8 estratégias de link building avançado para empresas B2B

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8 estratégias de link building avançado para empresas B2B

O link building é uma das práticas mais importantes e desafiadoras do SEO, especialmente no mercado B2B, onde a qualidade e relevância dos links são cruciais para o sucesso. Mas afinal, você conhece todas as técnicas e truques para criar uma rede de links forte para o seu site? 

A seguir, apresentamos oito estratégias avançadas de link building que vão ajudar empresas B2B a aumentar sua autoridade online e melhorar seu posicionamento nos motores de busca. Vamos lá? 

 

O que é link building e como funciona?

O link building é parte da estratégia de SEO e consiste em um conjunto de práticas para a criação de uma rede de links internos e externos, com o intuito de aumentar a visibilidade e a autoridade de um site. 

Ter backlinks de qualidade é uma forma de mostrar aos algoritmos do Google e outros buscadores que sua página é relevante e merece reconhecimento. Além disso, a estratégia é importante para que o algoritmo identifique que o conteúdo é coeso naquilo que se propõe. 

 

Dentro da estratégia, a diversidade de links é essencial para ampliar os resultados. Dessa forma, é importante incluir em suas páginas:

- Links de outras páginas para o seu site;

- Links do seu site para as suas próprias páginas;

- Links do seu site para outras páginas.

 

8 estratégias de link building avançado para empresas B2B 

As estratégias de link building são importantes para marcas B2B que desejam atrair mais tráfego, gerar leads qualificados e reforçar sua presença online. Para isso, você pode optar por diversas técnicas básicas e avançadas que vão ajudar a compor a estratégia como um todo. 

A seguir, listamos 8 dicas recomendadas por especialistas para quem deseja criar uma rede de links valiosa e consistente.

 

1. Distribuição de guest posts em site com autoridade

O guest post é a prática mais famosa dentro da estratégia de link building. Ela consiste em conteúdos especializados que são publicados em outros sites relevantes dentro do seu nicho de mercado, com o objetivo de gerar backlinks de qualidade para o seu site

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Dessa forma, é preciso convencer blogs e fóruns com autoridade a publicarem um link para o seu site em um conteúdo completo produzido por você. A estratégia ajuda a fortalecer sua autoridade na área e demonstra expertise.  

 

2. Criação de conteúdos exclusivos e valiosos

Produzir conteúdos únicos e de alto valor, como estudos de caso detalhados, pesquisas exclusivas e relatórios do setor, também é uma boa ideia para atrair links de outras empresas e publicações. Esses materiais são altamente compartilháveis e referenciáveis, o que aumenta a probabilidade de obter backlinks de sites respeitados.

Conteúdos longos e completos também são uma boa oportunidade para inserir links internos, fazendo com que o leitor permaneça por mais tempo no seu site. É importante garantir, contudo, que os links inseridos tenham a ver com o contexto do conteúdo abordado. 

 

Sugestão: Pillar Page: entenda essa estratégia de SEO

 

3. Parcerias com influenciadores e especialistas do setor

No mercado B2B, parcerias com influenciadores e especialistas do setor podem resultar em links de alta qualidade

Por isso, é válido identificar quem são os líderes de pensamento e influenciadores relevantes na sua área e colaborar com eles para criar conteúdos em diferentes formatos. Webinários, whitepapers ou artigos de opinião são boas sugestões. 

Esses conteúdos não só atraem links de forma orgânica, mas também posicionam sua empresa como uma autoridade no setor com o endosso de especialistas e autoridades da área.

 

4. Envio de releases e conteúdos

Essa é mais uma das estratégias eficazes de link building para empresas. O envio de notícias, releases, pesquisas de opinião, guias e outros conteúdos para assessorias de imprensa, jornalistas e outros agregadores ainda é bastante utilizado e pode ajudar você a conseguir backlinks.

Existem diversas plataformas pagas e gratuitas que fazem a distribuição de press releases para veículos de notícias com grande autoridade de domínio. Assim, vale a pena explorar essa possibilidade. 

 

5. Monitoramento de menções não linkadas

Utilizando ferramentas de monitoramento como a SEMrush, é possível identificar menções à sua empresa que não estejam linkando para o seu site ou redes. Ao identificar essas oportunidades, entre em contato com os autores e solicite educadamente a inclusão de um link. Esta é uma maneira eficaz de transformar menções em backlinks valiosos.

As ferramentas de monitoramento também podem ser úteis para encontrar links quebrados de seus concorrentes. Ao localizar alguns desses links, você pode entrar em contato com o autor e pedir para substituir o backlink quebrado pelo seu.   

 

6. Participação em eventos e conferências

Participar e patrocinar eventos e conferências do seu nicho de mercado também pode resultar em links de qualidade. Eventos desse tipo, frequentemente, têm sites dedicados onde mencionam e linkam os patrocinadores e palestrantes, além de aparecerem em notas e notícias da mídia especializada

Além disso, ao compartilhar conteúdos de eventos, como apresentações, programações e resumos, você pode atrair links de participantes e organizadores.

 

7. Construção de backlinks nas redes sociais

Outra estratégia de link building eficiente para o mercado B2B é criar seu perfil pessoal nas redes sociais e utilizar fóruns e comunidades para melhorar o posicionamento de sua marca e ganhar a confiança do público. Assim, contribua com insights valiosos e inclua links para conteúdos relevantes do seu site.

A presença nas mídias sociais afeta positivamente a SERP, a página de resultados do Google, garantindo mais cliques e tráfego para o site.

 

8. Explore diversos formatos para um mesmo conteúdo

Por fim, a última dica é explorar diferentes formatos de mídia em um mesmo post, para agregar mais valor ao conteúdo e atrair a atenção do público. Conteúdos textuais podem ser complementados com materiais em vídeo, áudio e infográficos

Dessa forma, é possível gerar backlinks em outros canais de mídia, o que facilita o ranqueamento da página. 

Concluindo, ao implementar essas estratégias avançadas de link building, você pode melhorar significativamente a autoridade e a visibilidade online da sua empresa B2B

Ao focar em parcerias estratégicas, conteúdos valiosos e ferramentas de análise, sua empresa consegue construir um perfil de backlinks robusto e relevante, resultando em um melhor posicionamento nos motores de busca e mais tráfego qualificado.

Agora que você está por dentro dessas estratégias de link building, que tal conferir este artigo com outras técnicas avançadas para otimizar o SEO do seu site? Esperamos você lá e boa leitura!

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