Em tradução livre, branding digital significa “gestão de marca na internet”. No entanto, o conceito ultrapassa seu significado literal e envolve aspectos relacionados à percepção de valor de uma marca, tais como: identidade visual, conteúdo, audiência e autoridade.
Na prática, o branding digital se ocupa de projetar e gerir a imagem de uma empresa em ambiente online, utilizando os melhores recursos da tecnologia para conectá-la ao seu público. Para compreender um pouco mais, acompanhe as próximas informações.
#1- Criação de site
O branding digital começa com a criação de um site moderno e intuitivo que transmita a essência de sua marca. É importante que ele seja original em toda a sua “arquitetura” para garantir uma identidade exclusiva na internet. O planejamento e criação devem ser feitos por uma equipe especializada, já que serão necessários conhecimentos em programação e design responsivo. No escopo do projeto, serão consideradas não só as questões tecnológicas do site, mas também os atributos estratégicos que vão influenciar o seu posicionamento no Google.
#2- Desenvolvimento de conteúdos
Não existe branding digital sem a criação e geração de conteúdo. Isto porque o objetivo máximo dessa especialidade é gerar engajamento entre marca e público de maneira espontânea. Assim, a criação de um blog institucional com artigos, vídeos e e-books é indispensável para garantir sua autoridade no mundo online e a disseminação da sua marca entre os consumidores.
Ao publicar materiais valiosos, será possível aplicar a dinâmica essencial ao branding digital, fazendo com que a sua marca tenha um propósito informativo e seja relevante na rotina do consumidor.
#3- Presença nas pesquisas
Com o site finalizado e a estratégia de conteúdo a todo vapor, é chegada a hora de fortalecer sua presença digital. O objetivo é fazer sua marca aparecer nos momentos certos para o consumidor certo, utilizando táticas de otimização SEO que irão lhe posicionar melhor no Google. O resultado será um posicionamento espontâneo do seu site nas primeiras páginas de pesquisa e, consequentemente, um aumento constante de tráfego qualificado.
#4- Comunicação instigante
Investir em uma comunicação contínua por meio de newsletters também faz parte do branding digital. A ideia é fazer com que seu conteúdo de marca chegue personalizado até a caixa de entrada do consumidor e instigue-o a manter um relacionamento com a sua empresa em longo prazo.
Para garantir uma alta taxa de abertura das newsletters, é fundamental trabalhar com títulos interessantes, conteúdos ricos e uma apresentação que salte aos olhos. Evidentemente, todos esses aspectos deverão ser planejados pela sua equipe de marketing digital, que saberá desenvolver campanhas efetivas de comunicação via e-mail.
Agora que você já sabe o que é branding digital, que tal começar uma estratégia de presença online para sua marca? Se você ainda não tem uma assessoria especializada, entre em contato conosco.