Você já pensou em contratar uma agência de marketing digital B2B para ajudar a impulsionar a sua marca? De acordo com dados da Backlinko, 45% das empresas dessa categoria planejam aumentar seus gastos com marketing nos próximos 12 meses.
Essa preocupação demonstra um interesse maior em utilizar a internet para alcançar o público-alvo e aumentar as vendas. Apesar do interesse, no entanto, muitas dessas empresas ainda não sabem como realizar uma contratação eficiente.
Pensando nisso, a Labraro desenvolveu este checklist, com 10 principais pontos para considerar antes de fechar negócio. Vamos lá?
O marketing B2B é muito diferente do B2C. A abordagem é mais consultiva, os ciclos de vendas são mais longos e o público é mais específico. Assim, é importante verificar se a agência tem experiência sólida no mercado, incluindo casos de sucesso e conhecimento sobre os desafios do setor.
Avalie se eles já trabalharam com empresas semelhantes à sua e como ajudaram a resolver problemas de marketing dentro do contexto de mercado.
Perguntas a fazer:
- Quais são seus clientes B2B mais recentes?
- Vocês têm estudos de caso ou exemplos de campanhas de sucesso no B2B?
Para empresas B2B, a geração de leads qualificados é o coração da estratégia digital. Dessa forma, certifique-se de que a agência domina técnicas de inbound marketing, SEO, conteúdo e tráfego pago, com o objetivo de atrair e converter leads qualificados ao longo do tempo.
Pontos a considerar:
- Qual a estratégia de inbound marketing utilizada?
- A agência trabalha com SEO e conteúdo estratégico para atrair leads qualificados?
Sugestão: Por que meu Inbound Marketing não funciona? Os erros mais comuns na estratégia
Agências de marketing digital precisam ser orientadas por dados e saber como utilizá-los de forma estratégica.
Sendo assim, analise como a agência mede e reporta o sucesso das campanhas, utilizando KPIs (Key Performance Indicators) claros e mensuráveis, como custo por lead, taxa de conversão e retorno sobre o investimento (ROI). As estratégias devem ser continuamente ajustadas com base nos resultados obtidos.
Perguntas importantes:
- Quais métricas vocês utilizam para avaliar o desempenho das campanhas?
- Qual será a frequência dos relatórios e como os dados serão apresentados?
Cada empresa B2B é única, por isso, suas necessidades de marketing vão variar. A agência, portanto, deve ser capaz de desenvolver uma estratégia personalizada, levando em consideração o mercado, o público-alvo e os objetivos específicos da sua empresa. Evite agências que ofereçam soluções prontas.
Perguntas a fazer:
- Como a estratégia será adaptada às necessidades e características específicas da minha empresa?
- Vocês utilizam templates ou personalizam cada campanha?
Uma agência de marketing digital B2B eficiente utiliza ferramentas e tecnologias de ponta para gerenciar e otimizar campanhas, como CRM, automação de marketing e plataformas de análise de dados. Verifique quais plataformas são usadas e se são compatíveis com as suas.
Pontos a avaliar:
- Quais plataformas de automação e CRM a agência utiliza?
- Eles oferecem integrações com as ferramentas que sua empresa já usa?
O alinhamento entre marketing e vendas é essencial para gerar leads e fechar negócios, principalmente quando falamos sobre o contexto B2B.
Sendo assim, pergunte à agência como eles coordenam suas ações com o time de vendas da empresa, garantindo que os leads gerados sejam devidamente qualificados e encaminhados para o fechamento de vendas.
Perguntas essenciais:
- Como vocês garantem que os leads gerados são qualificados para o time de vendas?
- Existe algum processo de comunicação direta com o time de vendas?
É fundamental que a agência tenha uma comunicação aberta e clara. Isso inclui a definição de expectativas, prazos e processos, além de manter o cliente informado sobre o andamento das campanhas. A transparência em relação aos custos e resultados também é fundamental nessa parceria.
Perguntas importantes:
- Como será feita a comunicação sobre o progresso das campanhas?
- A agência será transparente em relação a custos e resultados?
Antes de contratar uma agência ou prestador de serviços, é fundamental investigar sua reputação no mercado.
Para isso, peça referências de clientes atuais e antigos e verifique avaliações online sobre a agência. Isso pode dar uma ideia sobre a reputação da empresa e a satisfação de seus clientes. Se puder, fale diretamente com as referências para entender a qualidade do serviço prestado.
Dicas:
- Solicite contatos de clientes atuais para obter feedback direto.
- Verifique reviews em plataformas como Google e redes sociais.
Outro ponto importante é entender como a agência cobra pelos seus serviços. Eles trabalham com uma taxa fixa, percentual sobre investimento ou performance? O modelo de precificação deve ser claro e compatível com o orçamento de marketing da sua empresa.
Perguntas a fazer:
- Qual o modelo de cobrança utilizado?
- Existem taxas extras ou ocultas que eu devo conhecer?
Por fim, considere se a cultura da agência está alinhada com os valores e a visão da sua empresa. Um bom relacionamento e alinhamento de expectativas são essenciais para o sucesso de uma parceria de longo prazo.
Dicas:
- Pergunte sobre os valores e a visão da agência.
- Avalie se o time da agência parece disposto a colaborar de maneira flexível e proativa.
A Labraro é uma agência de marketing digital B2B, localizada na cidade de Vinhedo, em São Paulo. Com 15 anos de experiência, nossa agência tem sido a escolha de empresas que buscam comprometimento e um atendimento diferenciado.
Nosso objetivo é estar sempre atualizados com as principais tendências e novidades do mercado. Por isso, utilizamos as mais modernas soluções em nossos projetos, como inteligência artificial, análise de dados, automação de marketing e CRM, gerando resultados que podem ser medidos por meio de relatórios.
Estamos preparados para atender empresas de todo o Brasil e oferecer uma experiência de marketing digital diferenciada. Vamos conversar? Preencha o formulário e agende uma consulta com nossos especialistas.
Contratar uma agência de marketing digital traz expertise especializada, economiza tempo e maximiza resultados com estratégias personalizadas. Além disso, a agência mantém o foco nas tendências mais recentes do mercado, garantindo que sua empresa esteja sempre competitiva online.
Ao contratar uma agência de marketing digital, é essencial que ela não ofereça serviços prontos, mas sim desenvolva uma estratégia personalizada para atender a cada objetivo específico da sua empresa. A abordagem deve ser colaborativa, envolvendo a análise do mercado e do público-alvo, para garantir que as ações sejam realmente eficazes. Assim, a agência poderá impulsionar resultados com as metas do seu negócio.
A escolha entre contratar serviços de SEO ou tráfego pago depende dos objetivos da sua empresa. O SEO proporciona resultados sustentáveis a longo prazo, aumentando a visibilidade orgânica e a credibilidade, enquanto o tráfego pago oferece resultados a curto prazo e segmentação precisa, permitindo um controle maior sobre o público-alvo. Avaliar as metas específicas ajudará a determinar a estratégia mais eficaz.