Marketing 4.0 – Tudo que você precisar saber para ter sucesso na Era 4.0

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Marketing 4.0 – Tudo que você precisar saber para ter sucesso na Era 4.0

O marketing evoluiu muito desde a Revolução Industrial (marketing 1.0). Se naquela época o foco era no produto, hoje vemos as marcas totalmente focadas nos clientes. Se há alguns anos os consumidores não tinham opções e nem voz para fazer exigências, hoje ele está no comando.

Bom, o foco passou a ser no cliente desde o marketing 2.0, quando começaram a surgir as concorrências. Entretanto, essa humanização das marcas que vemos hoje, surgiu com a ascensão da internet, na era do marketing 3.0. Se você quiser se aprofundar mais nas etapas do marketing e entender a sua evolução, te aconselho a dar uma olhadinha neste conteúdo sobre a revolução do marketing 4.0.

Neste conteúdo o foco é te ajudar a entender o cenário atual, e mais do que isso, se preparar para o que está surgindo.

Do tradicional ao digital

Como já dito, as coisas começaram a mudar na era 3.0 com o surgimento da internet. Porém, muitas coisas mudaram desde então. As evoluções de lá para cá, se deram de maneira exponencial (e continuará assim), com isso tornou-se primordial que as empresas se reinventassem e revissem seus posicionamentos de marca para sobreviver às mudanças.

Hoje, mais do que nunca, os clientes estão no poder e estão mais exigentes e criteriosos do que nunca. A concorrência aumento absurdamente e o acesso à informação tornou-se um grande trunfo nas mãos dos consumidores.

Relações entre as empresas e clientes tornaram-se muito mais próximas. As pessoas buscam se identificar com os valores e ideologias propostas pelas marcas. A estratégia para sobreviver à essa realidade é criar vínculos com o público-alvo, as marcas tem feito isso principalmente por meio de ações sociais, ambientais.

A Era Digital aproximou as pessoas, e consequentemente, aproximou as pessoas das marcas. É necessário estar conectado e atento nas redes sociais, criar conteúdos relevantes, investir em estratégias eficazes de e-mail marketing. Enfim, saber onde (dentro do meio digital) o público-alvo está e estar presente nesses lugares é a chave para atrai-lo.

Inovação, evolução, humanização, bem-vindo a Era Digital.

As personas

Para quem não sabe, persona é basicamente um personagem com características semelhantes aos de seu público-alvo, criado pelas marcas para criar conexão e engajamento com os consumidores.

Só que a verdade, desenvolver uma persona é mais importante do que você imagina. Se feito da forma que deve ser, ajuda a identificar traços na personalidade dos clientes que são fundamentais para as estratégias de marketing.

A personalização

No cenário atual, em que as pessoas querem desenvolver vínculos com as marcas, tornou-se essencial que as marcas busquem maneiras de fazer com que o cliente se sinta “único e especial”. Um exemplo disso, são os e-mails marketing que estão enviados aos clientes de forma “nominal”, para que eles tenham a ideia de que aquele e-mail é especialmente para ele e sintam uma aproximação com a marca.

Existem diversas maneiras de fazer o cliente se sentir especial, e essa é uma conduta fundamental para fideliza-lo. Portanto, invista na personalização, use as tecnologias disponíveis para estreitar ao máximo a relação com cada um dos seus clientes.

A instantaneidade

É a era do agora, do já, do pra ontem. Tudo acontece de forma muito rápida, ágil, as pessoas tornam-se cada vez mais ansiosas. Já disse e repito, esteja conectado, esteja atento, esteja presente na realidade do seu público. Dessa forma, é possível antecipar-se às mudanças e estar sempre um passo à frente.

As pessoas querem atendimento rápido e de qualidade, portanto, invista em ferramentas de automação e esteja sempre ali quando alguém precisar. Se você trabalha com produtos, invista em estratégias de entrega rápida.

O boca-a-boca, em plena Era 4.0, continua sendo uma das ferramentas mais eficazes (a prova disso são os “Digitais Influencers”. Portanto, satisfazer um cliente pode te levar a conquistar novos clientes. Por outro lado, um consumidor que fala mal da sua marca, pode causar danos irreparáveis.

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