19 3846.1408

Humanização da marca: isso realmente ajuda a vender mais?

Você já parou para pensar o quão a sua marca é próxima ao seu público? Há uma relação de proximidade, com compreensão, desejos e expectativas ou é somente um vínculo de compra e venda? Humanização da marca é buscar uma relação de maior intimidade com os seus consumidores, tornando-a mais interativa e, assim, aproximando-se mais do seu cliente por meio da compreensão, desejos, sentimentos e expectativas.

Quer saber mais sobre como a humanização da sua marca pode ajudar? Continue com a leitura do nosso artigo e confira!

O caminho é a humanização da marca

Dia após dia as pessoas estão se tornando cada vez mais críticas, tanto com a sociedade e política quanto com questões que anteriormente passavam despercebidas. Veja como as propagandas de cerveja mudaram em alguns anos, por exemplo. As pessoas se reinventam, o que era velado anteriormente não é mais aceito. É uma evolução natural da nossa sociedade.

Com o intuito de atender a esse movimento e se manter firme no mercado, as marcas devem procurar cada vez mais apostar na proximidade com seu cliente. Não somente manter a relação compra e venda, mas criar algo maior, com uma parceria de ações e causas compartilhadas. A humanização da marca busca aliar os desejos, expectativas e pautas éticas dos clientes com a empresa em questão.

Que tal a interação da sua marca com seus consumidores via rede social? Você já observou como a Netflix é ativa em responder seu público de forma descontraída? Ações como essa criam vínculos que não podem ser comprados e geram resultados expressivos a longo prazo! Além disso, são um destaque frente à concorrência! Claro que o consumidor adquirirá os produtos da marca que interage com ele, que responde seus questionamentos do cotidiano, mesmo que possam parecer não tão importantes.

Proximidade

Uma relação mais próxima com seu cliente gera confiança e credibilidade frente ao mercado que, por consequência, resultará em maior taxa de fidelização. Utilizar um perfil nas redes sociais é uma ótima maneira de se aproximar do seu público-alvo. Não basta somente manter um perfil no Facebook, Instagram ou similares. Para gerar uma relação de confiança é preciso responder os comentários feitos apostando na interatividade das partes, gerar interação e mostrar que o público é muito importante para a marca.

Valores

Sua marca está alinhada com os valores que seu público-alvo compartilha? Apoiar causas sociais que envolvem minorias e se engajar ativamente contra pautas machistas, homofóbicas, racistas, entre outras, além de ser o esperado é uma boa forma de humanização da marca.

Para que seu negócio seja engajado socialmente é preciso que seu time de colaboradores seja o mais diversificado possível, só assim será possível enxergar todas as diferenças e montar, da forma mais abrangente possível, sua cadeia de valores. É importante deixar claro que não é recomendado que a marca se envolva com temas polêmicos, tais como religião ou, até mesmo, o futebol. Expresse os valores da marca respeitando os direitos de todos!

Lembrança

Todo mundo tem alguma lembrança criada por uma marca, seja ela uma propaganda que ficou muito famosa ou algum acontecimento que marcou positiva ou negativamente um determinado período. Geralmente as lembranças positivas são carregadas de saudosismo único, pessoal. Você se lembra da propaganda da lã de aço da marca Bombril? Provavelmente, se você nasceu nos anos 90, viu muito esse comercial e até hoje associa a marca ao produto!

Quantas vezes você foi no mercado e pediu lã de aço? Creio que nunca! Mas aposto que sempre pega o Bombril! Claro que isso faz com que as vendas deste produto sejam enormes, pois está marcado na lembrança dos consumidores e é passado por gerações!

A Coca-Cola também utiliza muito as lembranças em seus comerciais. Já reparou que as propagandas, principalmente quando chega a época do Natal, sempre mostram a reunião de família com uma garrafa de refrigerante no meio? É uma forma de gerar associação no público com um momento agradável, uma boa lembrança.

A utilização de mascotes

Ah as mascotes! Na maioria das vezes elas são fofas, descoladas e apresentam um visual único. Elas têm o intuito de aproximar a empresa do público-alvo de forma mais amigável e amorosa e são ótimas contribuintes para a humanização da marca. Além disso, elas ajudam a aumentar a popularidade da marca. Quem não se lembra do Bocão da gelatina Royal, do Tony The Tiger do Sucrilhos da Kellogg’s, do coelho Quik Bunny do saudoso Nesquik da Nestlé ou do Ronald McDonald da rede de restaurante McDonald?

No Brasil também temos ótimos exemplos, como o baianinho das Casas Bahia, a Lu da Magazine Luiza ou o pinguim do Ponto Frio. Todos eles são mascotes de grandes empresas que ajudam ou ajudaram a popularizar a marca e criam uma lembrança em seus consumidores, aumentando de forma expressiva as vendas de seus produtos.

Uma questão de investimento

A humanização da marca não acontece da noite para o dia, mas não precisa ser algo difícil de se alcançar. Criar uma mascote, montar um perfil nas redes sociais e traçar as estratégias necessárias para promover a relação de proximidade entre marca e cliente pede o apoio de empresas com know-how em publicidade.

Contar com uma boa consultoria em marketing ajudará você a levantar o perfil do seu público-alvo, assim como seus desejos, suas expectativas e a forma com que ele deseja se comunicar. A partir daí as suas redes sociais serão montadas e sua mascote criada. Investir nesse tipo de publicidade gerará um grande retorno nas vendas por meio do alcance de novos públicos e uma relação de intimidade com aqueles que já conhecem a empresa. Isso também aumenta o número de indicações de novos clientes.

Portanto, vimos que a humanização da marca é um processo de extrema importância e que traz vantagens competitivas importantes. Um melhor relacionamento com os clientes e um bom posicionamento não nascem de um dia para o outro, mas podem ter efeitos em diversas gerações!

Lembre-se que todas essas estratégias têm melhor resultado com a ajuda de uma empresa especializada. Então, se você quer ter sucesso, entre em contato com nossa equipe agora e vamos criar um bom plano de ação!

Gostou desse texto?
Compartilhe na rede
Gostou do que viu?
Fale conosco
Redes
Sociais
dê uma espiada!