Como vender equipamentos médico-hospitalares usando marketing digital?

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Como vender equipamentos médico-hospitalares usando marketing digital?

Hoje, devido ao avanço das tecnologias, qualquer setor empresarial pode se beneficiar com as estratégias de marketing no ambiente online. Mas, será que tem como vender equipamentos médico-hospitalares usando o marketing digital?

A resposta é sim! E, quando bem planejadas, as estratégias de marketing digital podem gerar bons resultados com um investimento muito menor quando comparado a outras mídias. 

Afinal, o ambiente virtual permite maior alcance do público-alvo e monitoramento em tempo real das ações que estão sendo realizadas. Com isso, as chances de conversar com o público certo e converter o investimento em vendas se torna mais fácil.

A seguir, vamos explicar como o marketing digital pode ser utilizado neste setor. Boa leitura!

Benefícios do marketing digital para vender equipamentos médico-hospitalares

Já faz parte do cotidiano das pessoas fazer busca pela internet para encontrar mais informações sobre diversos assuntos. Por isso, ter uma forte presença online pode ser uma grande vantagem para a sua empresa se destacar dos concorrentes e aumentar as vendas.

Para isso, o marketing digital consiste em uma série de ações que são definidas de acordo com o objetivo da empresa: aumentar as vendas, promover um lançamento ou promoção, alcançar mais pessoas, entre outros.

A partir do alinhamento com a definição de persona, é possível direcionar ações para um público interessado em conhecer os equipamentos médico-hospitalares da sua empresa. Com isso, as chances de conversão aumentam de forma significativa.

Geralmente, empresas que fornecem produtos e equipamentos costumam ter uma cartela de clientes fidelizados. Mas, ao unir estratégias de marketing digital com ferramentas de automação é possível melhorar a relação com esses clientes e atrair mais leads para o seu negócio.

Uma das principais estratégias para atrair e fidelizar novas pessoas é o Inbound Marketing. A partir dessa metodologia, todos os usuários que chegam até a sua empresa no ambiente online serão educados para fechar negócio.

Nesse caso, todas as ações são pensadas de acordo com o funil de vendas, que deve ser encarado como a representação da jornada do consumidor:

·         Topo do funil: descoberta da marca ou produto

·         Meio do funil: interesse constante por ele

·         Fundo do funil: decisão da compra

A metodologia é dividida em 4 etapas: atração, conversão, vendas e fidelização. Cada uma delas compreende estratégias específicas, que vão ajudar a despertar o interesse do usuário.

Sugestão: 8 Estratégias efetivas de Inbound Marketing para aumentar suas vendas

À medida em que o lead avança para as próximas etapas, é educado e preparado para a decisão de compra.

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Uma das grandes vantagens de investir no Inbound Marketing é a variedade de canais de comunicação com o público-alvo. A partir da criação de conteúdo relevante, que informa como funcionam os equipamentos médicos e seus benefícios, você ajuda o lead a compreender a importância de adquirir os produtos.

Embora seja uma estratégia complexa, o Inbound Marketing ajuda a conquistar clientes satisfeitos e, com isso, as chances de ganhar notoriedade e autoridade no mercado são ainda maiores.

Outras ferramentas de marketing digital para venda de equipamentos médico-hospitalares

Para gerar presença digital e garantir melhores resultados é importante integrar diferentes estratégias de marketing digital. A seguir vamos listar algumas ações importantes para a venda de equipamentos médico-hospitalares.

Site ou landing page responsivo

Quando bem utilizada, uma página na web garante um tráfego estável de visitas e contatos. Por isso, é importante investir em um site ou landing page de qualidade para expor seus produtos e serviços, além de informações relevantes da empresa.

O site deve conter um formulário de contato para que o usuário possa demonstrar seu interesse. Para garantir que o contato seja feito, aposte em CTAs claros, que estimulem ações por parte do usuário.

Além disso, é fundamental que a página seja responsiva para mobile. Ou seja, ela precisa apresentar um bom tempo de carregamento e ser legível e intuitiva em tablets e smartphones também.

Marketing de conteúdo e SEO

Essa estratégia é fundamental para construir reputação online, atrair e nutrir clientes. Quanto mais relevante for o conteúdo criado, melhor será para estabelecer uma conexão com o público-alvo. Isso pode ser feito através de vídeos, redes sociais, blog, infográficos, e-books, entre outros. Veja alguns exemplos:

- Produção de guias de compra para ajudar profissionais de saúde a escolher o melhor equipamento de diagnóstico por imagem;

- Produção de estudos de caso de equipamentos que ajudaram a melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e eficiência operacional, apresentando depoimentos de clientes;

- Criação de artigos sobre avanços tecnológicos, mudanças nas regulamentações, melhores práticas para equipamentos específicos;

- Criação de vídeos explicativos sobre como usar um determinado equipamento médico;

- Criação de infográficos sobre estatísticas, fatos ou fluxos de trabalho relacionados aos equipamentos médicos e procedimentos de saúde;

- Criação de landing pages, e-mail marketing, fluxos de automação falando sobre temas específicos como lançamentos de um equipamento, atualizações de produtos, novas pesquisas/avanços, entrevistas com especialistas no assunto, entre outros.

Já a otimização SEO são técnicas para garantir que os conteúdos alcancem boas posições nos mecanismos de busca. O objetivo é deixar o site mais amigável em relação ao buscador, combinando algumas regras de otimização com o uso de palavras-chave relevantes.

Tráfego pago

As estratégias de tráfego pago no Google Ads colocam o seu site em destaque com mais agilidade. Basicamente, você paga para aparecer nas primeiras posições e aumenta a visibilidade do seu negócio.

Além do Google Ads, também é possível fazer anúncios no Youtube e nas redes sociais, como Facebook ou Instagram. Existem diversas maneiras de colocar a estratégia em prática, seja para aumentar a interação no seu perfil, conseguir novos contatos ou aumentar as vendas.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação eficiente, especialmente para apresentar produtos e serviços com um longo ciclo de compra.

A estratégia serve para aquecer o lead, prepará-lo para a compra e fidelizá-lo para que volte a fazer negócio.

Sugestão: E-mail marketing: saiba por que investir nessa estratégia de marketing digital

CRM

O CRM é uma solução que ajuda a compreender a experiência do cliente. O software permite reunir dados sobre marketing, vendas e atendimento em todos os pontos de contato com o cliente.

Dessa forma, permite gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local. Com isso, ficará mais fácil compreender quais são os leads com potencial para fechar contato.

4 pontos para garantir o sucesso no marketing digital

Agora que você já conhece as principais estratégias e ferramentas do marketing digital, veja alguns pontos que ajudarão a ter sucesso na venda de equipamentos médico-hospitalares.

Pense na experiência do cliente

O primeiro passo para ter sucesso no marketing digital é estar atento ao que o seu cliente deseja e precisa. Para isso, identifique o público que deseja atender, sejam hospitais e clínicas, profissionais de saúde autônomos, como médicos, dentistas, fisioterapeutas, ou revendedores que podem estar interessados em comprar equipamentos para diferentes departamentos. 

Assim, ficará mais fácil compreender quais são as necessidades do seu público e como o seu mix de produtos poderá ajudá-lo.

Faça análise de dados

Uma das principais vantagens do marketing digital é o acompanhamento dos dados em tempo real. A geração de relatórios completos é capaz de revelar diversos cenários do negócio, que ajudarão a rever estratégias e otimizar o valor investido em cada uma delas.

Pesquise o seu mercado

É importante acompanhar as principais tendências do seu setor para atualizar o processo de vendas e a forma de relacionamento com o cliente. Para isso, observe o que seus concorrentes estão fazendo, a fim de perceber oportunidades de melhorias.

Acompanhe o histórico de vendas

Acompanhe os produtos mais vendidos, o custo de produção e os lucros gerados. Além de investir em artigos com maior custo-benefício, ficará mais fácil compreender quais não possuem boa performance de vendas.

Além disso, é importante avaliar a experiência do lead ao longo da jornada de compra. Assim, poderá rever estratégias que possam acelerar o processo e melhorar o atendimento.

Para isso, defina um período de avaliação específico para fazer a revisão das vendas e busque ferramentas que possam contribuir com a análise.

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Quer começar a investir em marketing digital, mas tem dúvidas sobre como fazer um planejamento ou mensurar resultados? Conte com a Labraro!

Aqui você encontra profissionais especializados em marketing digital para definir as melhores ferramentas e estratégias para o seu negócio. Fale conosco para saber mais

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Perguntas frequentes

Quais métricas preciso avaliar para avaliar o desempenho do meu negócio no marketing digital?

Avalie o tempo médio de permanência no site, o número de visitas, a taxa de conversão, o número de leads gerados no período analisado e o volume de vendas.

Quanto custa investir em Google Ads para venda de equipamentos hospitalares?

Não existe um valor mínimo para começar a veicular anúncios no Google Ads. Sendo assim, a empresa pode definir qual será o valor investido, considerando seus gastos diários, e fazer ajustes sempre que necessário.

Sua empresa tem conhecimento técnico de ferramentas modernas?
Ao optar por uma agência de marketing digital, é possível economizar em tempo e recursos, além de ter à disposição uma equipe técnica com experiência em marketing e vendas integrados.

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