19 3846.1408

4 práticas de marketing digital que você precisa conhecer!

O marketing digital se tornou prática obrigatória para as empresas. Isso porque, no cenário atual, é impossível se manter ativo no mercado sem que sejam desenvolvidas estratégias eficazes de marketing digital.

A grosso modo, podemos definir o marketing digital como um conjunto de ações adotadas para alcançar o público-alvo nos meios digitais, de forma a promover produtos e serviços que satisfaçam as necessidades e desejos do público em questão.

A essência do marketing continua a mesma, mas as estratégias necessitam de mudanças para acompanhar as evoluções e avanços da tecnologia, bem como, acompanhar as mudanças de hábitos do consumidor. Portanto, podemos dizer que não existe uma definição simples e objetiva para o marketing, pois se trata de um processo, que constantemente sofre alterações e adaptações como forma de se adequar ao mercado.

Se por um lado, temos cada vez mais ferramentas, tecnologias e caminhos para estar mais perto do consumidor e transmitir mensagens personalizadas a eles, por outro, existe cada vez mais concorrência, o que por consequência, nos coloca em uma realidade onde temos consumidores cada vez mais criteriosos.

Como utilizar o marketing digital a favor do meu negócio?

Podemos facilmente afirmar que o marketing digital pode ser visto como um grande desafio para as empresas, e com todo desafio, surgem as oportunidades. Tudo é uma questão de olhar a sua volta, se manter informado e buscar se adaptar às novidades que aparecem a todo momento.

Essa é uma tarefa desafiadora, complexa e que exige comprometimento, profissionalismo, dinamismo, comunicação e criatividade!

Pensando em todos os desafios que profissionais e empresas têm enfrentado para acompanhar este mercado cada vez mais dinâmico, listamos 4 práticas de marketing digital que você precisa conhecer para transformar as dificuldades em oportunidades para evoluir e se destacar no mercado.

Preparado? Então vamos às práticas:

Inbound Marketing

O Inbound Marketing – ou Marketing de Atração – se resume em uma soma de estratégias realizadas com o propósito de chamar a atenção do público-alvo para conteúdos que são de seu interesse.

As estratégias de Inbound englobam as ações em redes sociais, conteúdos para Blog, landing pages, e-mail marketing, SEO, e por aí vai. O importante é ter um público bem definido para que seja possível impactá-lo nas diferentes etapas da sua jornada de compras.

Capriche no Inbound Marketing. Essa é a base para começar a se posicionar no meio digital e se tornar referência na mente do consumidor. Lembre-se que o objetivo é atrai-lo, portanto, não force nenhuma comunicação. Procure entender os interesses da sua audiência para que ela venha até você por livre e espontânea vontade.

Marketing de Conteúdo

Essa é uma das estratégias de Inbound Marketing e não pode faltar no seu planejamento de marketing digital. Compartilhar conteúdos relevantes a sua fatia de mercado é primordial para começar a fixar a sua marca na mente do consumidor de maneira positiva.

Tome o cuidado de desenvolver conteúdos que tenham a ver com o seu negócio. Apesar de ser o momento de “educar” o leitor, ao final do funil, o seu produto/serviço deve se apresentar como solução para as dores que forem despertadas no inicio da jornada do prospect. Portanto, é essencial ter bom senso para que todas as etapas estejam, de alguma forma, conectadas entre si.

Vou te dar um exemplo prático para facilitar o seu entendimento:

Uma empresa do segmento de cosméticos deseja atrair a atenção do seu público através do marketing de conteúdo. Algumas ideias interessantes de temas de topo de funil são:

• Como manter a sua pele linda e saudável por mais tempo?

• Cuidados pessoais: Atitudes diárias para fazer na sua casa!

• Top 5 dicas de cuidados simples para ter com a sua pele

Nesses conteúdos de topo de funil, você pode utilizar CTA’s como infográficos, e-books, tutoriais, entre outros materiais que estimulem a ação de conversão do leitor.

Conforme o prospect for avançando nas etapas do funil, os assuntos vão se tornando cada vez mais específicos, de forma a tocar naquela “dor” que o seu produto irá solucionar. Seguindo o mesmo exemplo acima, algumas dicas de conteúdos para fundo de funil são:

• Pele oleosa? Utilize esses produtos para acabar com esse problema!

• Não sabe que hidratante corporal usar? Te damos todas as dicas de acordo com o seu tipo de pele

• 3 passos para acabar com as olheiras

Quanto mais “no fundo” do funil, mais agressiva pode ser a sua comunicação. Aqui os CTA’s podem levar o lead a página do produto, por exemplo.

Marketing Multicanal

O marketing multicanal engloba tanto o marketing digital, como também o convencional. Entretanto, o foco de hoje é falar do digital, tenha em mente apenas que em ambos os casos, a essência é a mesma, certo?

Pois bem, este termo se refere a estratégia de comunicação em diversos canais, no caso do ambiente digital, essa comunicação pode estar: nas redes sociais, blog, site, e-mail marketing e etc.

Todavia, é um erro crucial pensar que o simples fato de estar presente em todos os canais, vai te colocar frente a frente com o seu público. Aliás, é muito mais interessante ter uma estratégia coerente em dois ou três canais, do que estar aleatoriamente em vários.

Deixa-me te explicar isso melhor!

Você não precisa estar em todos os lugares, você só precisa estar onde a sua audiência também está. Esteja lá, no momento certo, com a comunicação certa. Estar em canais que não são interessantes para o seu segmento, com uma comunicação ineficaz ao invés de ajudar a alavancar o seu negócio, pode prejudicar a sua imagem.

Pense na qualidade, antes de pensar na quantidade.

Certo, mas e se o meu público é super engajado e está em diversos ambientes digitais? Neste caso, tudo vai depender do tamanho do seu time. Se você tem uma equipe que será capaz de desenvolver conteúdos RELEVANTES em todas as mídias, ótimo. Caso contrário, foque nas mídias principais e seja o mais impactante possível.

Sempre mantenha a sua identidade para gravar a sua marca na mente do consumidor e conquistar um bom posicionamento.

Marketing de relacionamento

Não tem como se esquecer da importância de nutrir bons relacionamentos, em plena era da comunicação, não é mesmo?

Esteja disponível para o consumidor o máximo de tempo que puder, mantenha uma relação estreita do inicio ao fim, inclusive no pós-venda. Responda as dúvidas, preste atendimento personalizado, compartilhe conteúdos relevantes, enfim, adote práticas que os faça sentirem-se relevantes para você.

Mostre-se empenhado em realmente solucionar problemas, não em simplesmente “vender”. Entenda o que é importante e quais são as suas motivações, adote condutas internas que te aproximem e gerem afinidade com o público.

É tempo de nutrir relações humanas, o tempo de vender produtos e serviços já ficou no passado. Agora, se quiser se destacar e sobreviver no mundo dos negócios, a dica para você é: humanize a sua marca.

Se precisar de ajuda nesse processo, nós teremos o prazer em te ajudar e tirar todas as suas dúvidas! É só entrar em contato conosco clicando aqui.

Gostou desse texto?
Compartilhe na rede
Gostou do que viu?
Fale conosco
Redes
Sociais
dê uma espiada!