O que é Topic Clusters e como ele ajuda na otimização SEO?

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O que é Topic Clusters e como ele ajuda na otimização SEO?

Os mecanismos de busca passam por mudanças constantes para oferecer uma experiência cada vez melhor para os usuários. Se antes era difícil imaginar uma “conversa” com a máquina, hoje é possível relacionar os resultados com a intenção de busca da pessoa.

E o que isso tem a ver com Topic Clusters? Tudo! Por meio da contextualização de temas relacionados, o buscador entende que você tem o melhor conteúdo para oferecer ao usuário. Nesse cenário, a produção de conteúdo e a otimização SEO vão além da palavra-chave.

Agora, é preciso pensar em assuntos que se relacionam e interconectá-los para conseguir boas posições. A seguir, vamos explicar por que empresas de todos os ramos já investem nessa estratégia de marketing digital e como aplicá-la em seu site. Boa leitura!

O que são Topic Clusters?

A estratégia baseada em Topic Clusters, criada pela Hubspot, é pensada para organizar o conteúdo a partir de um assunto principal utilizando links internos. Traduzindo de forma literal, “topic” significa “tópico” e “cluster” significa “grupo”.

Então, podemos dizer que Topic Clusters são grupos de conteúdos que se organizam em torno de um tema principal. 

Ao invés de ter uma só categoria agrupando todos os posts sobre o assunto, você aposta em um conteúdo completo, usando como referência os conteúdos mais aprofundados sobre o tema, gerando links internos entre eles. Além de aumentar o tráfego do site, você também aumenta a relevância para os mecanismos de busca.

De modo geral, a estratégia possui três elementos principais: Post Pilar, Clusters e Links Internos.

estrutura do topic clusters

Post Pilar

O Post Pilar é o centro do grupo de conteúdo. Como o nome sugere, ele é a estrutura de sustentação para que o grupo funcione. Logo, ele deve cobrir de forma abrangente o tópico abordado, com palavras-chave que geralmente referem-se a um assunto mais vasto.

Os temas abordados devem ser essenciais para a sua empresa e estar diretamente atrelados aos objetivos do seu negócio. No caso de uma agência de marketing digital, por exemplo, alguns tópicos centrais que podem ser trabalhados são “Marketing Digital”, “Otimização SEO” ou “Inbound Marketing”.

Lembre-se que o assunto deve esclarecer as principais dúvidas do usuário que busca por aquele termo, além de incluir outros assuntos internamente, servindo de base para outros conteúdos.

Clusters

Após definir o seu Post Pilar, é hora de pensar nos outros temas que serão trabalhados em torno dele. Enquanto o pilar é mais abrangente, os clusters podem ser mais específicos.

Voltando ao exemplo de uma agência de marketing digital e considerando que o tema central é “Otimização SEO", alguns subtópicos que podem ser abordados são “PageRank”, “Palavras-chave”, “Link Building”, entre outros.

Mas, atenção, esses conteúdos devem ser abordados de forma específica e precisa. Além disso, os clusters devem estar interconectados com o pilar, mostrando ao buscador que eles seguem uma organização e que você tem autoridade naquele tema.

Links internos

Como falamos, os clusters devem estar interconectados ao conteúdo pilar, e é esse o papel dos links internos. São eles que organizam as páginas do seu site, mostrando qual delas é a mais importante e a autoridade da sua empresa no assunto.

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Para garantir sucesso na estratégia, o cluster deve sempre estar linkado ao conteúdo pilar. Inclusive, é recomendado que esse seja o primeiro link e deve ser usado com a âncora exata. Por exemplo, se o seu assunto pilar é “Marketing Digital”, o link deve ser feito neste termo.

O Post Pilar também deve linkar para o cluster de volta, porém, não com a mesma importância e atenção que é dada no conteúdo exclusivo. Nesse caso, use um “saiba mais” ou faça uma âncora mais simples ao longo do texto. 

Assim, você cria uma teia de conteúdos interconectados com o seu tema principal. Essa estratégia sinaliza ao buscador que o seu site oferece uma boa experiência e é capaz de sanar as principais dúvidas do usuário.

Como visto, a estratégia exige atenção e planejamento para que todos os conteúdos sejam organizados de forma efetiva. Para facilitar, você pode utilizar ferramentas de mapas mentais ou uma planilha comum.

Por que Topic Clusters são considerados o futuro do SEO?

Como falamos no início do texto, os Topic Clusters surgem como uma maneira de atender com mais assertividade a intenção de busca do usuário. Se você pensar em um site como um todo, é fácil definir grupos, como home, blog, contato, institucional, por exemplo.

No caso dos blogs, por mais que haja categorias, elas acabam sendo um compilado de textos sem organização lógica.

Pensando nisso, a estratégia de Topic Clusters é um modelo que permite que o conteúdo completo seja encontrado com clareza e facilidade. 

Agora que você já conhece a estrutura de Topic Clusters, veja por que essa estratégia tem sido cada vez mais utilizada em diferentes setores.

Aprimora o SEO

Não é segredo que o uso de linkagem nos textos melhora o SEO. Ao agrupar seus conteúdos relacionados com links internos, o seu site ganha autoridade em relação ao assunto abordado e pode conseguir boas posições na SERP (Search Engine Page Results, ou Página de Resultados do Mecanismo de Busca).

Além disso, impulsiona a relevância do site como um todo junto aos algoritmos dos buscadores.

Sugestão: Como utilizar otimização SEO para aumentar o tráfego orgânico em seu site

Orienta a jornada dos usuários

Com links internos bem planejados, você conduz a jornada do usuário dentro do seu site, tornando a experiência de navegação mais fluida e intuitiva.

Ao demonstrar conhecimento na área abordada, ficará mais fácil de educar e convencer o cliente das vantagens de contar com suas soluções.

Facilita a criação de conteúdo

O Topic Clusters também permite identificar as colunas de conteúdos que precisam ser produzidos. Além disso, a atualização e a manutenção do conteúdo são facilitadas, uma vez que todas as páginas estão interligadas.

Aumenta a retenção dos visitantes

Ao oferecer uma experiência de navegação positiva, o site consegue alavancar o engajamento das pessoas que buscam determinado conteúdo.

Com isso, é possível aumentar a retenção de visitantes e, consequentemente, a taxa de conversões.

Como criar Topic Clusters?

O modelo permite que qualquer empresa otimize a criação de conteúdo e produza em menos tempo. Afinal, os temas agrupados serão definidos com mais facilidade. Para te ajudar, listamos algumas dicas para a criação do Topic Cluster.

Defina seu tópico central

O primeiro passo é definir qual será o assunto amplo usado como pilar. Esse tema deve se encaixar nos temas principais da sua empresa. Dessa forma, você conseguirá mostrar o valor que o negócio pode oferecer aos clientes.

Após definir o tema central, pense em como ele pode ser usado para desenvolver um conteúdo de qualidade. Em seguida, pense em outros assuntos relacionados que podem ser trabalhados em outros textos.

Sugestão: Por que o marketing de conteúdo pode influenciar na decisão do cliente B2B?

Pesquise as palavras-chave

Quando falamos em Topic Clusters, trabalhar somente uma palavra-chave central não é suficiente. É preciso estudar o tema como um todo.

Então, investigue quais são as palavras-chave e temas mais buscados pelos usuários e verifique quais estão sendo utilizados pelos concorrentes. Com essas informações, ficará mais fácil estruturar seus conteúdos com mais assertividade.

Lembre-se que na página pilar você precisa abordar uma ampla variedade de tópicos, ao mesmo tempo deixando espaço para subtópicos aprofundados. Já os clusters precisam cobrir os detalhes do tema central, assegurando que o usuário encontre a informação que procura.

Depois de reunir os temas e palavras-chave, você estará pronto para começar a produzir conteúdo de qualidade.

Adicione os links internos

Na hora de publicar o conteúdo, é preciso cumprir uma das etapas mais importantes da estratégia, ou seja, adicionar os links internos no texto. São eles que ajudarão a criar a teia de conteúdos relacionados e a interconexão entre as páginas.

Otimize as páginas

Mesmo com o conteúdo bem posicionado, sempre há espaço para melhorias. Por isso, certifique-se de que o seu conteúdo está atualizado para mantê-lo à frente de seus concorrentes.

Também é importante avaliar se há algum assunto que ainda não possui conteúdo linkado ao tema pilar.

Além disso, avalie as palavras-chave relevantes, meta description, tags de títulos e outras técnicas de otimização SEO que ajudarão a manter o seu conteúdo em boas posições nos buscadores.

Como mensurar os resultados de um topic cluster?

Por fim, assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, o Topic Clusters também pode (e deve) ser mensurado. Dessa forma, você poderá avaliar a eficácia da estratégia de conteúdo e de otimização para mecanismos de busca do seu site.

De modo geral, existem três métricas que podem ajudar a mensurar os resultados:

Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico, como o nome sugere, é uma métrica orgânica e espontânea, relacionada à quantidade de visitas que o seu site recebe. Esses dados ajudam a avaliar se o Topic Clusters está atraindo visitantes e se a estratégia de conteúdo e otimização SEO está funcionando de acordo com seus objetivos.

Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição é a métrica que indica quantas pessoas acessaram a página e saíram sem interagir com outras páginas. 

Logo, quando é uma taxa alta, pode indicar que o conteúdo não está atendendo às expectativas dos usuários e que a estratégia de links internos não está sendo usada com eficiência.

Posicionamento no ranking de pesquisas

Aparecer nas primeiras páginas dos buscadores é o objetivo da maioria das empresas. Afinal, mostra autoridade e relevância na área de atuação.

Portanto, é importante avaliar a colocação de seu post pilar e clusters no ranking de buscas orgânicas. Assim, você poderá avaliar se o Topic Clusters está tendo um impacto positivo na classificação do seu site. 

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Perguntas frequentes

O que significa Topic Clusters?

Topic Clusters é uma estratégia que organiza os conteúdos do blog em grupos a partir de um tema principal. Assim, você aposta em um texto completo e usa os subtemas como referências, criando uma teia para conectar todos os conteúdos.

Como criar o conteúdo pilar do Topic Clusters?

Embora o texto seja mais longo e completo, ele deve ser objetivo para facilitar a leitura e a compreensão da mensagem. Desenvolva o assunto em tópicos, evite usar palavras-chave em excesso e use palavras-chave relacionadas e sinônimos para evitar repetições desnecessárias.

Quais os benefícios do Topic Clusters?

Ao usar o modelo de Topic Clusters, o seu site ganha autoridade e relevância, alcançando boas posições nos buscadores, além de tornar a navegação no site mais fluida e intuitiva. Ao demonstrar conhecimento na área abordada, você aumenta a retenção de visitantes e pode levá-los à conversão com mais facilidade.

Como aperfeiçoar o Topic Clusters a longo prazo?

Relacione conteúdos antigos a pilar posts coerentes, elimine conteúdos pobres e duplicados, atualize os conteúdos para que façam sentido na nova estrutura e aposte em URLs amigáveis, com estrutura clara.

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