Remarketing e retargeting: mais leads e vendas para o seu negócio

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Remarketing e retargeting: mais leads e vendas para o seu negócio

Se você gosta de temas relacionados ao marketing digital ou já estudou um pouco sobre gestão de tráfego pago, com certeza já ouviu falar sobre remarketing e retargeting, mesmo que ainda não esteja tão claro do que se trata.

De forma geral, podemos dizer que as duas são estratégias que facilitam a volta de um possível cliente ao seu site.

Por exemplo, aposto que você já fez alguma pesquisa no Google, encontrou o produto que você gostaria de comprar, se cadastrou, mas não finalizou o pedido. Depois disso, recebeu um e-mail marketing com a seguinte chamada “Ei, não esqueça de finalizar o seu pedido”, ou até mesmo recebeu um cupom de desconto para você efetivar a compra.

Essa é uma das formas que o remarketing pode funcionar. Quer saber como isso acontece? Leia este conteúdo até o final!

Afinal, o que é o remarketing?

Existem pessoas que utilizam o termo remarketing para todos os tipos de estratégias que têm o objetivo de atingir novamente os usuários que entraram em contato com a marca de alguma forma. Inclusive em casos de retargeting, com os anúncios direcionados (confira abaixo do que se trata o retargeting).

Entretanto, podemos dizer que o remarketing é a estratégia que utiliza e-mail marketing para se relacionar com leads e clientes, a fim de converter vendas.

Como o remarketing funciona?

De forma bem exemplificada, imagine que você está em busca de um curso de marketing digital, faz essa pesquisa no Google, se cadastrar nos sites de algumas empresas, mas não finaliza a compra.

Você se tornará um lead e, para convertê-lo em cliente, o remarketing trabalhará enviando e-mails marketing para você finalizar a sua compra, podendo até mesmo oferecer cupons de desconto, vantagens ou outras possibilidades.

No caso acima, demos um exemplo de uma pessoa que ainda é lead, mas o remarketing também pode atingir clientes que não compram há algum tempo.

Por exemplo, todo mês você compra ração e produtos para o seu cão em um pet shop, mas em algum mês você não realizou a compra. Automaticamente você receberá um e-mail da campanha de remarketing perguntando se precisa repor os produtos do seu pet, se seu pet está bem ou qualquer outro tipo de abordagem que faça você comprar novamente.

Dessa forma, podemos dizer que o remarketing é uma estratégia de marketing digital que utiliza e-mail marketing para interagir e tentar retomar ou executar o ato de compra do usuário.

Remarketing X Retargeting

Outra questão que faz com que as pessoas tenham dúvidas sobre o assunto, é a diferença entre remarketing e retargeting. Você sabe diferenciá-los?

Sabe aqueles anúncios que parecem te perseguir em todos os sites que você acessa? Eles são chamados de retargeting e são focados em fazer a conversão de quem não comprou pela primeira vez, podendo ser encontrados em sites parceiros, redes sociais, ferramentas de busca e outros meios.

Retargeting é uma estratégia de marketing digital que permite personalizar as campanhas de anúncios de visualização para pessoas que visitaram anteriormente o seu site. É possível adaptar os lances e os anúncios (através do remarketing dinâmico) a esses visitantes quando navegam na web.

Isso significa que, através do Google Ads e Facebook Ads, é possível direcionar os anúncios para pessoas que já demonstraram interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Ou seja, assim como o nome já diz, o remarketing é fazer o marketing de novo, visto que nem todo mundo que acessa um site pela primeira vez realmente finaliza a compra.

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É normal que as pessoas busquem pelas soluções ou produtos que precisam, pesquisem onde encontram pelo melhor preço, custo-benefício ou até mesmo depoimentos de outras pessoas que já compraram e somente após essas referências, finalizar a compra.

Como funciona o retargeting?

Através do cookie que fica armazenado no seu computador e que também serve para avisar o Google que você tem interesse sobre o que pesquisou, você receberá diversos anúncios com o intuito de realizar a conversão.

É como se fossem várias tentativas de fazer o usuário comprar o que a empresa oferece, passando-o pelas várias etapas do funil de vendas.

Dentro da ferramenta do Google Ads, por onde são programados todos os anúncios que vemos no buscador, o retargeting é dividido de duas formas. E, embora estejamos falando remarketing e retargeting, para o Google, tudo é considerado remarketing, assim como mencionado no começo do texto.

Então, abaixo você verá a palavra remarketing, pois estamos mencionando palavras do Google, mas pode considerar como se fosse retargeting.

Segundo o próprio Google, o remarketing exibe anúncios às pessoas que já acessaram o site ou usaram o app para dispositivos móveis. Já o remarketing dinâmico vai um pouco mais além, mostrando anúncios de produtos e serviços que os visitantes já viram no seu site. Com mensagens personalizadas para o público-alvo, o remarketing dinâmico ajuda a gerar leads e vendas trazendo antigos visitantes de volta ao site para que eles concluam o que começaram.

Dessa forma, você pode receber anúncios tanto da empresa, de modo geral, quanto exatamente do produto que você acessou.

É possível utilizar as duas estratégias juntas?

A resposta é simples: sim e deve! Criar ações combinadas de remarketing e retargeting é o ideal para manter sua marca bem posicionada no meio online. É claro que para que isso aconteça, é necessário ter campanhas de qualidade e segmentadas de acordo com os interesses dos usuários.

É de extrema importância ter as personas bem desenhadas e manter um fluxo de nutrição saudável para que o lead ou cliente não queira se descadastrar e, consequentemente, sair da sua lista de contatos.

Além disso, existe uma série de outras estratégias que podem ser alinhadas ao marketing da sua empresa, sempre com o intuito de atrair mais leads e efetuar mais vendas para o seu negócio.

Caso tenha alguma dúvida ou queira aplicar essas e outras estratégias no seu negócio, entre em contato conosco!

Aproveite e acesse nosso conteúdo sobre outras estratégias de marketing digital para mais tráfego, leads e conversão!

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