Matrículas em baixa? Descubra o que a sua escola está fazendo errado

Tempo de leitura: 5min 47seg
Matrículas em baixa? Descubra o que a sua escola está fazendo errado

Está difícil captar alunos novos para a sua instituição de ensino? Então, saiba que há alguns fatores que podem estar afetando o desempenho de suas estratégias de marketing.

Além de te ajudar a identificar possíveis erros, também vamos apresentar dicas valiosas para colocar a sua escola em destaque no mercado. Boa leitura!

Erros que podem prejudicar a sua estratégia de marketing para captação de alunos

O Marketing Educacional é utilizado para o posicionamento de uma instituição de ensino no mercado. As estratégias podem ser utilizadas para apresentar a escola para o público, consolidar a imagem institucional, aumentar o número de matrículas, divulgar prêmios e aprovações, entre outros.

Hoje, muitas dessas estratégias estão atreladas ao marketing digital. Afinal, com cada vez mais pessoas conectadas, é fundamental marcar presença online para conversar com o seu público.

No entanto, apesar de muito planejamento, alguns erros podem prejudicar os resultados. Nesse texto, listamos alguns deles.

Não fazer a segmentação de público

O público de uma escola é diferente do público de uma faculdade. Há, ainda, a diferença de quem busca por estudo presencial ou à distância, além de quem tem o poder de tomar a decisão sobre a matrícula. Em muitos casos, é para essa pessoa que os seus esforços devem ser direcionados.

Nesse cenário, escolas que não fazem a segmentação do público provavelmente encontrarão dificuldades para chegar ao resultado esperado.

Assim como qualquer outra estratégia de marketing, as escolas precisam começar pela definição do público-alvo, ou persona. Ou seja, avaliar o perfil de pais ou alunos que deseja atrair.

Ao definir a sua persona, ficará mais fácil escolher o tom de voz, linguagem e canais de comunicação para definir as ações de marketing. Sem contar que o investimento será destinado com mais assertividade, evitando prejuízos.

Fazer campanha apenas em períodos de matrícula

A aproximação e manutenção do relacionamento é fundamental para qualquer negócio. Por isso, invista em conteúdo que mostre uma imagem positiva da instituição, seus valores e conhecimentos.

Com um relacionamento constante, também é possível adquirir informações valiosas para entender melhor o seu público e ajustar o direcionamento de suas campanhas.

Assim, quando chegar o período de matrícula, você já terá um público interessado na sua instituição e pronto para fechar negócio. 

Não definir e acompanhar métricas

Como falamos no tópico anterior, o contato com o público deve ser constante para conseguir insights e informações valiosas. Para garantir assertividade nessas análises, é importante definir objetivos para cada ação.

Com as metas, ficará mais fácil analisar o que está performando como deveria. Essa é uma das maiores vantagens de investir no marketing digital, já que permite acompanhar as estratégias em tempo real.

Focar apenas em um canal de captação

Existem muitos canais que podem auxiliar na captação de alunos. Logo, manter apenas um canal e acreditar que ele é o suficiente para a escola é um erro que pode reduzir o alcance de novas matrículas.

Simule o quanto você deve investir mensalmente no Google Ads

Simule o quanto você deve investir mensalmente no Google Ads

Quando a escola aparece em mais de uma rede, aumenta suas chances de atrair novas pessoas interessadas. Hoje em dia, existem muitos canais digitais que não exigem grandes investimentos. Por esse motivo, o canal alternativo é uma ferramenta efetiva de marketing.

Não investir no relacionamento

Mais do que atrair novos pais e alunos, é importante fidelizá-los. Manter o relacionamento ajuda a criar uma relação contínua e duradoura que trará bons frutos à instituição.

O trabalho deve começar antes mesmo da decisão da matrícula. Assim, é possível conversar com pessoas que estão em diferentes momentos da jornada de compra.

Logo, é preciso entender as diferenças sutis e falar com todas as pessoas que chegam até a sua instituição. Ao ter clareza e objetividade para tirar dúvidas e oferecer boas informações ao público, você inicia uma boa relação, que pode levá-lo à matrícula.

Dicas valiosas para captar novos alunos

Além de rever estratégias que podem não estar gerando o resultado esperado, vamos apresentar outras ações que podem ajudar a captar novos alunos.

Aposte em um canal de comunicação eficiente

Para os pais e responsáveis, é importante saber que a escola está atenta e à disposição sempre que surgirem dúvidas. Por isso, manter um canal de comunicação eficiente deve ser uma das ações para captar alunos e fidelizar os que já estão matriculados.

É importante apostar em diferentes canais de comunicação, como e-mail, aplicativos de mensagens, redes sociais e telefone. Para escolher com assertividade, avalie os canais mais utilizados pelo público-alvo.

Faça com a que a escola seja lembrada

Estar presente no cotidiano dos alunos e seus familiares é fundamental. Então, marque presença nas redes sociais e, se possível, tenha um site para mostrar novas atividades e o que tem acontecido na instituição.

Os canais digitais ajudam a gerar engajamento e aproximam a escola de pais e responsáveis. Além disso, servem como uma vitrine para expor o ambiente escolar, professores e atividades.

Além disso, aposte nos canais de comunicação para expor os diferenciais e a proposta de valor da escola. Esses conteúdos são valiosos para atrair e despertar o interesse dos pais e responsáveis.

Utilize CRM Educacional

O CRM (Customer Relationship Management) é um software voltado para a gestão de vendas, atendimento ao cliente e marketing. A ferramenta pode ser usada tanto para clientes em potencial quanto para clientes fidelizados.

Dentre as funcionalidades, o software CRM oferece soluções para gestão de leads, acompanhamento de todas as etapas do funil de vendas, régua de relacionamento e gestão de metas e desempenho da equipe.

Facilite o processo de matrícula

Um processo lento e cheio de burocracias pode fazer com que os pais desistam de finalizar a matrícula.

Hoje em dia, muitas pessoas preferem realizar etapas de forma digital, o que agiliza e facilita o andamento de muitos processos. Por isso, busque soluções que tornem as etapas mais ágeis e inovadoras.

Ofereça benefícios para novos alunos

A escola pode oferecer facilidades e descontos para atrair novos alunos. Por exemplo, isenção da taxa de matrícula, material didático gratuito, desconto para pagamento antecipado, descontos por indicação, entre outros.

Aposte em depoimentos e feedbacks

Uma das melhores formas de expor o que a escola oferece é através de depoimentos de pais, responsáveis e professores. Esse tipo de conteúdo humaniza a relação e demonstra a preocupação da escola em ouvir o que as pessoas têm a dizer.

Além disso, invista em canais de contato direto ou aplique pesquisas de satisfação, como NPS. Aliás, essa é uma excelente estratégia para compreender quais são os pontos fortes e o que pode ser melhorado na escola.

Temos a estratégia certa para colocar a sua estratégia em destaque

Quer aplicar as principais estratégias de marketing digital com assertividade e atrair novas matrículas? Conte com a Labraro!

Somos uma agência de marketing digital que aplica as mais novas e eficazes ações do mercado, planejadas de acordo com as necessidades do seu negócio. 

Assim, podemos oferecer à sua escola as melhores experiências no espaço digital. Entre em contato conosco.

Fique por dentro das novidades!
Inscreva-se e receba conteúdo sobre Marketing Digital e Vendas.
Sua empresa depende de indicações de terceiros para vender?
É importante implementar um plano de ação de marketing digital com acompanhamento de oportunidades, qualificação de leads e processo unificado de vendas e marketing.

Outras notícias que
você pode se interessar