Como analisar um relatório de marketing digital? Entenda cada métrica

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Como analisar um relatório de marketing digital? Entenda cada métrica

O relatório de marketing digital é um documento muito importante para as empresas que querem investir na atração e conversão de clientes. Contudo, ele não serve de muita coisa se não foi analisado corretamente. Mas você sabe como ler esse tipo de relatório? 

Neste artigo, reunimos algumas dicas importantes para melhorar sua compreensão sobre o assunto e mostramos as principais métricas que devem ser avaliadas em cada campanha de marketing. Ficou interessado? Então confira o texto na íntegra. 

 

O que é um relatório de marketing digital?

O relatório de marketing digital é um documento que reúne um conjunto de dados valiosos que mostram o desempenho de uma campanha de marketing específica, seja ela mídia, conteúdo, e-mail marketing ou redes sociais. 

Quando a empresa contrata uma agência de marketing, ela costuma receber esse documento para entender as ações realizadas pela agência e os resultados alcançados dentro de determinado período de tempo. Dessa forma, é possível entender se o investimento trouxe o retorno esperado ou se é necessário pensar em novas estratégias. 

 

Um relatório de marketing digital bem-feito contempla algumas informações importantes, como: 

- Pontos positivos e negativos das campanhas;

- Histórico das ações realizadas;

- Direcionamento para próximas campanhas;

- Retorno de Investimento (ROI) de determinado período.

 

Por que é importante saber analisar um relatório de marketing? 

Muitas vezes, o empresário não sabe muito bem como realizar suas campanhas e acaba terceirizando esse serviço para uma agência especializada. Nesse cenário, ele costuma receber relatórios periódicos com as principais métricas e resultados das ações implementadas. 

O problema é que, muitas vezes, o empreendedor não sabe como ler essas informações e interpretá-las corretamente. Dessa forma, o documento acaba perdendo sua importância e sentido, se tornando um dado esquecido rapidamente. 

Saber analisar os relatórios de marketing digital e interpretá-los é, portanto, uma habilidade muito importante para empreendedores de todos os nichos, independentemente se as campanhas são realizadas pelo time interno ou por uma equipe externa. 

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Com as informações obtidas no relatório, a organização consegue ter uma visão clara dos resultados obtidos, conhecer melhor o público-alvo, avaliar o posicionamento estratégico da empresa frente à concorrência e alinhar e realinhar estratégias de marketing

 

Como analisar um relatório de marketing digital?

Você já percebeu que saber como interpretar os dados e informações de um relatório é muito importante, certo? Então é hora de aprender a fazer isso. A seguir, listamos três dicas importantes que vão ajudar você a analisar os dados de forma objetiva e estratégica. 

 

Foque no que é mais importante

Existem muitas métricas e informações que podem ser apresentadas em um relatório e a escolha de como isso será feito, vai depender do responsável pelo marketing. 

Sendo assim, é importante que você alinhe com o profissional quais métricas são mais importantes para a empresa. Dessa forma, é possível priorizar informações e otimizar tempo na análise.

 

Análise os dados conforme a etapa do funil

Não adianta esperar conversões, se a campanha implementada tinha como foco, por exemplo, a captação de leads. Entender cada etapa do funil e analisar os dados de acordo com o objetivo da campanha é importante para não se frustrar. 

Assim, o ideal é ter uma visão individualizada sobre cada material, para entender se ele está performando dentro dos objetivos de cada etapa. 

 

Faça comparações

Por fim, a última dica é sempre fazer comparações. Essa é a melhor forma de analisar resultados e entender qual direção suas campanhas estão tomando. 

Uma única métrica sozinha pode dizer muito pouco sobre uma campanha completa, por isso, cruzar informações ajuda você a entender melhor o contexto dos números para saber se os resultados estão sendo positivos, negativos ou indiferentes. 

 

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Quais as principais métricas de um relatório de marketing digital?

As métricas e KPIs são os principais elementos de um relatório de marketing. Dessa forma, para ajudar ainda mais na sua interpretação dos dados, reunimos, a seguir, as mais úteis para campanhas de marketing digital e ações isoladas.

 

Métricas para site

- Tráfego orgânico e sessões: permitem saber se os visitantes voltam para o site;

- Principais páginas acessadas: ajuda a entender o que atrai os visitantes;

- Conversão de leads: mostra quantas pessoas preencheram um formulário para entrar na base;

- Origem dos leads: mostra qual canal trouxe os leads, seja campanhas de ads, redes sociais ou tráfego orgânico; 

- Página com mais conversão: mostra o objetivo do lead ao se inscrever, seja baixar um material, assinar a newsletter ou entrar em contato.

 

Métricas para blog

- Pageviews e usuários únicos: dá uma visão sobre a navegação dos usuários no blog;

- Taxa de rejeição: mostra se o visitante sai do blog logo depois de entrar, o que pode indicar que o conteúdo não está alinhado à proposta;

- Visitas por canal: identifica a origem das visitas do blog;

- Blog posts mais acessados: mostra quais conteúdos atraem mais atenção do seu público. 

 

Métricas para e-mail marketing

- Crescimento da base: indica a efetividade das campanhas na captação de leads;

- Taxa de abertura: mostra se os títulos e assuntos dos e-mails chamam a atenção do público;

- Clicks totais e únicos: ajuda a identificar padrões de assuntos que recebem mais atenção;

- Click through rate (CTR): é a porcentagem de destinatários que clicaram em um ou mais links do e-mail;

- Tempo de leitura: indica se, de fato, as pessoas estão consumindo o conteúdo;

- Desinscrições: mostra quantas pessoas optaram por sair da sua base de contatos.

 

Métricas para redes sociais

- Seguidores: ajuda a identificar posts e períodos que trazem mais pessoas para suas redes;

- Impressões e alcance: mostra se você está sendo visto várias vezes pelas mesmas pessoas ou alcançando um número maior de contas;

- Curtidas, compartilhamentos e comentários: indica o grau de engajamento do público;

- Visitas geradas: mostra quantas pessoas chegam ao seu site por meio das redes sociais;

- Contatos gerados: indica as conversões geradas a partir das redes.

 

Métricas para mídia paga

- Impressões: mostra quantas pessoas foram impactadas pelas campanhas;

- CTR (taxa de cliques): mostra se o público segmentado, copy e design do anúncio foram os ideais;

- Custo por conversão: indica o valor investido para alcançar um cliente. 

 

Como vimos, saber analisar um relatório de marketing digital é essencial para entender o andamento das campanhas e realizar as alterações necessárias, potencializando resultados e garantindo o alcance dos objetivos do negócio. 

Quer se aprofundar ainda mais na análise de dados do marketing digital? Então acesse nosso guia completo sobre o assunto.  

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