dessa forma, o site tem uma gama maior de oportunidades de links internos, o que aumenta o tempo do usuário no seu site e a sua autoridade sobre determinado assunto. 

Ao criar conteúdos agrupados sobre um tópico específico e relacioná-los por meio de links internos, a empresa consegue mostrar relevância e especialização sobre o assunto, o que torna o SEO mais aprimorado. 

Além disso, essa estratégia ajuda o produtor a criar conteúdos complexos de forma mais ágil e estruturada, com uma página ampla e completa sobre determinado tópico e conteúdos mais aprofundados que respondem a perguntas específicas e complementam a página pillar.  

 

Sugestão: Pillar Page: entenda essa estratégia de SEO

 

6. Aproveite o recurso “As pessoas também perguntam”

A SERP ou Página de Resultados de Pesquisa do Google está sempre se renovando e apresentando novos recursos. Um deles é o quadro “As pessoas também perguntam”

Entender como ele funciona e como conquistar um espaço neste recurso é importante, já que ele possibilita que seu site se classifique duas vezes na primeira página, uma no resultado do quadro e a outra com o link na SERP.

 

Assim, é válido monitorar quais palavras-chave que você utiliza têm SERP features para encontrar oportunidades perdidas. Com uma boa pesquisa, será possível ter ideias de conteúdos direcionados especificamente às principais perguntas, garantindo a possibilidade de um melhor ranqueamento.  

Muitas empresas já estão por dentro das estratégias de marketing digital. Contudo, nem todas conhecem essas técnicas avançadas de SEO. Nesse contexto, quanto mais você estudar sobre o assunto, maiores são as chances de se destacar e garantir um melhor ranqueamento do seu site. 

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